quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Eu Recomendo: "Avatar"

Seria uma surpresa e tanta pra mim se alguém comentasse após minha postagem que nunca tinha ouvido falar sobre esse filme. Com tanta exposição que vem tendo, pelos recordes quebrados e pelos milhares de espectadores em tão pouco tempo, acredito que no mínimo já tenha ouvido sobre os seres azuis, habitantes de outro planeta. Por isso, só venho ser mais um a falar desse magnífico filme, "Avatar".


Em "Avatar" os humanos invadem o planeta Pandora sedentos por seus recursos naturais e hostis a seus "selvagens" ocupantes, uma população hominídea de três metros de altura e pele azulada, perfeitamentre integrada ao espetacular mas perigoso meio ambiente do planeta. Um programa de "avatares" foi implantado por uma cientista, a Dra. Grace com o objetivo de estudar a natureza e a população do lugar (afinal, só os na'avi, a tribo local, consegue respirar a atmosfera do planeta). Contudo, os militares que atuam como segurança da colônia humana corrompem o programa para outros fins. No meio do drama está Jake, um ex-fuzileiro paraplégico que acaba adotado por uma na'vi, Neytiri. Imerso na cultura de Pandora e vendo o planeta, literalmente, pelos olhos de um nativo, Jake tem uma verdadeira epifania existencial. O que Jake não esperava era se apaixonar pela Neytiri e preferir, cada vez mais, o modo de vida dos na'vi. Fatores esses que foram decisivos para sua escolha no embate final entre os humanos e os na'vis, ajudados pela deusa Eywa após um pedido de oração de Jake.


O filme encanta pelas belas imagens em Pandora. São espetaculares! A floresta, seus animais, as Montanhas Hallelujah. E é a partir do momento em que Pandora nos é apresentada, com suas belezas naturais e com seu povo, que começamos a apreciar melhor o filme. Confesso que não estava com muita vontade de assistir. Mal tinha visto o trailer inteiro. Felizmente mudei de ideia, e presenciei as cenas mais bonitas até hoje criadas.





Por trás de todo esse sucesso não poderia estar outra pessoa senão James Cameron. É impossível não tirar o chapéu pra ele, mesmo tendo gostado ou não do filme. Criar uma história fascinante do zero, imaginar um mundo completamente diferente com seres vivos e seus hábitos, estabelecer uma conexão entre eles e a natureza, e a grande maioria desse universo sendo possível de existir, fisicamente, não é pra qualquer um.
Alguns que não entendem o sucesso de "Avatar" com certeza torcerão contra na próxima cerimônia do Oscar, dia 7 de março. Imagino que já devem ter argumentado que o filme só ganhou o Globo de Ouro e recebeu 9 indicações no Oscar por causa do seu sucesso nas bilheterias. E acredito que seu sucesso pode influenciar e muito, mas não se pode negar que todas as vitórias foram merecidas, independentemente da bilheteria. Se "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" levou 11 estatuetas no Oscar em 2004, incluindo os prêmios máximos de Melhor Filme e Diretor, sendo que foi um filme adpatado de um livro e que também estava fazendo um sucesso estrondoso nas bilheterias, não será surpreendente e injusto "Avatar" ser o grande vencedor da noite. Se Peter Jackson demorou 7 anos pra gravar a trilogia "Senhor dos Anéis", James Cameron começou a escrever "Avatar" desde 1994!!!Incialmente era previsto para ser lançado em 1999, porém, segundo o próprio Cameron, não havia tecnologia suficiente na época para retratar sua visão do filme. Sendo assim, no verão de 2005 Cameron começou a desenvolver a língua nativa e a partir de 2006 o universo de Pandora. Todo esse sucesso não é a toa.
Lendo tudo isso parece que minha torcida está muito clara para "Avatar" na noite do Oscar. Mas garanto que ainda não. Até o dia 7 irei assistir mais 5 filmes, de um total de 10 indicados. E por que os outros não? Porque dificilmente terão alguma chance de vencer. O prêmio irá para um dos 5 filmes que tiveram seus respectivos diretores indicados para o prêmio, sendo eles: "Avatar", "Guerra ao Terror", "Preciosa", "Amor Sem Escala" e "Bastardos Inglórios". O 5º filme, "Um Sonho Possível", embora indicado a Melhor Filme, assistirei apenas para ver se Sandra Bullock merece ou não levar seu 1º Oscar na carreira. Após assistir todos os filmes sem dúvida terei minha opinião e minha torcida, e aí voltarei a falar de Oscar.
Pra quem não viu o filme e pra quem viu e quer relembrar um pouco, o trailer oficial. Infelizmente não está legendando. Mas vale mais a pena reparar nas belas imagens!

Um comentário:

  1. Acho que Cameron tem méritos gigantes, e por isso merece ser agraciado como Diretor, de longe!

    Mas, se você parar pra pensar que nenhuma atuaçao foi indicada e nem mesmo uma indicação a roteiro o filme teve, percebe-se que ele não tem o suficienta para ser considerado melhor filme. Isso não me impede de concordar que, pra O Retorno do Rei ter sido considerado melhor filme, ou a Academia enlouqueceu ou só tinha porcaria concorrendo, mas aí é outra história.

    De qualquer forma, apesar de achar que Avatar será agraciado, sim, com o Oscar de Melhor Filme principalmente pela sua bilheteria e não pelo seu conteúdo (entenda-se: todos os demais Oscars que Avatar levar serão merecidíssimos, mas Melhor Filme, não!), meu favorito é e será Bastardos Inglórios.

    ResponderExcluir