quarta-feira, 31 de março de 2010

Semifinais - Superliga Feminina

Estamos cada vez mais próximos de conhecer o grande campeão da edição 2009/2010 da Superliga Feminina de Vôlei. Nessa semana foram definidos os 4 semifinalistas. Como bem antecipei em meus palpites, são eles: Unilever, Sollys/Osasco, Pinheiros/Mackenzie e Blausiegel/São Caetano.
Unilever, Osasco e São Caetano fecharam a série melhor de 3 das quartas de final em 2 jogos. Já o Pinheiros precisou de 3 jogos pra se classificar. Unilever e Osasco não tiveram muito trabalho de forma geral. Jogaram sem convencer, porém o suficiente para vencerem suas 2 partidas. O duelo entre o São Caetano e o Minas tinha tudo para ser o mais equilibrado. Apostei na vitória do Sanca por 2 jogos a 1. E o equilíbrio ficou apenas no papel. O que se viu foi um São Caetano num nível de vôlei incrível, jogando solto, agressivo, impondo de verdade seu ritmo. Vitórias por 3 x 1 e por 3 x 0, esta na casa do adversário. O confronto mais equilibrado foi entre Pinheiros e Volei Futuro. O 1º jogo foi 3 x 0 Pinheiros mas as parciais foram muito apertadas (25-22, 25-20 e 25-23). No 2º jogo, após vencer o 1º set por 25-20 e estar ganhando o 2º por 19 a 12, o Pinheiros sofreu um apagão incrível e levou a virada do Volei Futuro, perdendo por 3 x 1. E por fim, no 3º jogo (hoje mesmo), o Volei Futuro nem viu a cor da bola. O Pinheiros jogou como time que quer ser campeão e impôs um sonoro 3 x 0 carimbando a sua passagem pra semifinal.
O que esperar dessas semifinais? Muita rivalidade e muito equilíbrio. São os 4 melhores times da competição, não só por serem justamente os 4 primeiros colocados ao final da fase de classificação, mas também pelo elenco recheado de estrelas, de campeãs olímpicas, de novas promessas, de jogadoras experientes. Enfim, o melhor dessa Superliga está nessas 4 equipes. E sábado agora começam as batalhas. E que batalhas minha gente (como diria a saudosa Dulce Thompson).
Vamos ao que interessa então:

Unilever (1º) x Blausiegel/São Caetano (4º)



Tabus existem para serem quebrados, certo? Então chegou a hora do São Caetano superar seu trama chamado Unilever. Na fase de classificação foram 2 vitórias do time carioca, por 3 x 0. Não canso de repetir, o Sanca, com o trio olímpico, jamais venceu um jogo contra o time do Unilever. Pior, nem UM único set! E é esse histórico que vai contra o time do São Caetano. Mari, Fofão e Sheilla tem bagagem de sobra pra desequilibrar um jogo, mas parece que quando se deparam com o paredão Fabiana do outro lado recuam. O jogo do Sanca não encaixa perfeitamente contra o do Unilever. Parece que falta algo, uma peça chave. Do outro lado o Unilever joga solto contra o Sanca, Regiane e Joycinha deitando e rolando, e Dani Lins distribuindo corretamente as jogadas. Mas o momento é favorável ao São Caetano. Quando todos apostavam numa semifinal disputadíssima contra o Minas, o Sanca simplesmente resolveu jogar um excelente voleibol e despachou as mineiras em 2 jogos. O Unilever enfrentou o Cativa, 8ª colocado na fase de classificação, e em pleno Maracanãzinho perdeu o 1º set por 30 a 28 e venceu o jogo de virada, por 3 x 1, com direito a 27 a 25 no 4º set. As jogadoras do Unilever não aparentam estar nas suas melhores condições físicas. Sempre tem alguma contudida. Como falei, o momento é do Sanca. E o 1º jogo vai ser fundamental nessa caminhada rumo à final. Jogando em casa o Sanca tem tudo pra sair na frente na série melhor de 3. O saque vai ter que funcionar pra quebrar a recepção do Unilever e evitar as jogadas de meio com a Fabiana e a Carol Gattaz. E, principalmente, para o Sanca conseguir equilibrar o jogo seu passe vai ter que entrar. Mari vai ser exaustivamente caçada e precisa colocar a bola nas mãos da Fofão. Se isso acontecer é meio caminho andado pra vitória do Sanca. Vencendo a 1ª partida não acredito que o São Caetano consiga vencer o Unilever 2 vezes seguida. É muito difícil esse time perder 2 jogos consecutivos. Sempre vem muito bem ajustado após uma derrota.
Das 2 partidas das semifinais, confesso que é a única em que pra mim somente um resultado me interessa. A vitória do Sanca. Não somente por não gostar do Bernardinho e do Unilever, mas, sobretudo, pela grande chance de termos uma final diferente na Superliga Feminina. Go Sanca!!!!

