domingo, 31 de janeiro de 2010

Túnel do Tempo: Cara a Cara

É moreno? Tem cabelo branco? Usa chapéu? É careca? Usa óculos? Tem cabelo comprido? Tem boca grande? Tem olhos azuis? Quanta pergunta num único jogo. Que jogo é esse?
"Cara a Cara" foi um dos melhores jogos da minha infância.


Lançado em 1986 pela Estrela, em Cara a Cara, cada jogador tem um conjunto com 24 retratos diferentes. Sorteia-se uma carta para cada um e, por meio de perguntas, deve-se adivinhar a "carinha" que coube ao adversário através das características dos retratos. Cada jogador faz somente uma pergunta de cada vez e a resposta deve ser sim ou não. Se por exemplo a pergunta for "Tem olhos azuis?" e a resposta for "não", deve-se abaixar todos os retratos que tenham olhos azuis, eliminando-os assim da partida. Se a resposta for sim, faz-se o contrário, abaixando os retratos que não tenham olhos azuis. E assim até alguém descobrir. Você pode tentar adivinhar a qualquer momento qual a cara do seu adversário. Mas se errar, ele tem direito a eliminar 3 retratos (pelo menos era o que eu e minha irmã fazíamos =D).
O jogo é muito divertido. Futuros papais e mamães, não deixem seus filhos sem essa!!
Dando um zoom em um dos conjuntos (abra em outra aba pra ter um belo zoom =D):


Imaginem a frustração de quem tira, por exemplo, o Tony. Se seu adversário pergunta "Usa óculos?" simplesmente 19 retratos são abaixados e só sobram o próprio Tony, a Carla, o Zeca, o Paulo e o João. Ao contrário, se tira a Sonia e a pessoa pergunta "É branco?", irá eliminar somente 7 retratos. Como podem perceber, são inúmeras as opções. E a cada retrato o jogo fica mais divertido. Vira uma competição mesmo, pra adivinhar antes do seu adversário. Ficar torcendo pra ele não fazer aquela pergunta que irá deixá-lo a um passo da vitória. É um jogo muito estimulante para as crianças, pois desenvolve o raciocínio lógico delas, a memória.
E é possível acertar de primeira. Pergunte "Tem cavanhaque?" e se a pessoa tiver a cara do Edu, bingo! Podem até pensar "ah, mas Ricardo, Daniel e Fernando também tem". De fato eles tem, mas pra criança aquilo é barba e assim o Edu é o único que só tem cavanhaque =D. Pelo menos era assim que eu jogava com minha irmã.
Tenho certeza de que quem já jogou se divertiu muito. E quem nunca jogou, sinto muito, perdeu muita diversão!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Data Histórica: 29/01/1959

Com uma certa rejeição dos que acompanham o blog, Data Histórica por ora continua firme.
Pra tentar mostrar pra vocês que não é tão ruim assim, rs, hoje teremos um clássico da Disney! Sendo assim, relembrem suas épocas de infância e apreciem essa data.
Em 29 de Janeiro de 1959 era lançado o clássico "A Bela Adormecida"!

Acredito que todos sabem da história, até mesmo os que não viram. Aurora, uma das poucas princesas da Disney com nome, foi amaldiçoada logo ao nascer pela bruxa Malévola. Assim, no seu 16º aniversário ela espetaria o dedo no fuso de uma roca e morreria. Para protegê-la entram em ação as 3 fadas madrinhas: Fauna, Flora e Primavera, que levam Aurora para viver no bosque. Já crescida, durante um passeio pelo bosque ela encotra seu príncipe encantado, Felipe. Mas a maldição da Malévola se cumpre, e Aurora, hipnotizada, espeta seu dedo na roca. As fadas colocam todo o reino para dormir e vão atrás de Felipe que trava uma batalha com Malévola. Após vencê-la beija Aurora, que desperta do seu sono profundo, vivendo felizes para sempre!
É impressionante o sucesso desse clássico. E, se não estou enganado, é um dos que menos diálogos tem e a protagonista passa metade do filme dormindo!!! Aurora continua sendo uma das princesas da Disney mais adoradas e mais belas. O que dizem por aí, e mulheres me confirmem isso, é que seus cabelos fazem inveja pra qualquer pessoa, rs. Malévola se tornou uma referência em bruxas e vilãs de contos de fadas, e as 3 fadas madrinhas encantam com suas mágicas e nos divertem com suas trapalhadas.

Pra relembrar um pouco desse clássico, o momento em que Aurora encontra seu príncipe encantado. Uma cena clássica ao som de "Era Um Vez Num Sonho" ("Once Upon a Dream"). Além de sua beleza, convenhamos que Aurora também tem uma das vozes mais lindas! Apreciem!


