Com o vestibular entrando na sua reta final, nada melhor do que falar do curso que decidi prestar há 6 anos: Engenharia Química. E por que dessa escolha? No meu 3º colegial ainda não sabia o que queria fazer na faculdade, então acabei fazendo uma orientação profissional, com uma psicóloga. Na época eu estava tentado a prestar Meteorologia. Tinha falado isso pra psicóloga e ela me emprestou um vídeo sobre o assunto. Ao chegar em casa, antes de assistir ao vídeo, fui dar mais uma olhada naqueles Guia de Estudante, e passando os olhos por Engenharia Química as palavras laboratório e Química me fizeram pensar "Eureka," e parecia que tudo fazia sentido, afinal Química era a minha matéria favorita. E assim escolhi seguir essa área. Meses antes do vestibular cheguei a ficar na dúvida entre prestar Engenharia Química ou somente Química, mas a ideia de estudar somente Química não me agradou muito, queria um pouco de Matemática também. Mal sabia eu no que estava me metendo!
Felizmente consegui ingressar numa das melhores faculdades de Engenharia Química do país, a FEQ, na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, a 2ª melhor universidade do Brasil. Os 2 primeiros anos de Engenharia são praticamente comuns a qualquer ramo da Engenharia, ou seja, matérias no básico. Cálculo, Física, e no nosso caso, bastante Química, com disciplinas de laboratório todo semestre. A partir do 5º semestre a Engenharia Química começa a aparecer, e em peso já. Desse momento até o seu 10º semestre a Química praticamente deixa de existir, digo praticamente pois vez ou outra você acaba utilizando algum fundamento, mas perto da Engenharia Química torna-se desprezível. Disciplinas como Termodinâmica, Fenômenos de Transporte, Operações Unitárias, Bioengenharia, Reatores Químicos, Controle de Processos e outras, tomam conta da sua grade. E qual a matéria do básico mais utilizada? Matemática, sem dúvida, afinal é Engenharia. Há 4 disciplinas de Laboratório de Engenharia Química durante o curso, nas quais podemos aplicar um pouco do conhecimento estudado em sala. Sem dúvida é um curso muito teórico e difícil.
E eu nisso tudo? A verdade é que acabei não me encantando por esse curso, pelo menos não na teoria. Tenho muita vontade de aprender na prática, sobretudo em plantas químicas com aqueles equipamentos gigantes, como na foto abaixo. Isso é algo que me atrai e muito! Talvez eu não seja um caso perdido, rs.
Semestre passado, mais especificamente em Dezembro, eu e minha turma apresentamos nosso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) num formato de Congresso de Iniciação Científica, com nossos trabalhos resumidos num pôster de 1 metro de comprimento. Uma espécie de feira de ciências. Como curiosidade, deixo aqui alguns títulos dos trabalhos a começar pelo meu:
- Estudo da influência da corrosão em trocadores de calor do tipo casco e tubo e impacto da escolha do material na análise técnico-econômica.
- Detalhamento do processo, escolha de equipamentos, construção de ladder e supervisório de uma planta industrial.
- Estudo da influência dos parâmetros vibracionais na fluidodinâmica de um leito vibrofluidizado contendo partículas inertes.- Preparação e caracterização de argilas organofílicas para remoção de derivados de petróleo (BETX) em banho finito e preparação de material suportado para uso em leito fixo.
Se há 6 anos eu tivesse a oportunidade de presenciar algo desse tipo, talvez tivesse mudado de ideia e desistido de cursar Engenharia Química.
O que quero dizer com tudo isso é que muitas vezes nos vemos obrigados a tomar decisões muito cedo, sem ter a certeza do que teremos pela frente, do que vamos enfrentar. Sem ter a certeza se faremos a escolha certa, se não iremos nos arrepender depois. E a pressão é muito grande, uma vez que a sequencia natural do colégio é a faculdade, onde vamos dar o pontapé inicial pra nossa carreira.
Pra acertar na escolha o melhor caminho é a informação. E em se tratando de cursos, sugiro ir muito além de guias de estudante, como foi o meu caso. Simplesmente li e achei que era o meu caminho. Sinceramente talvez ainda seja, não digo com 100% de certeza que não era, e sinceramente, espero que eu tenha feito a escolha certa. Mas se pudesse voltar atrás eu teria me informado muito mais a respeito. E de que maneira? Acessando páginas das faculdades, tentando encontrar no orkut alunos pra conversar sobre o curso, tirar dúvidas. Ninguém melhor do que os próprios alunos da faculdade pra dizer o que esperar.
Quem quiser saber um pouco mais sobre o curso, assim como das disciplinas, acesse o site da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp:
http://www.feq.unicamp.br/