Resultado do playoff: 2 x 1 Blausiegel/São Caetano

Sollys/Osasco (2º) x Pinheiros/Mackenzie (3º)



Esse confronto era a minha grande aposta pra final da Superliga. Tinha tudo pra ser assim pelo menos. Osasco e Pinheiros vinham muito bem na Superliga, bem acima do Unilever, mas tropeçaram no 2º turno e acabaram se cruzando nas semifinais. Se no 1º confronto levantei a questão do tabu, aqui falo da superstição. No caso do número 8. O Pinheiros foi o responsável por impedir que o Osasco fosse campeão paulista pela 9ª vez seguida. E o que o Osasco tenta nessa edição da Superliga? Alcançar sua 9ª final consecutiva. E qual seu adversário? O mesmo Pinheiros! Lógico que nenhuma jogadora deve estar pensando nisso. Nem eu pra falar a verdade. Apenas parei pra pensar e achei muito curioso. Aqui também foram 2 vitórias do Osasco. a 1ª por 3 x 2 e a 2ª por 3 x 0, numa atuação impecável. É indiscutível a superioridade técnica do Osasco. É o time que tem mais atletas na Seleção Brasileira. Jaqueline está jogando demais nessa reta final da Superliga. Thaíssa, mesmo rendendo abaixo do esperado, e Adenízia são verdadeiras muralhas no meio de rede. E Natália! Quando incorpora sua própria declaração dada ao final de uma partida "hoje nasci pra jogar vôlei", ninguém segura. A líbero Camila Brait e as campeãs olímpicas Sassá e Jaqueline formam a melhor linha de passe dessa Superliga. Carol ou Ana Tiemi certamente agradecem e ficam à vontade pra acelerar o jogo. O time do Pinheiros depende muito do desempenho de 3 atacantes: Fernanda Garay, que vem brilhando nessa Superliga, Ju Costa, que não tem muita garra e a canhota Lia, que adora fazer caras e bocas mas joga um bolão também. Com as 3 em sintonia o adversário tem que jogar muito pra vencer o Pinheiros. Fabíola, que não é nada boa, usa e abusa de jogadas com essas 3, mas sem esquecer das suas meios de rede Bárbara e Marina. O caminho pro Pinheiros vencer é jogar concentrado do começo ao fim, variando suas jogadas e com um excelente volume de jogo pra proporcionar diversos contra-ataques. A derrota no 2º jogo das quartas de final pro Volei Futuro fez muito bem ao time do Pinheiros. Hoje o Pinheiros sobrou em quadra, voltando a apresentar o voleibol do 1º turno da competição, com um jogo muito equilibrado, perfeito taticamente e tecnicamente. É desse jogo que o Pinheiros precisa nessa série contra o Osasco. E mais do que nunca vai precisar da Fernanda Garay, que costuma sumir nos clássicos. Talvez o grande ponto fraco do Osasco seja o psicológico. Se o Pinheiros sai na frente, a pressão no 2º jogo vai ser enorme pra cima do Osasco, em todos os sentidos: pela derrota no Paulista, pela extinção do Finasa/Osasco e posterior salvação pela Nestlé, pelos últimos fracassos nas finais de Superliga.
O Osasco, pra mim, é o grande favorito na série. Por isso aposto na vitória dele. Mas, pensando novamente que é possível não só o Unilever ficar fora da final como também o Osasco, minha torcida será pro time do Pinheiros.

Resultado do playoff: 2 x 1 Sollys/Osasco

sexta-feira, 26 de março de 2010

Propaganda: Parmalat Mamíferos - Parte 1

Aos crescidos no ano de 1996, se eu me referisse a essa propaganda com uma única palavra, mais especificamente com uma pergunta, tenho certeza que sua lembrança recairia sobre um único comercial genioso. Quem não se lembra do pequeno gambá dando um copo de leite para o gatinho e perguntando "Tomou?". E com a campanha "Mamíferos" a Parmalat atingia definitivamente o público infantil e adolescente.



Lançada em maio de 96, a campanha "Mamíferos" assumiu a liderança de recall de propaganda e chegou a atingir um recorde de 40% de share de lembrança de sua propaganda 2 meses depois. Com esse sucesso repentino, a Parmalat criou a necessidade de gerar experimentação e de fidelizar o consumidor à marca. E vocês, principalmente as meninas (e os meninos que tem irmãs, como meu caso), lembram muito bem qual foi a solução encontrada pela Parmalat. Levar os "Mamíferos" literalmente para a casa do consumidor.
Em novembro de 97, a Parmalat lançou a promoção "Mamíferos de Pelúcia", oferecendo em troca de 20 códigos de barras de qualquer de seus produtos e mais R$ 8, um bicho de sua coleção em pelúcia, em nível nacional. Numa primeira fase, trouxe da China, 1,2 milhão de unidades de 12 tipos de filhotes para distribuir durante 3 meses em postos de troca instalados em supermercados e nas Gelaterias Parmalat. Todas as unidades importadas da China, para a 1ª fase da promoção, terminaram em 2 meses, 30 dias antes do previsto. A coleção começou com 12 animais e no final chegou a 21, tal o interesse que despertou no público. Com a promoção, a Parmalat registrou um aumento de 20% em suas vendas.