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Tirinhas: Hagar

Hagar, o Terrível chega em "Tirinhas". Ele é um guerreiro Viking que frequentemente tenta invadir a Inglaterra e outros países. Seu melhor amigo é um magrelo covarde chamado Eddie Sortudo. Contracenam com ele a esposa Helga, o filho Hamlet, a filha Honi, a pata Kvack e seu cachorro Snert.
Embora respeitado profissionalmente (um dos maiores saqueadores e assassinos da Escandinávia), Hagar leva uma vida pessoal frustrada. Está sempre discutindo com a esposa Helga, que não está satisfeita com o padrão de vida que a família leva.
Para vergonha de Hagar, seu filho Hamlet está longe de ser um filho modelo: sem interesse por brigar, xingar e outros passatempos das crianças vikings, Hamlet está sempre lendo, filosofando e pensando sobre como algum dia poderá ser médico ou advogado. A filha Honi tem dezesseis anos e ainda não casou, sendo para os padrões da época já uma solteirona. Esta sim tem interesse em combater nas fileiras do pai, mas às vezes mostra um anseio por uma rotina mais comum de dona-de-casa. Sorte e raciocínio é o que mais falta a Eddie Sortudo, que está sempre desobedecendo às ordens dadas por Hagar; quando não por insubordinação, simplesmente por não compreendê-las.





terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Videoclipe: Stupid Girls

A cantora Pink faz uso da música para expressar seus pensamentos, suas convicções. Como fazem a maioria das cantoras e cantores. Mas em "Stupid Girls" ela atinge um novo patamar. A música é uma crítica sobre meninas que só ligam para a aparência e mais nada, as chamadas patricinhas. E no clipe ela vai além e faz uma paródia em relação à superficialidade de alguns nomes da cultura pop.
O vídeo começa com 2 Pinks: o anjo e o demônio, tentando influenciar o futuro de uma garotinha. E em seguida são dezenas de ações, a maioria estupidez, como uma mulher tentando chamar a atenção do instrutor de ginástica, uma dançarina num clipe do 50 Cent, uma mulher mais velha querendo parecer jovem mas há espaço para mulheres que representam o oposto das garotas estúpidas, como uma presidente e uma mulher ganhando um jogo de futebol americano. E no final a garotinha escolhe seu destino.
E as paródias das celebridades?
Os casos mais claros são a Lindsay Lohan atropelando 2 pessoas ao dirigir o carro, Jessica Simpson de biquíni lavando seu carro e Paris Hilton na cama gravando uma relação mais quente, =D. E pra mim, a tal dançarina no clipe do 50 Cent, é sem dúvida Britney Spears. Senão for ela imita muito bem. Aquela roupa lembra muito a Britney em 2003, com o lançamento de "Me Against The Music".
O clipe é muito divertido. As melhores cenas são sem dúvida dela no carro atropelando as pessoas. Ela até reaje (comicamente) aos atropelamentos mas em seguida nem lembra mais. E a cena em que imita a Jessica Simpson é sensacional também.
"Stupid Girls", Pink!


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Eu Recomendo: "A Farsa"

Pra quem curte um bom livro de ficção, com muito suspense, intriga e aventura do começo ao fim, aconselho a ler "A Farsa" de Christopher Reich.


Arrisco a dizer, tranquilamente, que seu estilo se aproxima e muito de escritores consagrados como Sidney Sheldon e Agatha Christie. Prende sua atenção desde o início e as histórias paralelas vão se misturando ao decorrer do livro. Cenários e personagens são descritos detalhadamente de maneira que conseguimos formar uma imagem em nossa cabeça enquanto vamos lendo. Pra mim, um bom livro além de ter muito suspense, aventura e surpresas, tem que ser muito rico nos detalhes, a ponto de sem eu perceber, estar fantasiando durante a minha leitura. E Christopher Reich consegue isso facilmente.
Comprei "A Farsa" pois me interessei por outro livro do mesmo autor, "A Vingança", e quando li a contra-capa, dizia que era uma continuação de "A Farsa". Então logo fui atrás dele e não me arrependi. Podem ter certeza que quando eu terminar de ler "A Vingança", caso eu goste, estará nessa seção.
Um breve resumo do livro:
Jonathan Ransom é cirurgião da ONG Médicos Sem Fronteiras e está acostumado a viajar a trabalho com Emma, sua esposa, para os lugares mais árduos do mundo. Aventureiros, os dois decidem escalar os Alpes suíços. No entanto,uma avalanche se aproxima e Emma morre, despencando no fundo de uma greta. A partir de então, uma sucessão de fatos inusitados muda completamente a trajetória de Jonathan. Pouco tempo depois da tragédia, o médico recebe um envelope com bilhetes para resgatar duas misteriosas malas da falecida mulher, numa estação de trem. Logo depois de buscá-las, ele sofre um ataque de policiais suíços, que termina em assassinato. A situação se torna ainda mais assustadora, quando Jonathan se depara com o conteúdo da bagagem: a chave de um Mercedes-Benz, um mapa indicando onde o veículo estava estacionado, dinheiro, roupas sensuais, jóias valiosos, entre diversos outros objetos enigmáticos, como uma carteira de identidade falsa, com a foto de Emma e o nome de Eva Kruger. Oito anos de casamento - como podia desconhecer tudo aquilo? Ao perceber que nada do que pensava saber sobre a identidade de sua esposa era real, Jonathan parte para uma luta desenfreada pela verdade e termina encurralado numa rede de mentiras que sustenta algo extremamente perigoso, envolvendo políticos importantes, armamento nuclear, identidades falsas, mortes, intrigas, desconfianças e perseguições. Acusado de assassinatos e atos ligados ao terrorismo, alvo de um matador profissional e cercado por todos os lados, ele é obrigado a fugir, mergulhando cada vez mais num mundo em que ninguém é o que parece ser e onde os fins sempre justificam os meios.

