domingo, 14 de fevereiro de 2010

Superliga Feminina 2009/2010

Assim como a Superliga Masculina, há 5 edições que a Superliga Feminina é decidida por 2 times: Rexona-Ades (RJ), atual Unilever, e Finasa/Osasco (SP), atual Sollys/Osasco. A última vez que o time de Osasco levantou o troféu foi na edição 04/05. Depois disso foram 4 vitórias seguidas do Rexona. Também na Superliga Feminina, sempre se ouve que estamos diante da edição mais equilibrada da história. Pode-se dizer que essa edição está um pouco mais equilibrada que as anteriores, mas é bem diferente da Superliga Masculina, porque somente 4 times tem chances de ser campeão. E, infelizmente, as chances de uma mesma final pelo 6º ano consecutivo não são pequenas.
A atual edição da Superliga Feminina tem 13 equipes e essa semana também foi encerrada a 2ª rodada do 2º turno. A classificação até essa rodada é a seguinte, e novamente classificam-se os 8 primeiros colocados:



Analisando a tabela vocês podem até dizer que temos um equilíbrio. No meio da tabela realmente a briga está embolada. Mas essa briga vai terminar quando os playoffs começarem. O que quero dizer é que, dificilmente na Superliga Feminina o 8º, 7º e 6º colocado vão conseguir vencer o 1º, 2º e 3º colocados, mesmo que esses últimos não estejam num bom dia. A superioridade é muito maior no feminino. Lógico que sempre é possível ter surpresas, como já ocorreu nessa edição (saiba mais nas análises das equipes), mas no final os favoritos vão avançar. Na edição passada, Rexona e Finasa eram os francos favoritos. Na semifinal tiveram que suar para vencer Brusque/BrasilTelecom e Blausiegel/São Caetano, respectivamente. Mas venceram e confirmaram seus favoritismos.
Voltando pra classificação, temos um fato inédito. O Unilever aparece com 3 derrotas. Sabem quando foi a última vez que o Unilever perdeu 3 jogos numa edição da Superliga? Foi justamente no último título do Finasa, em 04/05 (ao fim, uma tabela com todos os campeões até hoje). Na grande final o Finasa, comandado na época pelo técnico José Roberto Guimarães (único no MUNDO a ser campeão olímpico em duas Seleções, a Masculina em 1992, e a Feminina em 2008) fez 3 jogos a 0 contra o Rexona, do técnico Bernardinho, garantindo o tricampeonato. E nem estamos no final do 2º turno e o Unilever já está com 3 derrotas. O Osasco e o Pinheiros seguem liderando após uma excelente campanha no 1º turno. Osasco poderia estar isolado na liderança, invicto ainda se não fosse pelo tropeço que sofreu. O São Caetano, embora com 4 derrotas, não faz uma boa Superliga. A equipe do Usiminas/Minas faz uma boa campanha diante de seu elenco limitado e do jogo concentrado nas 2 estrangeiras. O Volei Futuro, sob o comando do técnico William segue firme na briga com o Usiminas/Minas pela 5ª colocação e alterna bons jogos com ruins. Esses 6 times tranquilamente estarão na próxima fase. Das 2 vagas restantes, a briga fica entre Praia Clube, Cativa e Sport. Correndo muito por fora estão o time do Mackenzie/Newton Paiva e São Bernardo. O Cativa, vulgo Brusque/Pomerode, é a grande decepção pra mim nessa Superliga. Um time com jogadoras experientes e que já treinaram nas grandes equipes, como a ponta Suelle, ex-Finasa, a meio Cláudia, ex-Rexona e Tandara, ex-Finasa, que é a maior pontuadora da Superliga até o momento com 237 pontos marcados. O Cativa teve o azar de perder 2 jogadoras de meio, que seriam titulares, antes mesmo do começo da Superliga, mas mesmo assim, decepciona. Com o time que tem era pra estar brigando junto com o Volei Futuro pela 5ª posição, mas pelo contrário hoje nem estaria classificado entre os 8. O Sport/Banco BMG é outra equipe que conta com nomes experientes, como a levantadora Fabiana Berto, as meios Paula Barros e Flávia Assis e a oposta Nikolle Correa. E, ao contrário do Cativa, faz uma campanha boa. Está em 10º lugar, mas com 2 jogos a menos. Em tese, está na 7ª posição, atrás do Volei Futuro.
Na Superliga Feminina analisarei 5 equipes de destaque.