E que febre foi aquilo. Lembro muito bem que lá em casa ocorreu uma invasão em massa de produtos Parmalat justamente para conseguir os códigos de barras. E as filas imensas nos supermercados pra trocar por um bichinho? E nem sempre o que você queria estava naquele posto de troca. Tinha que procurar em outros locais. De um simples comercial para um movimento de massa enorme. A Parmalat conseguiu com uma eficiência absurda atingir todos os públicos em tão pouco tempo. Até hoje os 20 bichinhos da minha irmã estão no seu quarto. Somente o gorila ela não tem, porque minha mãe não deixou ela comprar ele, por achá-lo muito feio, rs. Eu tenho 1 desses também, o cachorro. Ganhei da minha tia.
E o que falar da propaganda? Acertaram em cheio com essas crianças. Como não achar graça no macaco e na foquinha, não rir junto com o elefante, e não achar fofo o gambá no final falando com o gato. Uma das melhores propagandas até hoje. Talvez a melhor de todas.



"O Elefante é fã de Parmalat
O Porco cor de rosa e o Macaco também são
O Panda e a Vaquinha só querem Parmalat
Assim como a Foquinha o Ursinho e o Leão
O Gato mia
O Cachorrinho late
O Rinoceronte só quer leite Parmalat
Mantenha o seu filhote forte vamo lá
Trate seus bichinhos com amor e Parmalat
Tomou?"


quinta-feira, 25 de março de 2010

Tirinhas: Turma da Mônica

5 tirinhas da Turma da Mônica praticamente sem fala. Divirtam-se.









quarta-feira, 24 de março de 2010

Videoclipe: All The Small Things

O ano de 2000 foi marcado por um boom da música pop, seja pelas boy bands como Backstreet Boys e N'Sync ou pelas cantoras teens como Britney Spears e Christina Aguilera. Ao mesmo tempo uma banda de rock, nascida em 1992, alcançava um enorme sucesso. E misturando o pop com o rock o Blink-182 gravou o clipe de "All The Small Things", sucesso do 3º álbum da banda "Enema of the State".



"All The Small Things" é uma das canções mais populares do Blink-182. FOi escrita pelo Tom DeLonge depois que Jen, sua namorada na época e atual mulher, reclamou que ele tinha escrito diversas músicas sobre outras garotas que ele conhecia na vida mas nenhuma sobre ela. Reclamação atendida e com uma referência verídica. A frase "She left me roses by the stairs, surprises let me know she cares" de fato aconteceu quando Tom voltou tarde da noite pra casa e Jane havia deixado rosas pra ele.
Nas paradas "All The Small Things" fez bonito conquistando o posto #6 na Billboard Hot 100. Foi #2 no Reino Unido, top 10 na Austrália, Áustria, Itália, Suécia e Irlanda e top 20 na Alemanha, Holanda, Nova Zelândia, Suiça, Noruega e Bélgica.
O videoclipe se trata de uma paródia a vários clipes de artistas pops da época: "I Want It Thah Way" dos Backstreet Boys, "Sometimes" da Britney Spears, "Genie In A Bottle" da Christina Aguilera, "Tearin' Up My Hears" do N'Sync, além de Sugar Ray, Westlife, Ricky Martin e 5ive. O videoclipe foi indicado para o VMA 200 nas categorias Melhor Vídeo Pop, Vídeo do Ano e Melhor Vídeo de Grupo, tendo vencido nessa última categoria.
Comédia do começo ao fim, ainda mais pra quem já viu os outros clipes que são parodiados. Eu, particularmente, acho muito divertido a paródia com Sometimes, o binóculo, o cachorro na praia e tudo mais, rs.

terça-feira, 23 de março de 2010

Quartas de Final - Superliga Feminina

Ontem foi encerrada a última rodada do 2º turno da Superliga Feminina 2009/2010 e foram definidos os confrontos das quartas de final. Pra quem leu minha análise anterior, apostei nos seguintes times entre os 8 classificados: Sollys/Osasco, Pinheiros, Unilever, São Caetano, Usiminas/Minas, Volei Futuro, Sport e Cativa. Repito que os 6 primeiros já estavam classificados antes mesmo da Superliga começar. Apostei no Sport e no Cativa pelo elenco experiente que ambas as equipes tem. O Cativa, embora com uma campanha bem abaixo do esperado, correspondeu as minhas expectativas e se classificou. Já o Sport teve um desempenho muito ruim ficando fora. No lugar do Sport se classificou o surpreendente Praia Clube, em 7º lugar.
13 times, 24 jogos e a classificação final da Superliga Feminina ficou assim:



Antes de analisar os confrontos das quartas de final, vou falar um pouco desse 2º turno. Apenas para facilitar, aqui está a classificação após o término do 1º turno:



Da forma como o 2º turno começou, eu tinha certeza que o Unilever não terminaria em 1º lugar na classificação. Na 2ª rodada o Unilever perdeu pro Usiminas/Minas por 3 x 1 e naquele momento Sollys/Osasco e Pinheiros/Mackenzie tinham uma vantagem de 2 derrotas para o Unilever. Incrivelmente, conseguiram ficar pra trás. O time do Rio de Janeiro teve a melhor campanha do 2º turno, assim como o time mineiro, que cresceu absurdamente. Ambos perderam 2 partidas. O Usiminas/Minas depois de vencer Unilever, ganhou do Sollys/Osasco e do São Caetano.
O Sollys/Osasco tinha tudo pra terminar em 1º lugar. Mas na 4ª rodada o Osasco tropeçou feio. Perdeu para o Praia Clube por 3 x 1. Não contente, na rodada seguinte tomou um 3 x 0 do Usiminas/Minas num jogo completamente equilibrado (parciais de 29-27, 26-24 e 30-28). E por fim perdeu pro São Caetano por 3 x 1. E ontem ganhou novamente do Unilever. A derrota pro São Caetano foi normal. A do Usiminas/Minas, pelo momento do time mineiro e do paulista, foi aceitável. Mas o fracasso diante do Praia Clube simplesmente custou o 1º lugar na classificação geral.
O Pinheiros foi a grande decepção do 2º turno. Nem de longe me lembrou aquele time que teve a proeza de tirar a invencibilidade do Unilever no final do 1º turno. Foram 4 derrotas: 3 x 0 Osasco e 3 x 1 Volei Futuro, São Caetano e Unilever. Contra os 3 grandes o Pinheiros jogou muito abaixo do esperado, rendeu muito pouco. Parece que o time atingiu o auge no 1º turno.
O São Caetano sofreu mais 3 derrotas no 2º turno. Começou bem, com 4 vitórias seguidas, todas de 3 x 0 (lembrem que o Sanca conseguiu perder no final do 1º turno pro Pauta/São José, que até então não tinha uma única vitória na Superliga). Chegou com muita moral pro clássico contra o Unilever. E adivinhem? O velho Sanca entrou em quadra, e levou um 3 x 0. Na sequencia perdeu pro 3 x 1 pro Usiminas/Minas. E quando todos esperavam por mais derrotas, eis que um fio de esperança se iluminou com 2 vitórias seguidas, por 3 x 1, contra os favoritos Sollys/Osasco e Pinheiros. Depois dessas 2 vitórias, quase me perde pro São Bernardo e ontem perdeu pro Cativa. Ou seja, mesmo com as 2 vitórias nos clássicos, o time ainda oscila muito.
O Usiminas/Minas começou o 2º turno atropelando geral. Venceu Unilever, Osasco e Pinheiros. Perdeu somente para o Pinheiros e o Volei Futuro. Os demais times fizeram campanhas irregulares, porém conseguiram algumas vitórias importantes, caso do Volei Futuro vencendo Usiminas/Minas e o Pinheiros; o Praia Clube derrotando o Sollys/Osasco; e o Cativa vencendo o São Caetano.
Chega de falar do 2º turno. Agora é hora de analisar os confrontos de quartas de final, que serão melhor de 3 partidas (quem ganhar 2 passa pra semifinal):

Unilever (1º) x Cativa/Oppnus (8º)



Nos 2 turnos vitória do Unilever: 3 x 2 no 1º turno e 3 x 0 no 2º. O Unilever tem o 2º melhor ataque, o 5º melhor bloqueio e somente o 12º melhor (?) saque. Conta com a 9ª maior pontuadora da Superliga, a meio de rede Fabiana (310 pontos). O Cativa é dono do melhor saque da Superliga, o 8º no ataque e o 7º no bloqueio. A jovem Tandara é a maior pontuadora da Superliga com 406 pontos e a melhor sacadora. Sua companheira, Veronica, é a 3º melhor sacadora. E é no saque que o Cativa deve apostar todas as suas fichas pra tentar endurecer o jogo contra o Unilever. Quebrando o passe do Unilever e com o sistema defensivo funcionando, o Cativa tem chances de vencer 1, talvez 2 sets. Mas não vai vencer nenhum jogo. O Unilever é muito superior e experiente.

Resultado do playoff: 2 x 0 Unilever

Sollys/Osasco (2º) x Praia Clube/Banana Boat (7º)



1 vitória pra cada lado. 3 x 0 Osasco no 1º turno e 3 x 1 Praia Clube no 2º. O Osasco tem o 3º melhor ataque, o melhor bloqueio e o 5º melhor saque. Natália é a 3ª maior pontuadora com 358 pontos, Jaqueline a 3ª melhor atacante e Adenízia a 3ª melhor bloqueadora. Já o Praia Clube é o 6º no ataque, 11º no bloqueio e 10º no saque. A pequena Elis é a 5ª melhor sacadora. É indiscutível a superioridade do Sollys. Acredito muito que a derrota no 2º turno foi falta de concentração das jogadoras, o que resultou num ganho de confiança da equipe do Praia, que jogando do lado da sua torcida, cresceu muito e o Osasco não conseguiu reverter esse quadro. Como se trata de uma fase eliminatória, o Osasco vai jogar concentrado do começo ao fim. Pode se complicar em alguns momentos, mas nada que o atrapalhe.

