quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Seleções de vôlei em 2009 - Parte 2

Agora é hora de falar de alguns personagens das nossas seleções, especificamente dos novos atletas. Começando pela Seleção Masculina, merecem destaque 3 atletas: Bruninho, Leandro Visotto e Lucão.

- Bruninho: 2009 foi o ano de se firmar como titular absoluto da seleção. Há 2 anos atrás, na véspera do Pan-Americano, o então levantador titular Ricardinho e o técnico Bernardinho se desentenderam e o levantador foi cortado de vez da seleção. Bernardinho se viu obrigado a convocar o seu próprio filho, que num determiando momento foi vaiado em pleno Maracanãzinho. Muitos falavam que ele estava ali somente por ser filho do técnico, que não merecia ser convocado. Eu mesmo, confesso, não gostei muito de vê-lo ali, muito em função do brilhante Ricardinho ter sido dispensando numa história mal contada, mas sabia da sua capacidade. Eleito por 3 vezes o melhor levantador da Superliga, Bruninho deu conta do recado e ajudou o Brasil a conquistar todos os títulos do ano. Ousado, habilidoso, inteligente, com personalidade forte esse vai longe. Bruninho espantou com maestria o fantasma Ricardinho e está no caminho certo pra ser um dos melhores do mundo.
- Leandro Visotto: O gigante de 2,12m teve um ano excelente no Campeonato Italiano e por isso foi convocado para substituir o canhoto André Nascimento. Aos poucos foi ganhando confiança e pôde demonstrar todo seu voleibol. Tem tudo para continuar como titular no próximo ano.
- Lucão: Uma verdadeira muralha e com um saque potente. Esse é o meio de rede, de 2,09m, que chegou pra substituir o Gustavo, um dos melhores bloqueadores do mundo. E Lucão tem tudo pra em pouco tempo fazer parte desse time. Jovem porém maduro, sabe muito bem o que fazer em quadra, não tem medo de arriscar. O entrosamento com Bruninho ajuda e muito, tanto que ele é uma das bolas de segurança. Rodrigão ainda pode estar na ativa na Seleção, mas pra mim hoje Lucão é o melhor central do país.





Pela Seleção Feminina as 2 novas levantadoras e a jovem Natália são os destaques:

- Dani Lins: Tricampeã da Superliga, Dani foi a aposta do Zé Roberto para substituir a Fofão. Tanto que não só ganhou o posto de titular como foi escolhida a capitã. Pelo desempenho apresentado por ela nas últimas Superligas, criou-se uma grande expectativa de como ela se comportaria na Seleção. O saldo foi positivo, embora esteja longe do ideal. Mas, como diz Zé Roberto, uma boa levantadora demora anos para ser formada. Dani começou bem, titular durante o Grand Prix, foi se entrosando com as demais jogadoras, aprendendo a lidar com a responsabilidade de ser capitã e ganhando experiência internacional, o mais importante. No final do ano, na Copa dos Campeões, jogou mal, sem confiança, e perdeu a vaga pra Ana Tiemi. Natural pra qualquer jogadora sem experiência na seleção e que já estava desgastada de tantos jogos, de tantas viagens. Dani tem talento, tem condições de crescer muito e chegar num nível competitivo muito forte. Sorte nossa que ela é treinada pelo Bernardinho no Unilever e pelo Zé Roberto na Seleção, os 2 melhores técnicos de vôlei do mundo. Agora é ter paciência, quem sabe em 2012 ela jogue uns 60% do que a Fofão jogou na última Olimpíada.
- Ana Tiemi: A japa, como é chamada pelas companheiras, teve pouca chance em 2009 na seleção. Jogou 1 campeonato inteiro como titular pois Dani Lins e outras titulares ficaram treinando no Brasil visando o Grand Prix. E parecia que ela não teria mais chance do que isso. Porém, na Copa dos Campeões, eis que surge uma ótima oportunidade. Com Dani Lins jogando mal, Zé não teve outra escolha e colocou Tiemi em ação. E a jovem levantadora mostrou um talento incrível e que tem muito futuro. Seu grande problema é que enquanto a Dani foi titular nas últimas Superligas, ela teve que se contentar em ser reserva no Osasco, situação que, felizmente, vem mudando nessa atual temporada. Talvez pra 2012 a aposta maior seja na levantadora Dani Lins, mas em 2016, no Rio, aposto minhas fichas na japa.
- Natália: A caçula da Seleção foi a maior aposta nesse ano. Beneficiada pelas ausências da Paula, lesionada, e Jaqueline, em função de seu casamento, Natália enfim mostrou ao mundo sua impulsão e força fora do comum. Muitos dizem que Natália é a nova Ana Moser, e concordo plenamente com isso. Por ser muito jovem, ainda apresenta algumas deficiências, tem um alto índice de erros, mas não se intimida e tem poder de decisão. Com a volta da Paula, Natália deve ficar na reserva. E prefiro assim, pra não correr o risco de ser queimada, como a Mári foi nas Olimpíadas de 2004. Tenho certeza que o Zé vai, na hora certa, fazer dela a melhor atacante do mundo. É questão de tempo.