Um livro que realmente compensa. "A Farsa", Christopher Reich.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Teste Japonês

Pesquisando na internet, encontrei esse simples teste de personalidade. É muito simples, são somente 6 perguntas e ao clicar sobre a opção que escolheu, o resultado aparece na hora. Não me perguntem o porquê desse nome. Abaixo o link para fazerem o teste:
Como vou colocar todos os meus resultados, sugiro que façam primeiramente o teste e depois continuem a ler, para não serem influenciados.



Vamos lá então para os meus resultados. Vou colocar minha resposta e a análise do teste:

1. Um monte de lixo que se espalha pela rua: Mostra que você tem guardado seus sentimentos para não dizer o que realmente pensa.
2. Uma planície coberta de neve: Mostra grande sensibilidade, permitindo a compreensão de situações complexas. Confie na sua intuição.
3. Você sempre tem um guarda chuva na bolsa e agora vai usá-lo: Mostra que você sempre tem uma resposta na ponta da língua passando a impressão de pouca sinceridade.
4. Não tem forma definida, é como um foco de luz: Mostra que você não se compara a ninguém e nem está muito preocupado com isso.
5. Volta à doceria e pede outra bomba: Você raramente se surpreende com circunstâncias imprevisíveis mas emite sempre suas opiniões.
6. Chama novamente o garçom e troca seu pedido: Você não é do tipo que mergulha no luto romântico e fará de tudo para que a tristeza desapareça buscando novas oportunidades.


Bom, diria que na sua maioria o teste é eficaz. A número 1 se encaixa bem em mim. Sou muito sincero, mas ao mesmo tempo prefiro guardar os sentimentos pra não dizer o que realmente penso. A não ser em ocasiões em que me tirem do sério ou que esteja me incomodando demais, aí eu solto o verbo mesmo =D. Na 2 eu confio muito na minha intuição. Posso ir pelo caminho errado, mas se acho que devo ir, prossigo até o final. Quanto à questão 3, só as pessoas que me conhecem pra dizer isso, porque sinceramente não acredito que passo a impressão de pouca sinceridade. Geralmente tenho uma resposta na ponta da língua, mas não acho que tenham relação. Não tenho culpa que sempre tenho um guarda chuva na minha mochila =D. Sou prevenido, só isso! A 4ª reflete bem que eu não me importo mesmo com o que os outros achem de mim, sou eu mesmo e não preciso agradar aos outros. Os que me conhecem gostam de mim pelo o que sou, e é o que importa pra mim. Em relação à 5ª sempre tento emitir mesmo minhas opiniões, mas não diria que não me surpreendo em tais circunstâncias. Acho que me surpreendo, mas consigo pensar rapidamente em como contornar a situação. E por fim, na pergunta 6, não sei quanto ao luto romântico, mas faço de tudo mesmo pra espantar a tristeza, ainda mais eu, alegre que sou =D.


E aí, alguém teve um resultado parecido com o meu? Concordam com o teste ou é mais um daqueles testes que não dizem nada?

sábado, 23 de janeiro de 2010

Data Histórica: 23/01/1997

Há 13 anos o Brasil sentia um gosto de justiça de um crime cometido em 28 de Dezembro de 1992. Guilerme de Pádua era finalmente condenado a 19 anos e 6 meses de prisão por homicídio duplamente qualificado, com motivo torpe, pelo assassinato da atriz Daniella Perez, filha de Glória Perez. Meses depois, em Maio, Paula Thomaz também era condenada a 18 anos e meio de prisão pela sua participação no crime.
Daniella Perez foi assassinada na noite do dia 28 por volta das 21h30, logo após ter deixado os estúdios da Globo, depois de mais um dia de gravação. Seu corpo foi encontrado em um matagal da Barra da Tijuca. Foram 18 tesouradas!!!
Antes de confessar a autoria do crime, Guilherme de Pádua procurou Glória Perez e o ator Raul Gazolla, marido de Daniella, para prestar solidariedade. Raul, emocionado, teria dito para Guilherme que ele era um “grande amigo”. Cumpriu apenas 6 anos, graças ao filho que teve com Paula, o que o fez reinvidicar a redução da pena baseado no Decreto Presidencial nº 3.226, de 29/10/1999, que concede indulto da pena ao “condenado à pena privativa de liberdade superior a seis anos, pai ou mãe de filho menor de doze anos de idade incompletos até 25 de dezembro de 1999 e que, na mesma data, tenha cumprido um terço da pena, se não reincidente, ou metade, se reincidente.”
Incrível como nada funciona nesse país. Um filho da #$%@ desses faz o que quer e por causa de um filho com aquela #$%@ tem o simples direito de cumprir somente 1/3 da sua pena. Que fácil matar uma pessoa, acabar com a vida de uma família! Era bem provável que se a Glória Perez quisesse fazer justiça com as próprias mãos ela poderia passar mais tempo na cadeia do que ele. Não duvido dessa justiça sensacional! Esses 2 tinham que estar até hoje na cadeia, mas não, estão curtindo a vida, podendo respirar. Tinham que sofrer, prisão perpétua pra eles. Pouca vergonha mesmo!
Daniella, uma linda e promissora atriz, viva na época a doce Yasmin em "De Corpo em Alma", trama escrita pela própria Glória. E Guilherme vivia o Bira na mesma novela, apaixonado pela Yasmin. Um choque e tanto para todos!
Dani era a única filha mulher da Glória e sempre quis ser artista. Começou como dançarina e enfim estava numa novela. Sem dúvida hoje seria uma grande artista. Uma pena!
Pra encerrar, uma homenagem feita pelo elenco da novela pra jovem atriz.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tirinhas: Turma da Mônica