Sollys/Osasco



Da esquerda pra direita: Adenízia, Thaíssa, Jaqueline, Sassá, Natália, Ana Tiemi e a baixinha Camila Brait. Todas na Seleção Brasileira. Em comparação com a temporada passada, sai Paula Pequeno (melhor jogadora das Olimpíadas de Pequim) e entra Jaqueline, e Ana Tiemi enfim se torna a levantadora titular, deixando a campeã olímpica, Carol Albuquerque no banco. Pelo 2º ano o Osasco tem o melhor elenco disparado. E como foi perder ano passado? Ninguém consegue explicar. Quer dizer, acho que é claro que o problema está na comissão técnica. Afinal, o Finasa conquistou 3 títulos consecutivos (veja no final tabela com todos os campeões e vice-campeões da história da Superliga) sob o comando do José Roberto Guimarães, e após Luizomar de Moura assumir o comando foram 4 derrotas! Por que ele ainda está no comando?!
O Sollys/Osasco chega nessa Superliga mordido pela perda do Campeonato Paulista, competição que não perdia desde 2001, e pelos 4 últimos vice-campeonatos. Jaqueline, Sassá e Camila formam a melhor linha de passe dessa Superliga, facilitando o trabalho da jovem, porém excelente, levantadora Ana Tiemi. Adenízia continua bloqueando muito e Thaíssa, a única que tenho certeza que será titular na Seleção no Mundial, é a bola de segurança pelo meio de rede. Mas quem vem jogando muito mesmo é Natália. Diferentemente da Seleção, onde joga como ponteira, no Osasco ela é oposta. E isenta do passe, fundamento que ainda precisa aprimorar, ela apenas se preocupa em atacar. E cada ataque! Não é exagero o que dizem por aí que seus ataques são parecidos com o masculino. Ela tem uma força incrível, além de saltar muito. No clássico contra o Unilever, foram 34 pontos! Ela é a 2ª maior pontuadora da Superliga com 221 pontos. Tenho certeza que em pouco tempo será considerada a melhor jogadora do mundo. Tem muito potencial e o Zé sabe disso.
O Osasco vinha com uma campanha excelente até a 12ª rodada do 1º turno. Tinha vencido Usiminas/Minas e São Caetano por 3 x 0 e o Pinheiros por 3 x 2, numa revanche da final do Paulista. Mas foi protagonista da 1ª zebra da competição. Jogando fora de casa perdeu por 3 x 2 pro Sport. Sem desmerecer a equipe do Sport, que como já falei conta com jogadoras experientes, mas o Osasco tem uma equipe infinitamente superior e não podia perder. Em seguida recuperou-se no clássico contra o Unilever, vencendo por 3 x 2 e impondo a 2ª derrota consecutiva pra equipe carioca.
Como sempre, candidato ao título, mas pra isso precisa esquecer o passado de derrotas e se concentar somente nessa edição.

Pinheiros/Mackenzie



Tradicionalmente, a equipe do Pinheiros é conhecida pela sua excelente parte defensiva. É daqueles times chatos que não deixa a bola cair. Nessa temporada o time apostou no lado ofensivo e com o comando do Paulo Coco, assistente técnico do Zé na Seleção, tem tudo pra quebrar a hegemonia de Osasco e Unilever. Das 18 jogadora convocadas ano passado para a Seleção Brasileira, 3 estão no time do Pinheiros, embora nenhuma delas tenha tido chances em alguma competição. São elas: a ponta Fernanda Garay, a morena na direita do lado da que está segurando o troféu, a levantadora Fabíola, abaixo da Fernanda bem no canto direito, e a oposta Lia, agachada embaixo da Fabíola. E as 3 vem demonstrando que não foram convocadas a toa. Fernanda Garay é a 4ª maior pontuadora, com 206 pontos. O Pinheiros aposta no força do seu conjunto para vencer. Thaís, a baixinha de 1,74 m e que está atrás do Paulo Coco no lado esquerdo, é o coringa do time. Na impressionante vitória contra o Unilever por 3 x 2, de virada pois perdia de 2 x 0, ela foi o nome do jogo. Entrou no meio do 2º set, no lugar de uma apagada Garay, e comandou a vitória do Pinheiros.
A equipe do Pinheiros provou no 1º turno que o título do Campeonato Paulista não foi algo passageiro. Ganhou do São Caetano e do Unilever po 3 x 2 e perdeu pro Sollys/Osasco pelo mesmo placar. Com essas atuações, o Pinheiros se credenciou de vez para o título, mostrando que não se intimida mais com os times grandes.

