terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Túnel do Tempo: Glub-Glub

Posso estar enganado, mas acredito muito que durante a minha infância a TV Cultura vivia sua fase áurea. Pelo menos no que diz respeito a programas infantis. Diversos clássicos do começo da década de 90 saíram de lá. E, assim como "Doug", tive a oportunidade de assistir por muito tempo a um dos melhores programas infantis que já existiu: "Glub-Glub".
Originalmente exibido entre 1991 a 1998, era um programa focado em dois peixes, ambos chamados Glub, sendo um macho e uma fêmea. Mais tarde, uma nova personagem seria introduzia, a carangueja Carol. Mas eram os 2 peixes que me encantavam, e creio eu, a todos que também assistiam. Afinal, como era possível 2 peixes com cara humana embaixo d' água? Devo ter pensado nessa pergunta muitas vezes.


O enredo básico de cada episódio trazia algum problema ou situação, cuja solução no final servia como lição de moral. Toda a ação ficava em torno dos dialógos, já que tudo ocorria sempre no mesmo local: um ponto do fundo do mar aonde havia caído uma televisão que, segundo mostrava a abertura, era abastecida por um peixe-elétrico. A televisão, aliás, era um dos maiores destaques do programa, pois era através dela que os personagens assistiam animações e em seguida comentavam sobre as mesmas, conversavam com seus telespectadores mostrando que, mesmo num simples desenho, era possível tirar alguns ensinamentos para a vida.
E a abertura do programa? Estão lembrados dela? Eu não lembrava de todos os detalhes. Mas na hora que comecei a ver, bateu uma saudade, uma vontade de ser criança novamente podendo ficar sentado em frente à tv sem qualquer preocupação com o mundo lá fora. Matem as saudades vocês mesmos da abertura e de um pequeno trecho dos peixes entrando em cena:


Muito boa não?
À medida em que ia pesquisando sobre o programa, fui relembrando de algumas animações que passavam. Foram inúmeras aliás, mas não consegui encontrar muitos vídeos, de forma que os relembrarei somente de 5:

Plonsters


O meu desenho favorito disparado, e o mais difícil de encontrar, rs. Era o famoso desenho das massinhas!!! Com uma simples bolinha de massinha era possível construir o mundo. Era incrível! Seus personagens não falavam, apenas emitiam alguns sons. E eram as situações em que se metiam que divertiam muito. Eu mesmo, revendo o vídeo hoje não tive como evitar de sorrir em determinadas cenas. Pela minha pesquisa acho que esse desenho teve algumas fases, com personagens diferentes. Mas o único vídeo que achei, sendo inclusive de algum programa alemão, eu suponho, mostra uma suposta fase que me lembro de ter acompanhado. No vídeo abaixo, o episódio de Plonster começa no tempo 2:23 e vai até 5:08.



Jimbo


Meu 2º desenho favorito. O aviãzinho Jimbo se metia em muitas aventuras. A história se passava num ficcional "Aeroporto de Londres" e contava com outros veículos falantes, como um caminhão-tanque e um helicóptero. Além de outros aviões veteranos, caso do Old Timer e do Flying Doctor. Uma curiosidade: Jimbo seria originalmente um Jumbo, porém seu designer não soube diferenciar a medida entre polegadas e centímetros, resultando na criação de um avião de menor porte. Infelizmente só consegui encontrar a abertuda do desenho.



Bouli


Nesse desenho, Bouli é o boneco de neve com vida. A história começa numa noite de lua cheia. A Dona Lua vê que o boneco de neve estava a derreter e decide dar-lhe uma segunda vida . Todos os Boulis vivem num sitio mágico, escondido na Floresta Azul onde os Boulis riem, brincam e inventam novos jogos. Como os Boulis não derretem, eles podem nada e se expor ao sol. Assim, Bouli vive aventuras engraçadas com os seus amigos e a Cebolinha, a sua apaixonada.


A Minhoquinha que Morava na Maçã


Esse era outro desenho clássico. Não tem muito o que falar. A minhoquinha vivia na maçã e vez ou outra era obrigada a defender sua casinha de alguns animais famintos, como é o caso desse episódio.


Ernest: O Vampiro


Ernest é um vampiro com dificuldades em amedrontar as pessoas, bem inseguro e covarde. A animação consistia em seus pesadelos surreais e assombrosos, sempre com finais perturbadores. No final dos episódios, ele desperta em seu caixão, assustado, e volta a dormir.


E aí, ficaram com saudades também? E seus desenhos favoritos eram os mesmos que os meus ou outros?

5 comentários:

  1. amei rever desenhos da minha infancia maravilhosa e viva em minhas lembranças! Obrigada! Samantha

    ResponderExcluir
  2. aiai,quando eu era criancinha adorava ver glubglub agora eu tenho um filhinho,e não passa mais desenhos legais como estes, queria que voltasse pra mim poder assistir com ele . . . espero um dia voltar

    ResponderExcluir
  3. como é lindo rever estes desenhos amei de verdade .obrigada até rolou uma lagriminha de saudades !!!thais .

    ResponderExcluir
  4. velho não se lembra tambem de um desenho de uma galinha q sempre se em comfusão.
    caso vc lembrar comente tambem.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo trabalho amigo. Foi muito bom rever estes desenhos que marcaram minha infância e ajudaram a construir minha personalidade. Muito obrigado.

    ResponderExcluir