Como 2010 está aí, deixo pro ano que vem as minhas expectativas para as seleções.
Feliz Ano Novo!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Eu Recomendo: "Bad Romance", Lady Gaga

Com o intuito de conhecerem as minhas preferências, estreio a seção "Eu Recomendo". Nela, indicarei algo interessante que no momento esteja fazendo parte da minha vida, como por exemplo uma música, um livro, um filme, um site e por aí vai.
Pra começar, recomendo uma música de uma artista que sem dúvida vai ser lembrada tanto pelos seus hits de sucesso quanto pelos seus visuais e atitudes bizarros. Logicamente que só posso estar falando dela, Lady Gaga.



Apesar de suas exageradas aparições na mídia (alguém se lembra de algum outro artista receber um prêmio com a cara coberta por um pano, como se fosse uma múmia?), não se pode negar que musicalmente ela está no caminho certo. E pra comprovar isso, deixo o clipe de seu mais novo trabalho, "Bad Romance". Sem dúvida, umas das melhores músicas de 2009!


Seleções de vôlei em 2009 - Parte 1

Mais um ano se passou e é hora de analisar o desempenho das Seleções Masculina e Feminina de vôlei. O ano de 2009 representou o início de um novo ciclo olímpico. Para quem não se lembra, nas últimas Olimpíadas, em Pequim, a Seleção Masculina, dirigida pelo técnico Bernardinho, acabou com o vice-campeonato perdendo para os EUA na grande final. Já a Seleção Feminina, do técnico Jozé Roberto Guimarães, entrou para a história ao conquistar a inédita medalha de ouro ao derrotar os EUA.
Com o fim das Olimpíadas, peças importantes acabaram se aposentando das seleções, casos de Gustavo, Anderson, Fofão e Walewska.
Era a hora de renovar, como acontece em todo ciclo olímpico. E, principalmente para a Seleção Masculina, o foco era voltar ao degrau mais alto do pódio, enquanto a Seleção Feminina tinha o objetivo de se manter no topo, mesmo com saída da levantadora Fofão.
O técnico Bernardinho apostou forte na renovação. Deixou de lado nomes consagrados, como o levantador Marcelinho, o oposto André Nascimento e o meio de rede André Heller, e deu espaço para os novos talentos: o levantador Bruninho, filho do Bernardinho e da ex-jogadora Vera Mossa, o oposto Leandro Visotto com seus 2,12m, os meios de rede Lucão, Éder e Sidão e o ponteiro Tiago Alves. Juntamente com esse jovens, manteve atletas experientes como os ponteiros Giba e Murilo, o meio de rede Rodrigão e o líbero Escadinha. O resultado foi o completo domínio da Seleção, vencendo todos os campeonatos que disputou, com destaque para o Octacampeonato da Liga Mundial e o Tricampeonato da Copa dos Campeões.