Unilever



Hexacampeão da Superliga e com uma comissão técnica incrível e que faz a diferença. Senão não teriam vencido as últimas 4 edições, sendo que nem sempre tiveram uma equipe superior a do Osasco. Bernardinho é um técnico fora de série. Muito perfeccionista e operário, sempre consegue fazer suas jogadoras renderem mais do que podem. O que não gosto nele, há um bom tempo já, é de seu temperamento explosivo a cada ponto perdido. Sinceramente, ele gosta de fazer uma cena. Não perde uma. E por todo seu histórico, adora querer apitar o jogo. Sempre que acha que está com a razão em alguma marcação duvidosa da arbritragem, revolta-se descontroladamente com juízes e bandeirinhas.
A equipe titular continua a mesma do ano passado. Da esquerda pra direita na parte superior, a meio Fabiana, titular absoluta na Seleção, a oposta Joycinha, que vira e mexe é substituída pela Monique (uma das 2 gêmeas na foto, não me perguntem qual delas, rs) e Érika, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Sidney e a maior pontuadora da história da Superliga. Do outro lado, na parte superior ainda, a meio Carol Gattaz, também da Seleção, e a ponta Regiane. Completam o time a líbero Fabi (#14) e a levantadora Dani Lins (#4), capitã e titular da atual Seleção. É uma equipe de muito respeito e acostumada com decisões. Chegou na penúltima rodada do 1º turno como a única equipe invicta. E tinha tudo para terminar o turno isolada na liderança. Veio a São Paulo para 2 jogos importantíssimos. Primeiro contra o Pinheiros e depois o clássico contra o Osasco. No jogo contra o Pinheiros, o Unilever começou arrasador. Venceu o 1º set e no 2º chegou a vencer por 18 a 8. Eu, entediado ao assistir à partida, acreditava num 3 x 0 do Unilever e passaria a achar que o Pinheiros não teria muitas chances nessa Superliga. Para a minha surpresa, o jogo mudou absurdamente. O Pinheiros perdeu o 2º set, mas por 25 a 22. Enquanto o Unilever fez mais 7 pontos, o Pinheiros fez o dobro, 14. O Unilever deixou o Pinheiros crescer naquele set, e caiu de produção nos sets seguintes e acabou perdendo o jogo e a invecibilidade. Pra piorar a situação, nova derrota no clássico contra o Osasco, que tinha tudo para vencer por 3 x 1, mas no tie-break confirmou a vitória. A derrota pro Osasco foi normal, qualquer um ali poderia ganhar. Contra o Pinheiros, não que o Pinheiros não tenha merecido ou que não tivesse chances de vencer, mas da forma como o Unilever estava jogando até aquele 18 a 8, não se esperava uma queda tão grande de produção. E nessa semana, pra grande surpresa de todos, Unilever sucumbe diante do Usiminas/Minas por 3 x 1.
Não posso deixar de falar que o time vem sofrendo com contusões. Carol Gattaz está com lesão há um bom tempo. Até voltou a jogar mas sentiu a lesão novamente. Pra piorar, sua substituta, Dani Oliveira, sofreu uma ruptura no tendão de Aquiles do pé esquerdo e está fora do restante da Superliga. Sobrou para a jovem Mara substituir Carol até ela voltar. Independentemente das lesões, parece que o Unilever atingiu seu auge bem antes do esperado. Até o 18 a 8 contra o Pinheiros, o time vinha jogando muito bem, seguro, atropelando seus adversários. Mas do nada começou a cair de produção. As únicas que ainda estão firmes são a Érika e a Fabiana. O resto anda cambaleando muito. Joycinha é a pior. Reserva na Seleção, suas atuações andam pífias. Perdeu completamente a confiança. Juro que não sei o que o Zé vê nela. Coitada dela que sonha em ser titular. Nem ralando muito vai conseguir. Pelo menos enquanto a Sheilla estiver lá ela nunca vai ter chance. A Lia do Pinheiros está merecendo muito mais esse posto de reserva. Regiane ultimamente tem proporcionado muitos momentos de risada. É uma cagada atrás da outra. E olha que já foi convocada pra Seleção também. Fabi não compromete muito, mas desde 2008 que ela não joga tão bem. Enquanto isso no Osasco, Camila Brait segue brilhando, mas segue sem chances na Seleção, apenas viaja para fazer turismo. E Dani Lins começou bem a Superliga, disposta a apagar seu péssimo desempenho na Copa dos Campeões pela Seleção, mas anda tropeçando um pouco.
Unilever tem time de sobra pra ser campeão. Só precisa reencontrar a confiança do seu jogo. E com um Bernardinho no comando, não é muito difícil isso.