A turminha mais famosa do país não poderia ficar de fora dessa seção. Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali podem ter crescido, mas seus melhores momentos vão continuar sendo os de suas infâncias. Essa turminha esteve presente em grande parte da minha vida. Até hoje ainda guardo algumas revistinhas.
Mônica e seu inseparável coelhinho azul, o Sansão, vivia sendo xingada pelo Cebolinha e pelo Cascão, por ser gorda, feia e dentuça. Isso sem contar nas vezes em que o Sansão era raptado. E qual a saída que a Mônica utilizava? Claro, a força. Porrada neles! E nosso amigo Cebolinha que não só trocava os erres pelos eles como sempre inventava algum plano infalível pra derrubar a Mônica. Sobrava pro sujinho Cascão ajudá-lo nessa missão, que não tinha outro desfecho senão os dois apanhando da Mônica. E a comilona Magali que não engordava de dó, porque o que ela comia não era brincadeira. Além deles tinha muito mais gente e bichos, como o Anjinho, Mingau, Monicão, Marina, Do Contra, Franjinha, Nimbus, fora as outras turmas: Chico Bento, Bidu, Penadinho, Tina, Horácio, Papa-Capim, Piteco, Astronauta. Enfim, muita diversão garantida em todas as revistinhas do Maurício de Sousa.
Chega de papo, e curtam agora 4 tirinhas da Turma da Mônica ^^.







terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Videoclipe: Fuck You

Estava vendo TV ontem quando esse clipe começou a passar. Conheço a artista, mas a música nunca tinha ouvido. E foi o clipe em si que me prendeu a atenção.
"Fuck You" da Lily Allen, é um clipe bem simples porém muito divertido. Nele, a Lily Allen é quem controla a câmera, como se fosse uma gravação pessoal. E a graça é que ela tem o poder de distorcer o que quiser. Pessoas, prédios, carros. Até a Torre Eiffel não escapa. Um simples toque e ela deixa do jeito que quer. Azar de quem cruza seu caminho!
Imaginem se cada um tivesse esse poder nas mãos? Seria divertido fazer aquela pessoa passar por algum aperto, não? Ok, até poderia ser, mas que seria perigoso, ah seria! Se cada um fizesse o que bem entendesse, o mundo viraria de cabeça pra baixo em instantes. Ainda bem que ninguém tem esse poder. Pelo menos até hoje nunca ouvi falar =D.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Túnel do Tempo: "Doug"

Doug Funnie, Costelinha, Skeeter Valentine, Patti Maionese, Beebe Bluff, Roger Klotz. Não preciso dizer mais nada para saberem do que se trata o "Túnel do Tempo". Um dos desenhos que marcou a minha infância e a minha geração também: "Doug", exibido pela TV Cultura e pelo SBT.



Doug tinha uma paixão platônica pela Patti e se metia em cada encrenca. Quem não se lembra dele com seu violão compondo uma música pra ela "Patti você é minha maionese, uuuooouuu Patti você é minha maionese", da Beebe apaixonada pelo Skeeter, das incansáveis provocações do Roger, o volentão do colégio, da louca Judy Funnie, a irmã artista, do inseparável Costelinha. Dos ataques de heroísmo de Doug, como Homem Codorna, que usa um cinto ao redor da cabeça e uma cueca por cima da calça, e do Skeeter como Mosquito Prateado, uma paródia do Surfista Prateado da Marvel Comics.
O desenho teve 2 fases, a 1ª produzida para o canal Nickelodeon, teve um total de 52 episódios divididos em 4 temporadas, com duas histórias de 11 minutos por episódio. A 2ª temporada agora produzida pela Walt Disney, teve 65 episódios divididos em 3 temporadas, com uma história por episódio. Aliás, essa 2ª fase rendeu à serie 4 indicações para o Emmy Awards!
Pra relembrar um poucos mais desse sucesso, aí estão as 2 aberturas da série, sendo a 1ª a mais antiga:




Lembro de alguns episódios marcantes como quando Doug grava a música pra Patti em um vídeo e acha que o vídeo foi trocado com o da Patti. E estava tendo uma festa somente para meninas na casa da Beebe. Ele até entra entrar mas não deixam. Então sobra pra quem tentar resgatar o vídeo: Costelinha, claro. E a cena dele dançando com elas e se divertindo é muito boa, ele passando embaixo do bastão ao som de "Até onde pode descer, Costelinha". Outro também é quando Doug faz uma mágica pra Patti e ambos acabam presos numa algema. E o pior é que a loja onde ele comprou as algemas estava fechada e a Patti fica muito brava com ele porque ia perder o treino de beatball. No final do episódio ela pega na mão dele e as algemas se abrem...VINI-VIDI-VICHI. Como uma mágica mesmo.
Foram muitos episódios, muita diversão durante essa fase!!!
Quem assistiu essa ótima série tem algum espiódio favorito?

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Tirinhas: Níquel Náusea

Hoje em "Tirinhas" é a vez do Níquel Náusea e sua turma. Os personagens possuem um humor ácido, e seus nomes são paródias de objetos ou situações. Alguns deles são:
- Níquel Náusea: É uma sátira do personagem Mickey Mouse, porém ele alega nao ser um camundongo.
- A barata Fliti: Tem este nome por causa da bomba de Flit, um pulverizador manual de inseticida (que o entorpece).
- Rato Ruter: Vive perseguindo o Níquel Náusea, e tem este nome por causa de uma empresa - a Roto Rooter - especializada em desentupir canos.
- A rata "Gatinha": O Níquel Náusea a considera uma verdadeira gata. Ela possui uma incrível capacidade de gerar filhotes.
Nas 4 tirinhas a seguir podemos desfrutar de cada um desses personagens. Eu, sempre que lia a Folha, mais especificamente o caderno Ilustrada, ia direto ver as tiras tanto do Níquel quanto do Garfield. Do Níquel acho muito engraçado quando aparece a barata toda doidona e os filhotes enchendo a paciência do Níquel!



quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Data Histórica: 14/01/1982

O dia é 14 de Janeiro de 1982. O acontecimento: foi adotada a bandeira do estado do Amazonas.
Não me lembro de ter ouvido falar alguma vez desse fato na escola ou até mesmo no cursinho. Não que seja de extrema importância pro vestibular, mas enfim, trata-se do nosso país. Os amazonenses devem ter ficado extasiados com essa data, afinal uma bandeira, por mais que seja uma peça de pano, representa o distintivo de uma nação, estado, município, clube, identificando e traduzindo os valores do seu próprio povo. É como se o estado, por exemplo, tivesse um R.G. e sua foto fosse a bandeira.
Vamos então à bandeira do estado do Amazonas:




No retângulo azul há 25 estrelas em prata, simbolizando o número de municípios existentes em 4 de agosto de 1897 e indicando o momento histórico do embarque das tropas para Canudos. A estrela maior representa a capital, Manaus. As duas faixas brancas na horizontal representam esperança e a faixa vermelha, as dificuldades superadas.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Eu Recomendo: "É Tudo Improviso"

Contagiado pela ótima estreia do programa "É Tudo Improviso" na Band toda segunda-feira às 22h, "Eu Recomendo" não poderia falar de outra coisa.
Com a missão de substituir o CQC durante suas férias, o que irá nos proporcionar 9 programas, nem é preciso dizer muito para saber do que se trata: como o próprio nome já diz, tudo é feito na base do improviso, através de diversos jogos. Os atores são desafiados a encarar tais jogos e o fazem com muita encenação, criatividade e raciocínio rápido. O resultado é o melhor possível. Geralmente muitas cenas bizarras acontecem, o que torna a atração mais divertida.
O elenco é formado pelos Barbixas (Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elídio Sanna) e alguns dos convidados do "Improvável" (fenômeno na internet e nos teatros também com os Barbixas, e que inspirou o "É Tudo Improviso"): Cristiane Wersom, Marianna Armellini (das Olivias) e o Marco Gonçalves (do Jogando no Quintal). O apresentador é o Márcio Ballas, com sua voz toda característica, o que faz as pessoas pensarem que ele está forçando, ledo engano!