A Seleção Feminina teve com grande desafio encontrar uma substituta para a levantadora Fofão, eleita a melhor nos jogos em Pequim. Para isso, apostou suas fichas na jovem Dani Lins, tricampeã da Superliga com o Rio de Janeiro, atual Unilever. Diferentemente da Seleção Masculina, a base da equipe era o time campeão olímpico, com a mudança de levantadora e a entrada de Thaísa no meio de rede no lugar da Walewska. As restantes continuaram na equipe: Mári e Sassá na ponta, Sheilla na saída de rede, Fabiana no meio e Fabi como líbero. E novas caras surgiram como a levantadora reserva Ana Tiemi, a meio de rede Adenízia e a líbero Camila Brait. Com a ausência da Paula Pequeno, melhor jogadora das Olimpíadas, e da Jaqueline, a jovem e promissora Natália ganhou espaço e oportunidade de mostrar o seu voleibol. Até o final do ano a Seleção estava arrasadora, com 6 títulos consecutivos, inclusive o Octacampeonato do Grand Prix, e apenas 1 derrota. Na Copa dos Campeões veio o 1º e único confronto com a Itália. Completamente dominada pelas italianas, a Seleção perdeu por 3 x 0 e ficou om o vice-campeonato. Porém, o ano foi muito positivo, com apenas 2 derrotas.



No próximo post analisarei o desempenho de alguns atletas nesse ano de 2009 e o que esperar de 2010, ano de Campeonato Mundial!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA 2009!

Inicia-se o ano de 2009 com o mês de Janeiro. Logo na primeira semana recebo uma ligação para participar de um processo seletivo de estágio. Como não tinha conseguido nada em 2008, aceitei prontamente. Não obtive sucesso, mas soube meses depois que a vaga tinha sido cancelada. Foi o mês da formatura da turma EQ-04. Colações e festa foram muito boas. Naquele momento percebi que tinha somente mais 1 ano de faculdade, estava acabando.
- Avião cai no rio Hudson, em Nova York, com 155 pessoas a bordo.
- Barack Obama toma posse como 1º presidente negro dos EUA.
- Teto da Igreja Renascer desaba em SP.

Chega Fevereiro e mais uma oportunidade surge em um processo seletivo, e novamente o resultado foi o mesmo. No mês do Oscar, porque não assistir a alguns dos filmes indicados. Assim, em 1 semana assisti “Dúvida”, “Quem Quer Ser Um Milionário?”, “O Leitor” e “Milk - A Voz da Igualdade”.
- Oscar consagra “Quem Quer Ser Um Milionário?”, Kate Winslet, Sean Penn e Heath Ledger.
- Brasileira Paula Oliveira finge gravidez e ataque por skinheads na Suiça.
- Chris Brown agride a namorada Rihanna.

Com Março recomeçam as aulas na Unicamp. O 9º semestre vem com a matéria mais temida da FEQ: Projeto Químico. Se você quer testar o quanto sabe de Engenharia Química, é esse o momento! Assim como é o momento pra você confirmar, que pelo menos na teoria, você não gosta nem um pouco do seu curso. Foi o meu caso!
- Morre o deputado Clodovil Hernandes.
- Britney Spears dá início a sua nova turnê The Circus Starring: Britney Spears, após 5 anos.

Abril é o mês do Engenharíadas! Reforçados e treinando até de domingo, fomos para Jaboticabal em busca do título inédito. Pela 3ª vez consecutiva chegamos na final, e do outro lado da rede, novamente o time do Mackenzie. E pela 1ª vez, tínhamos tudo para devolver as 2 derrotas anteriores por 3 x 0. Mas, infelizmente não conseguimos. Estávamos dominando o jogo, mas no final a experiência dos tricampeões prevaleceu sobre a dos vice-campeões. Sem dúvida foi a derrota mais dolorida pela qual passei em 15 anos de voleibol!
- Surge um fenômeno chamado Susan Boyle.
- Descoberto planeta fora do Sistema Solar habitável, o Gliese 581.

Passados 2 meses do início do semestre, o cansaço e stress de Projeto Químico começavam a aparecer. Foram horas e horas na frente do computador de segunda a sexta, e muitas vezes sem entender muito do que estava sendo feito. Maio foi o mês de entregar a proposta do TCC. Minha ideia era usar minhas férias para pensar num tema. Logicamente que meu amor pelo curso deixaram isso para a última hora. Após milhares de pesquisas, visitas a bibliotecas e noites de pouco sono, consegui definir um tema!
- Perdigão e Sadia confirmam megafusão que cria a Brasil Foods.
- Record lança o reality “A Fazenda” com famosos de 2ª categoria.