Resultado do playoff: 2 x 0 Sollys/Osasco

Pinheiros/Mackenzie (3º) x Volei Futuro (6º)



Confronto um pouco mais equilibrado. No 1º turno vitória do Pinheiros por 3 x 0. No 2º, Volei Futuro deu o troco e venceu por 3 x 1. O Pinheiros tem o 4º melhor ataque, o 3º melhor bloqueio e o 6º melhor saque. Fernanda Garay é a 4ª maior pontuadora (356 pontos), a 2ª melhor atacante e a melhor bloqueadora. Sua companheira Ju Costa é a 10ª pontuadora (303 pontos), 6ª no bloqueio, 10ª no saque e 7ª no ataque. O Volei Futuro é o 6º no ataque, 12º no bloqueio e 2º no saque. A dominicana Mambru é a 6ª maior pontuadora (333 pontos). Pelo 1º turno eu diria que o Pinheiros era favorito absoluto nesse duelo. Mas seu desempenho no 2º turno torna essa disputa bastante equilibrada. Com Mambru num dia inspirado o Volei Futuro pode complicar e muito a vida do Pinheiros. Pelo elenco que tem o Pinheiros continua favorito, mas se não entrar 100% em quadra, pode acabar ficando pelo caminho.

Resultado do playoff: 2 x 1 Pinheiros/Mackenzie

Blausiegel/São Caetano (4º) x Usiminas/Minas (5º)



O confronto mais disputado e mais aguardado. No 1º turno vitória do São Caetano por 3 x 1. No 2º, Minas atropelou o São Caetano por 3 x 0. O São Caetano tem o melhor ataque, o 8º bloqueio e o 9º saque. Mari é a 5ª maior pontuadora com 340 pontos e a 6ª melhor atacante. Sheilla é a 8ª pontuadora (320 pontos), a melhor atacante e a 2ª melhor sacadora. O Usiminas/Minas é o 5º no ataque, 2ª no bloqueio e 11º no saque. A norte-americana Metcalf é a 2ª maior pontuadora (399 pontos) e a 4ª atacante. A dominicana Vargas é a 2ª no bloqueio. Pelo crescimento do Minas na competição diria que esse confronto é o mais aberto de todos. Tudo pode acontecer. O Sanca chega com moral pelas 2 vitórias importantes em clássicos no 2º turno. O Minas vem com a melhor campanha, juntamente com o Unilever, com 2 derrotas. Se o trio olímpico do Sanca resolver jogar, podem até encontrar dificuldades, mas vencem essa disputa. Caso contrário, e com uma Metcalf em excelente momento, o Minas tem tudo pra se classificar pra semifinal.

Resultado do playoff: 2 x 1 Blausiegel/São Caetano

Assim, eu continuo apostando nos mesmos 4 times para as semifinais: Osasco, Pinheiros, Unilever e São Caetano. Se isso acontecer, teremos os confrontos entre Unilever x São Caetano e Osasco x Pinheiros. Até o dia 1ª de abril as semifinais estarão definidas e voltarei para analisar os confrontos. Fato é que a torcida por uma final diferente, e , principalmente, pela derrota do Unilever persiste muito acesa em mim!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Propaganda: Faber-Castell "Aquarela"

Deixando o Guaraná Antártica um pouco de lado, é hora de lembrar da época em que íamos à escola e usávamos os lápis de cor da Faber-Castell.



Um pouco de história: A Faber-Castell é um dos grupos industriais mais antigos do mundo, surgido antes mesmo da Revolução Francesa e da formação dos Estados Unidos. Desde 1761, data de sua fundação, o respeito ao consumidor, à comunidade e ao meio ambiente é parte integrante de sua política de atuação. A empresa permanece nas mãos da mesma família e atualmente é dirigida por Anton Wolfgang von Faber-Castell, membro da oitava geração, que conduz os negócios pautado por uma trajetória de quase 250 anos.
O comercial da Faber-Castell ao som de "Aquarela", sucesso do compositor Toquinho, é considerado até hoje um dos mais marcantes e inovadores da publicidade brasileira.


"Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo

Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu

Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Pinto um barco a vela
Branco navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul"

São 2 as versões: a 1ª de 1983, que nunca tinha visto. A segunda, de 1995. Eu, com meus 9 aninhos, =D, sempre parava pra ver e cantar junto!



quarta-feira, 17 de março de 2010

Videoclipe: Heartbreaker

Com 18 singles número #1 na parada americana Billboard Hot 100, Mariah Carey é a artista feminina de maior sucesso, perdendo somente para Os Beatles com 21 singles número #1. "Heartbreaker" se tornou o 14º single número #1 em 1999. E, justiça seja feita, mais do que merecido! Até hoje é sua melhor música. Como o próprio nome diz, a música diz respeito a um homem que partiu o coração de uma mulher.