O programa sempre terá um convidado especial. E ontem foi a vez do Marco Luque, que depois de 2 momentos individuais promovendo seu stand up, participou do melhor jogo, pelo menos ontem foi, "Caiu de Paraquedas". Cris, Luque e Mari jogaram, mas a Cris foi sensacional porque forçou completamente o Luque a improvisar como se na cena fossem casados há um bom tempo. Enfim, vejam vocês mesmo:



Quem não sabia do programa ou quem esqueceu, fiquem ligados segunda que vem. Se o programa fizer sucesso, tem grandes chances de ficar definitivamente na grade da Band, que pelo menos no quesito humor, estaria muito acima de qualquer outra emissora.
Logicamente que "É Tudo Improviso" tem suas falhas, como qualquer outro programa. São muitas pessoas para um curto período de tempo de 1 hora. Tanto que ontem Marco Gonçalves e Elídio aparecem pouco, ao contrário por exemplo da Marianna que bombou, mas foi super engraçada. Tem uma banda ao vivo que toca toda hora que um jogo é anunciado. Sinceramente, completamente dispensável, muito chata e irritante. Fora que se juntar todos os momentos em que toca daria pra ter no mínimo mais 1 jogo. Assim como o convidado que ao invés de fazer seu show solo, e ontem foram 2 momentos, deveria participar de mais jogos. E o fato dele ser gravado. Afinal se é tudo improvisado por que não fazer ao vivo?!
Apesar das falhas, o programa é excelente. Não tem como não rir, todos são muito bons. Mesmo não sendo ao vivo é tudo improviso mesmo, quem conhece sabe o que estou falando.
"É Tudo Improviso" às 22h na Band, toda segunda-feira. Vamos assistir, divulgar, pois agora depende de nós fazer com que vire um programa fixo na Band!

domingo, 10 de janeiro de 2010

Videoclipe: Girls Just Want To Have Fun

Começo a semana com a estreia da minha última seção fixa, "Videoclipe", na qual colocarei algum videoclipe, seja nacional ou internacional, recente ou antigo e trarei minha opinião a respeito do mesmo.
Antes de prosseguir, gostaria de fazer um breve resumo de como funcionarão as minhas seções, só para ficar organizado pra vocês. São 6 ao todo: Frase do Mês, Eu Recomendo, Data Histórica, Túnel do Tempo, Tirinhas e Videoclipe. Frase do Mês irá aparecer sempre no 1º dia do mês, no máximo no 2º. Data Histórica, Tirinhas e Videoclipe são seções semanais e Eu Recomendo e Túnel do Tempo são quinzenais, porém alternadas. Assim, toda semana teremos sempre 4 seções, com exceção da semana em que Frase do Mês entrar, na qual serão 5 seções. Nos outros dias da semana deixo para algum tema livre, algo pessoal ou para uma pausa.
Posto isso, voltemos a seção de hoje.
Assim que pensei nela, na hora me veio esse clipe, não sei exatamente o porquê. O fato é que essa música é um clássico dos anos 80 e até hoje é mundialmente conhecida, assim como sua cantora. Estou falando de "Girls Just Want To Have Fun" da Cyndi Lauper, de 1983! Sempre gostei dessa música mas só fui ter conhecimento desse clipe ano passado quando o Luiz (mineiro) me mandou.
É um clipe bem simples, com alguns poucos efeitos especiais, que na época devem ter feito muito sucesso. A ideia do clipe é, como o títutlo sugere, justamente a diversão. Cyndi e suas amigas se encontram, saem nas ruas atraindo um monte de pessoas para fazerem a festa na casa dela. E desde o começo seus pais indignados com seu comportamento e ela nem aí pra eles. Mostra como as garotas sabem se divertir e como gostam de se unir em bando pra isso. Pra mim, a interação da Cyndi com suas 8 amigas é o ponto forte do clipe, pois podemos perceber o quanto elas se gostam, o quanto querem estar juntas e causar =D. E as melhores cenas são as delas juntas, balançando a cabeça de um lado pro outro, e com os efeitos especiais entrando em ação. Um clássico que vale a pena conferir!


sábado, 9 de janeiro de 2010

Tirinhas: Garfield

"Tirinhas" não poderia começar com outro personagem que não o gato mais famoso do mundo, Garfield. Preguiçoso, gordo e comilão são algumas de suas características. Mas a que se destaca mais sem dúvida é seu sarcasmo! Um mestre nesse aspecto!







sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Túnel do Tempo: Tamagotchi

Seja na infância, na pré-adolescência, na adolescência e até mesmo na fase adulta, sempre nos deparamos com alguma mania, como um brinquedo, um programa de TV, um aparelho eletrônico. "Túnel do Tempo" vai resgatar algumas dessas fases da minha vida, principalmente a infância e a pré-adolescência, através de brinquedos que eu tinha, programas que assistia. Enfim, de que forma eu me entretia no passado.
Pra começar, remeto para os anos de 1996 e 1997, quando os Tamagotchis, ou bichinhos virtuais, viraram uma febre no mundo.