Junho trouxe o fim de Projeto Químico e a aprovação do meu tema do TCC. Começo a me aventurar pelo Twitter (http://twitter.com/marcelostanzel). No começo não achei muita graça, mas hoje me divirto bastante por lá.
- Roberto Justus e Eliana assinam com o SBT e Gugu com a Record.
- Morre Michael Jackson, o rei do pop.
- Avião Airbus A330 cai no Oceano Atlântico.

Julho mês de férias. Aproveito esse período para dar início ao meu TCC. Pela primeira vez assisto um filme 3D no cinema, com “A Era do Gelo 3”. No último final de semana assisti dois espetáculos no teatro, a produção da Broadway de “A Bela e a Fera” e “Improvável”.
- Felipe Massa sofre acidente no treino classificatório do GP da Hungria.
- Seleção Masculina de vôlei conquista o octacampeonato da Liga Mundial.

Por causa da gripe suína as aulas começaram no meio de Agosto. Como não consegui um estágio, tento iniciar um projeto na faculdade para poder me formar. Conferi o Espetáculo “Putz Grill”, com Oscar Filho, no Teatro Parque Dom Pedro, em Campinas.
- Marina Silva troca PT por PV.
- Seleção Feminina de vôlei conquista o octacampeonato do Grand Prix.
- Lei Antifumo entra em vigor no Estado de São Paulo.

Com um pouco mais de 2 meses de antecedência, termino meu TCC. Em Setembro aconteceu mais uma edição do TUSCA. Mesmo desfalcados, conseguimos um ótimo 2º lugar. Eu me despedia assim dos inters. Em 5 anos foram 8 participações (4 Engenharíadas e 4 TUSCA), das quais 6 como titular, 4 vice-campeonatos (3 Engenharíadas e 1 TUSCA), 1 título (TUSCA 2008). Vai deixar saudades!
- Morre o ator Patrick Swayze, aos 57 anos.
- Mônica Iozzi é eleita a 8ª integrante do CQC.

Outubro foi o mês mais decisivo durante esses 5 anos de faculdade. Descontente em me formar sem uma experiência de estágio e com meu projeto não dando muito certo, tomei uma atitude corajosa e decidi atrasar minha formação. Como já estava na metade do semestre, consegui me inscrever em alguns poucos processos seletivos.
- Rio de Janeiro escolhido como sede das Olimpíadas de 2016.
- Nasce 1º filho da cantora Ivete Sangalo, chamado Marcelo (=D).
- Estudante Geisy Arruda hostilizada na Uniban por usar um microvestido rosa.

Dinâmicas, painéis, entrevistas foram a tônica de Novembro. Durante esses processos, surgiu a oportunidade de assistir pela 1ª vez meu Tricolor jogar no Morumbi. Vitória, contra o Vitória, para mais de 53 mil torcedores.
- Morre a atriz Mara Manzan.
- Problema em Itaipu causa apagão em 18 Estados.
- Vigas do Rodoanel desabam sobre a Régis Bittencourt.

Em Dezembro meu TCC foi aprovado e provavelmente realizei a minha última prova da graduação (certeza só ano que vem). Para comemorar o fim da faculdade para muitos, mais de 20 pessoas da turma EQ-05 viajaram para Ubatuba. Com o ingresso para o show da Beyoncé garantido, estarei em 2010 pela 3ª vez no Morumbi, a 2º no gramado (assim como no show da Madonna).
- Brasil cai em um dos grupos mais difíceis da Copa do Mundo de 2010.
- Flamengo é Campeão Brasileiro após 17 anos.
- Morre Lombardi, a voz do SBT.

Que em 2010 eu possa viver muitas histórias boas, comemorar as vitórias, aprender com as derrotas. Não me formo, mas sinto como se estivesse me formando com a grande maioria da minha turma. Foram 5 anos incríveis, os melhores da minha vida. Obrigado a todos, mas em especial a: Ata, Átila, Bia, Chicória, Cookie, Daitchan, Duílio, Gabi, Giaco, Guaçu, Guto, Hugo, Hugoo, Kassouf, Luiz, Murilo, Nanda, Paulo, Rose, Salvatte, Sky, Talês.
Para os que chegaram até aqui, um FELIZ 2010!!!!
Muita saúde, paz, amor, dinheiro. Que 2010 possa ser tão bom ou muito melhor do que foi 2009.