Lançado como 1º single do seu 7º álbum de estúdio "Rainbow", "Heartbreaker" foi co-escrita por Mariah Carey e pelo rapper Jay-Z (Beyoncé sabe muito bem o poder que esse nome tem!). Além dos EUA, alcançou o topo nas paradas do Canadá, Nova Zelândia, Espanha e na Europa. No Reino Unido e no Brasil alcançou a posição de número #5. Foi top 10 na Austrália, Bélgica, França, Alemanha, Suiça, Itália e Holanda.
Mariah Carey foi a primeira artista a lançar uma música na internet antes de lançá-la oficialmente nas rádios. No ar na internet do dia 16 de agosto de 1999 (12 horas antes do lançamento nas rádios) até o dia 20 de agosto, a canção foi executada 375 mil vezes.
O clipe de "Heartbreaker" foi o mais caro da carreira da Mariah, com um custo estimado de US$ 2,5 milhões, sendo o 3º videoclipe mais caro de todos os tempos. Quando o vídeo foi lançado, Jay-Z tinha gravado o single "Girls Best Friend" para a trilha sonora do filme "Um Tira Muito Suspeito" e foi alvo de um curto acordo de exclusividade com a Epic Records que estipulou que ele não poderia aparecer em outros vídeos. Durante a parte da música em que Jay-Z canta, uma sequência animada com versões de Carey e suas amigas aparecem no lugar.



No videoclipe temos Mariah em 2 papéis: a loira inocente e amável e a morena "malvada", Bianca (confesso que só hoje, 11 anos depois, descobri que a Mariah interpreta a morena, rs. Está bem diferente, muito bem produzida). Em um cinema, a loira Mariah é convencida por suas amigas a flagrar seu namorado, interpretado pelo Jerry O'Connell, traindo-a. Porém, a loira descobre que ele está namorando a morena Bianca. As amigas então começam a jogar pipoca no casal e assim a Mariah morena não tem outra opção senão ir para o banheiro. Assim, a loira a segue e tenta confrontar a morena por ter roubado seu namorado. E a tentativa de conversa termina em uma briga no banheiro, inspirada no filme de artes marciais "Operação Dragão" de 1993. Outra referência no vídeo é do filme "Grease", 1978, na parte em que Mariah e as amigas se divertem na cama. O clipe termina com a Mariah loira derramando bebida no colo do seu ex.
Música contagiante e clipe divertido. "Heartbreaker", com Mariah Carey em excelente forma física e musical.


segunda-feira, 15 de março de 2010

Tirinhas: Glauco Vilas Boas

Em decorrência dos últimos acontecimentos, sou obrigado a incluir na seção "Tirinhas" os excelentes trabalhos do cartunista Glauco Vilas Boas. É uma forma de homenagem, mas também faço isso pois na época em que lia a Folha de São Paulo os quadrinhos que sempre olhava eram do Garfield, do Hagar, do Níquel e do Glauco.
Dos seus vários personagens, 3 merecem destaque: Geraldão, Dona Marta e Geraldinho. Enquanto encontrar tirinhas, postarei 3 de cada um.

Geraldão

O principal personagem do Glauco é um consumidor inveterado de uns 30 anos, solteiro que mora com a mãe - com quem tem uma relação neurótica- e continua virgem até hoje. Geraldão bebe, fuma muito, vive atacando a geladeira e toma todos os remédios que vê pela frente. No começo, ele usava uma calça sem elástico. Hoje, passa o dia todo peladão. Geraldão foi criado para o livro independente "Minorias do Glauco", lançado em 1981.
Uma personagem coadjuvante nas tiras do Geraldão é sua própria mãe. Ela não aguenta mais o filho, só que não o deixa arrumar uma namorada. É uma senhora aposentada que passa o dia arrumando tudo e, de vez em quando, espia o Geraldão tomando banho.







Dona Marta

Ela foi educada à maneira antiga e, tanto esperou seu homem, que acabou ficando para titia. Quando viu que não arrumaria namorado, passou para o ataque. Aliás, Dona Marta canta qualquer um. Pode ser o chefe, o boy do escritório, o entregador de pizza ou o salva-vidas. Mesmo não tendo o corpo em forma, ela se acha a mais gostosa do planeta. Dona Marta foi criada em 1981 junto com o Geraldão para o livro independente "Minorias do Glauco".