Tive 2 bichinhos virtuais. O 1º, até tentei encontrar uma foto mas não achei, era de um pintinho, meio tosco. Lembro que meus amigos na escola tinham um que se transformava em um dinossauro, gato ou cachorro. E eu queria muito na época ter aquele. Mas não encontrei em nenhum lugar e tive que me contentar com o pintinho. O 2º foi esse da foto, o chamado Dinkei Dino segundo minhas pesquisas. E comparando com o meu 1º era infinitamente superior, ainda mais pelo fato dele se transformar em dinossauro =D. Lembro que dependendo da comida que você desse pro bichinho ele se transformava num tipo diferente de dinossauro, vulgo carnívoro ou herbívoro. E como era divertido brincar com eles. Dar comida, dar banho, fazer carinho, limpar suas necessidades, educá-lo, brincar com ele, dar vacina pra não deixar o coitado morrer, e quando isso acontecia aparecia um anjinho dele. Dentre as comidas tinha frango, maçã, sopa, sorvete (!!!!), hambúrguer. Uma infinidade de ações para serem feitas. O vício era tanto que tive que colocar minha mãe pra cuidar dele enquanto eu treinava. O que os pais não fazem pelos filhos né?=D
Acho que por trás de todo o lado virtual, o Tamagotchi tem o propósito de ensinar pras crianças como cuidar do próximo, da importância de dar carinho, de doar um pouco do seu tempo pra dar atenção. O mesmo acontece com bichos de estimação, você tem que cuidar direito, dar comida, banho, passear, carinho, senão ele fica doente e morre. Conseguiram com um simples brinquedo chegar bem perto da realidade.
Pelo menos pra mim, deixou saudades ^^.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Risada garantida

Para animar um pouco mais as pessoas que param para ler meu blog, tenho 2 vídeos muito engraçados, pelo menos eu ri muito quando os vi. O 1º, e mais conhecido, é de um concurso de rádio, em Portugal, em que as pessoas ligam pra tentar acertar o peso de um certo saco. E eis que liga a Anabela de Malhadas, e o resto deixo para vocês conferirem. O 2º, bem curto, é de um programa de TV em que um menino leva sua salamandra, que tem morde mas não tem dente segundo ele, e a apresentadora apronta uma. Coitado dele, rs. Divirtam-se!



terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Qual o single #1 no dia em que nasceu?

Que tal um pouco de informação inútil?
Com a postagem de ontem lembrei de um site em que é possível descobrir qual música ocupava a 1ª posição na maior parada de singles do mundo, a Billboard Hot 100 dos EUA, em qualquer data e desde 1890!
Assim, se quer saber qual era a música em #1 no dia em que nasceu, basta acessar o link abaixo, escolher o mês e em seguida o dia e pronto. A lista completa dos números 1.

http://www.joshhosler.biz/NumberOneInHistory/SelectMonth.htm

No dia do meu nascimento (07/11/1985) o topo era ocupado pela música "Miami Vice Theme" de Jan Hammer. Não tenho a menor ideia de que música é essa. Só me pergunto se teria a ver com o filme Miami Vice lançado (ou relançado) nesses últimos anos, que é muito ruim!
Na década de 50, ainda em 07/11, tivemos Elvis Presley com "Love Me Tender" em 1956. Em 1970 The Jackson 5 com o clássico "I'll Be There". Logicamente que na década passada temos mais músicas conhecidas como "Lose Yourself" do Eminem em 2002, "Baby Boy" da Beyoncé em 2003 e "My Love" do Justin Timberlake em 2006.
Um pouco de informação inútil mas que não deixa de ser divertido!
E vocês? Qual a música #1 quando nasceram?!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Data Histórica: 04/01/1643

Em "Data Histórica" escolherei aleatoriamente um dia, e no caso esse dia corresponde ao dia da postagem, e procurarei algum fato histórico que ocorreu nesse dia.
Começo então com a data de 04 de Janeiro de 1643, ano de nascimento de Isaac Newton.


Sir Isaac Newton, nascido em Woolsthorpe, Londres, foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes em História da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais.
A Gravitação universal é uma força fundamental de atração que age entre todos os objetos por causa de suas massas, isto é, a quantidade de matéria de que são constituídos. A gravitação mantém o universo unido. Por exemplo, ela mantém juntos os gases quentes no sol e faz os planetas permanecerem em suas órbitas. A gravidade da Lua causa as marés oceânicas na terra. Por causa da gravitação, os objetos sobre a terra são atraídos em sua direção. A atração física que um planeta exerce sobre os objetos próximos é denominada força da gravidade.
As 3 leis de Newton que descrevem o comportamento de corpos em movimento são:
1ª Lei ou Princípio da Inércia: "Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas a ele". Ou seja, um corpo que está em movimento, tende a continuar em seu estado de movimento em linha reta e velocidade constante. E um corpo que está em repouso tende a continuar em repouso.
2ª Lei ou Princípio Fundamental da Dinâmica: A resultante das forças que agem num corpo é igual ao produto da sua massa pela aceleração adquirida pelo mesmo. Isso significa que, sendo a massa do corpo constante, a força resultante e aceleração produzida possuem intensidades diretamente proporcionais. Todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar e todo corpo em movimento precisa de uma força para parar. O corpo adquire a velocidade e sentido de acordo com a força aplicada.
3ª Lei ou Lei da Ação e Reação: Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que A aplicou em B. "Para cada ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade."

domingo, 3 de janeiro de 2010

Engenharia Química: de Química não tem nada

Com o vestibular entrando na sua reta final, nada melhor do que falar do curso que decidi prestar há 6 anos: Engenharia Química. E por que dessa escolha? No meu 3º colegial ainda não sabia o que queria fazer na faculdade, então acabei fazendo uma orientação profissional, com uma psicóloga. Na época eu estava tentado a prestar Meteorologia. Tinha falado isso pra psicóloga e ela me emprestou um vídeo sobre o assunto. Ao chegar em casa, antes de assistir ao vídeo, fui dar mais uma olhada naqueles Guia de Estudante, e passando os olhos por Engenharia Química as palavras laboratório e Química me fizeram pensar "Eureka," e parecia que tudo fazia sentido, afinal Química era a minha matéria favorita. E assim escolhi seguir essa área. Meses antes do vestibular cheguei a ficar na dúvida entre prestar Engenharia Química ou somente Química, mas a ideia de estudar somente Química não me agradou muito, queria um pouco de Matemática também. Mal sabia eu no que estava me metendo!
Felizmente consegui ingressar numa das melhores faculdades de Engenharia Química do país, a FEQ, na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, a 2ª melhor universidade do Brasil. Os 2 primeiros anos de Engenharia são praticamente comuns a qualquer ramo da Engenharia, ou seja, matérias no básico. Cálculo, Física, e no nosso caso, bastante Química, com disciplinas de laboratório todo semestre. A partir do 5º semestre a Engenharia Química começa a aparecer, e em peso já. Desse momento até o seu 10º semestre a Química praticamente deixa de existir, digo praticamente pois vez ou outra você acaba utilizando algum fundamento, mas perto da Engenharia Química torna-se desprezível. Disciplinas como Termodinâmica, Fenômenos de Transporte, Operações Unitárias, Bioengenharia, Reatores Químicos, Controle de Processos e outras, tomam conta da sua grade. E qual a matéria do básico mais utilizada? Matemática, sem dúvida, afinal é Engenharia. Há 4 disciplinas de Laboratório de Engenharia Química durante o curso, nas quais podemos aplicar um pouco do conhecimento estudado em sala. Sem dúvida é um curso muito teórico e difícil.
E eu nisso tudo? A verdade é que acabei não me encantando por esse curso, pelo menos não na teoria. Tenho muita vontade de aprender na prática, sobretudo em plantas químicas com aqueles equipamentos gigantes, como na foto abaixo. Isso é algo que me atrai e muito! Talvez eu não seja um caso perdido, rs.


Semestre passado, mais especificamente em Dezembro, eu e minha turma apresentamos nosso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) num formato de Congresso de Iniciação Científica, com nossos trabalhos resumidos num pôster de 1 metro de comprimento. Uma espécie de feira de ciências. Como curiosidade, deixo aqui alguns títulos dos trabalhos a começar pelo meu:
- Estudo da influência da corrosão em trocadores de calor do tipo casco e tubo e impacto da escolha do material na análise técnico-econômica.
- Detalhamento do processo, escolha de equipamentos, construção de ladder e supervisório de uma planta industrial.
- Estudo da influência dos parâmetros vibracionais na fluidodinâmica de um leito vibrofluidizado contendo partículas inertes.- Preparação e caracterização de argilas organofílicas para remoção de derivados de petróleo (BETX) em banho finito e preparação de material suportado para uso em leito fixo.
Se há 6 anos eu tivesse a oportunidade de presenciar algo desse tipo, talvez tivesse mudado de ideia e desistido de cursar Engenharia Química.
O que quero dizer com tudo isso é que muitas vezes nos vemos obrigados a tomar decisões muito cedo, sem ter a certeza do que teremos pela frente, do que vamos enfrentar. Sem ter a certeza se faremos a escolha certa, se não iremos nos arrepender depois. E a pressão é muito grande, uma vez que a sequencia natural do colégio é a faculdade, onde vamos dar o pontapé inicial pra nossa carreira.
Pra acertar na escolha o melhor caminho é a informação. E em se tratando de cursos, sugiro ir muito além de guias de estudante, como foi o meu caso. Simplesmente li e achei que era o meu caminho. Sinceramente talvez ainda seja, não digo com 100% de certeza que não era, e sinceramente, espero que eu tenha feito a escolha certa. Mas se pudesse voltar atrás eu teria me informado muito mais a respeito. E de que maneira? Acessando páginas das faculdades, tentando encontrar no orkut alunos pra conversar sobre o curso, tirar dúvidas. Ninguém melhor do que os próprios alunos da faculdade pra dizer o que esperar.
Quem quiser saber um pouco mais sobre o curso, assim como das disciplinas, acesse o site da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp:

http://www.feq.unicamp.br/

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Frase do Mês

Começo 2010 inaugurando mais uma seção. Trata-se da "Frase do mês", em que postarei uma frase no início de cada mês. A de Janeiro é:

"Quando a corrida é longa, o homem precisa de etapas. Não tanto para descansar mas para fortificar sua perseverança." (François Garagmon)