Geraldinho

Geraldinho é o Geraldão quando era criança. Só que, em vez de bebida, cigarro e remédios, ele é viciado em refrigerante, televisão e muito sorvete, de todos os sabores, de todas as formas. Ele é muito sacana e, ao lado do cachorro Cachorrão e do gato Tufinho, seus inseparáveis amigos, dá muito trabalho para sua mãe. Além disso, o Tufinho anda com uma turma barra pesada. São os Folgatos, que adoram atacar a geladeira da casa do Geraldinho. Na escola, o menino é impossível e só senta na turma do fundão. A mãe é a mesma personagem que, anos mais tarde, vai ser a mãe do Geraldão. A única diferença é que, aqui, ela ainda acredita que o filho vai dar certo.





domingo, 14 de março de 2010

Comunicado Importante

Nas próximas 9 semanas estarei empenhado em estudar para 2 concursos da Petrobras. E o estudo será meu foco principal. Consequentemente, não posso garantir que continuarei postando regularmente aqui no blog, embora o meu desejo seja esse. Postar ou não vai depender muito do meu dia, da quantidade de tempo que me sobrar. E, como postar nem sempre é tão rápido, pode ser que no final do dia eu queira simplesmente descansar ou assistir um seriado ao invés de escrever. Só para terem uma ideia, postagens como a de Desperate Housewives em "Eu Recomendo" e as análises da Superliga Feminina e Masculina me tomaram 4 horas. A do Oscar, por aí também. Quando a gente se propõe a fazer algo bom, de qualidade, o tempo consumido é sempre enorme. Tem certos assuntos nesse tempo que não vou poder deixar de comentar, caso dos playoffs das Superligas e outros que forem aparecendo. Mas, prometo que vou tentar ao máximo deixar atualizado.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Propaganda: Pizza com Guaraná

Depois da "Pipoca com Guaraná", é a vez de outra excelente campanha publicitária do Guaraná Antártica no ano de 1991: "Pizza com Guaraná".



Essas 2 propagandas são as melhores do Guaraná até hoje na minha opinião. Ambas são muito viciantes, com suas músicas fáceis de decorar e que grudam como chiclete, que nem aqueles refrãos de músicas pop. O Guaraná soube unir uma das melhores opções gastronômicas, pelo menos em São Paulo as pizzas são espetaculares, com um refrigerante que já tinha seu espaço no mercado, mas que almejava muito mais. E, convenhamos, que naquela época o gosto do Guaraná Antártica era muito melhor do que de hoje em dia.
Mais um jingle para entrar para história das propagandas no Brasil:


" E-eu não vejo a hora, de te cortar
Te ver mais uma vez, te saborear
Meia mussarela, meia aliche ou calabresa
Romana, 4 queijos, marguerita e portuguesa
Como é bom te ver você chegou na hora H
Adoro pizza com Guaraná"


quarta-feira, 10 de março de 2010

Videoclipe: Rehab

E com 3 sonoros "No, no, no", Amy Winehouse despontava para o mundo em 2007 com seu single "Rehab", do seu 2º álbum "Back to Black". É o hit mais premiado, com 3 Grammys em 2008: Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance Pop Feminina. A letra é autobiográfica e descreve os hábitos alcoólicos da cantora e sua recusa de ir para uma clínica de reabilitação. Sobre a origem da música, Amy disse que perguntou para seu pai se ela deveria ir para uma clínica. Ele respondeu que não, mas ela decidiu que deveria tentar. A tentativa durou apenas 15 minutos. Amy entrou na clínica, disse "olá" e explicou que bebia porque estava apaixonada mas estragou o relacionamento. E foi embora da clínica.


O videoclipe foi indicado para Vídeo do Ano no VMA 2007, mas perdeu para o fraco "Umbrella" da Rihanna. O clipe mostra a Amy Winehouse cantando com sua banda em algumas situações. Começa com Amy levantando da cama e se movendo para o banheiro. Em seguida, Amy está em uma cadeira num escritório psiquiátrico. Ao contrário da letra, o vídeo termina com Amy na reabilitação, sentada em uma cama com a banda ao seu redor.

terça-feira, 9 de março de 2010

sexta-feira, 5 de março de 2010

Tirinhas: Garfield

Mais tiras do Garfield.





quinta-feira, 4 de março de 2010

Propaganda: Pipoca com Guaraná

Com o fim precoce da seção "Data Histórica", fiquei pensando em outra para substitui-la. E enfim encontrei. "Propaganda" entra no blog a partir de hoje como seção fixa. Não sei se terá futuro em função de conseguir encontrar os vídeos das propagandas, principalmente porque meu objetivo aqui é relembrar as propagandas clássicas durante grande parte da minha vida. E isso tem início ali no começo dos anos 90. Pensando nisso, as propagandas bem que poderiam fazer parte do "Túnel do Tempo", mas acho que elas merecem uma atenção especial. "Propaganda" vai ser mais uma seção visual do que escrita, é mais pra matar a saudade.

E pra estrear essa seção, a clássica propaganda do Guaraná Antártica justamente no início da década de 90 com o jingle "Pipoca com Guaraná".



Quantas vezes não passamos vontade de comer uma pipoquinha tomando um gelado guaraná ao assistir a propaganda?! O ponto forte da propaganda sem dúvida é a música com um toque de humor e nos hipnotizando para irmos direto pra cozinha e comer essa ótima combinação.
Estão lembrados do jingle e da propaganda?


"Pipoca na panela
Começa a arrebentar
Pipoca com sal
Que sede que dá
Pipoca e guaraná, que programa legal
Só eu e você
E sempre no ar, que tal?
Eu quero ver pipoca pular
Pipoca com guaraná
Eu quero ver pipoca pular
Pipoca com guaraná
Eu quero ver pipoca pular, pular
Soy louca por pipoca e guaraná
Guaraná"

quarta-feira, 3 de março de 2010

Videoclipe: Sutilmente

Imaginem ficar mais de 3 horas pregados na parede formando um ângulo de 90º com o chão, como se vê na foto abaixo.



O Skank encarou esse desafio, e o resultado foi o clipe "Sutilmente", uma das melhores produções em território nacional. Sutilmente perfeito, eu diria.
De uma música que fala de amor, é de se esperar um clipe clichê com casal de namorados. E aí entrou a genialidade do diretor Conrado Almada. A ideia dele foi trabalhar com dois eixos que representassem o universo masculino e feminino retratados na música. Só que para isso, a banda teve que desafiar a gravidade e tocar presa a uma parede, na vertical, de forma que enquanto vemos a banda tocar normal, ao fundo teremos um balé que dança conforme a letra da música, além de uma brincadeira com a gravidade, coisas que descem, balões que sobem. A impressão que o clipe passa é de que existem ali 2 dimensões ou que há uma gravação num fundo falso sendo exibida. Caso ainda fiquem com essa impressão após assistir ao clipe, não deixem de ver o making of do mesmo.
O palco do clipe é o ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte. Os instrumentos e o microfone de Samuel Rosa foram prensados numa estrutura construída no Mineirinho e os músicos ficaram deitados em bancos e presos em cintos de segurança a uma altura de mais de dez metros. O melhor de tudo foi que os próprios integrantes não tinham conhecimento de como seria a gravação. O baterista Haroldo Ferretti disse ao saber "É meio assustador. É lógico que dá uma tensão. Eu estou curioso pra chegar ali e ter a sensação de tocar meio deitado, mas com os pés na parede" e Samuel Rosa "Não é sempre que a gente convida um diretor e ele já chega com uma ideia bacana, prontinha. Bacana até agora porque eu ainda não subi lá, mas depois que subir não sei se vou continuar achando tão bacana assim".
O clipe foi gravado num plano-sequência de quatro minutos com uma câmera de cinema digital de última geração, que é usada inclusive nos filmes de Hollywood. Na linguagem cinematográfica, plano seria algo como "o intervalo que há entre dois cortes", separando uma cena da outra. O plano-sequência é quando esse intervalo é tão longo que se pode dizer que corresponde a uma sequência inteira do filme.
"Sutilmente" do Skank, o melhor clipe do VMB (Video Music Brasil) 2009!

Quem ainda não se convenceu de que foi tudo gravado simultaneamente, eis o making of. Vale a pena assistir e ver alguns números de toda essa produção, além de ver eles literalmente colados na parede!

terça-feira, 2 de março de 2010

Túnel do Tempo: Chocolate Turma da Mônica

Quem gostava da Turma da Mônica com certeza deve se lembrar desse chocolate preto com um personagem em chocolate branco no meio. E mais, aposto que você, assim como eu, devorava primeiramente o chocolate preto pra depois saborear seu personagem num delicioso chocolate branco! Foi bom enquanto durou!



O Chocolate Turma da Mônica foi lançado pela Nestlé em 1993, em uma excelente jogada estratégica. Na década de 90 a Nestlé não tinha a liderança no segmento de chocolates. Garoto e Lacta eram marcas bem posicionadas no mercado, especialmente no segmento infantil. A entrada de outras empresas no mercado (como a argentina Arcor com a Tortuguita, e o Kinder Ovo da italiana Ferrero) aumentava a competição, e mostrava que a demanda do mercado infantil por novos produtos era grande. Então, a Nestlé decidiu utilizar a marca Turma da Mônica, em função do seu grande sucesso com o público infantil, através de propagandas nas revistas em quadrinhos e em comerciais na televisão para conseguir uma fatia do mercado.
No vídeo abaixo, entre os minutos 1:53 e 2:23, podemos ver um comercial na Rede Globo sobre os chocolates Turma da Mônica.


Em cada embalagem de 3 unidades tinha um cartão grátis. Outra maneira da Nestlé conseguir a fidelidade de seus consumidores. No total eram 20 cartões coloridos com os personagens da Turma da Mônica numa situação divertida. Consegui encontrar 3 para relembrarem!


segunda-feira, 1 de março de 2010

Frase do Mês

Mantendo a tradição, todo dia 1ª é dia da frase do mês. A de Março é:

"Quanto maiores formos em humildade, tanto mais próximos estaremos da grandeza." (Tagore)