Blausiegel/São Caetano



Pra quem leu minha análise da Superliga Masculina, eu diria que o time do São Caetano é uma mistura do Pinheiros/Sky e do Vivo/Minas. Na temporada passada repatriou as 3 campeões olímpicas: a ponta Mari, a levantadora Fofão (melhor de Pequim) e a oposta Sheilla. Logo, assim como o Pinheiros/Sky, teve status de time galático. O objetivo era simples: quebrar a hegemonia na Superliga e conquistar o título inédito. Bem que tentaram, mas caíram nas semifinais pro Finasa. Nessa temporada, contrataram o técnico Mauro Grasso, bicampeão da Superliga Masculina pelo Banespa/Mastercard e pelo Telemig Celular/Minas, e a cubana Regla Bell, tricampeã olímpica e bicampeã mundial defendendo a Seleção de Cuba. Foi a contratação da temporada!! E agora recorro ao time do Vivo/Minas, pois assim como o Salmon, Regla Bell enfeita o banco durante os jogos. Segundo o Mauro, ela ainda não está na sua melhor forma física, sendo portanto sua 4ª opção na ponta. Vejam bem, a QUARTA opção! Ela até pode estar um pouco fora de forma, mas estamos em Fevereiro já, no 2º turno. Quanto tempo mais ela precisa pra entrar na melhor forma? E, sinceramente, não tem melhor forma de entrar em forma do que jogando. Mas o Mauro insiste em não fazer isso. Não me recordo de qual jogo que assisti e ele jogou o 3º set inteiro. A Fofão quase não levantou bola pra ela. Era visível que estava sem ritmo de jogo. Agora, se o Mauro acha que colocar ela numa semifinal vai ser suficiente pra levar o São Caetano ao título, está muito enganado. Regla Bell pode ser decisiva numa partida, mas pra isso precisa de ritmo. Acorda Mauro! O time ainda sofre muito com o passe. Mari e a líbero Suellen, bem acima do peso, não conseguem ser regulares nesse fundamento, fazendo o jogo da Fofão muito previsível. Sheilla é a única que vem tendo atuações regulares e hoje é a 6ª maior pontuadora, com 195 pontos.
O São Caetano, pela 2º temporada, decepciona. Vocês podem até achar estranho eu falar isso, ainda mais que até agora foram somente 4 derrotas na competição. O problema está justamente na forma como aconteceram essas derrotas, com exceção do 3 x 2 a favor do Pinheiros. Novamente como o Vivo/Minas, o São Caetano diante dos times grandes sucumbe. Unilever e Osasco aplicaram um 3 x 0 sem muito trabalho. O São Caetano simplesmente para diante dessas 2 equipes. Foi assim na temporada passada, até a semifinal quando conseguiu vencer seu primeiro jogo contra o Osasco. Até hoje nunca ganhou do Unilever. E, na penúltima rodada do 1ª turno, foi o responsável pela grande zebra da competição até agora. Se voltarem na tabela de classificação, o time de Pauta/São José tem apenas 1 vitória em 14 jogos e é o último colocado. Acho que está óbvio quem conseguiu a proeza de garantir a 1ª vitória do São José na Superliga. Falar que foi uma zebra é até um elogio, foi um verdadeiro vexame! A Fofão foi a única que não jogou, mas sinceramente, mesmo com o time reserva o São Caetano tinha obrigação de vencer por 3 x 0. Mas, perdeu por 3 x 2, jogando em casa ainda.
O São Caetano tem 3 campeãs olímpicas que podem fazer a diferença nos playoffs. Mas pra sonhar com uma final inédita, vai ter que fazer o impossível e deixar a cubana em excelente forma até o começo dos playoffs.

Usiminas/Minas



Se não fosse por essas 2 jogadoras sorridentes, o Usiminas/Minas não estaria tão bem no campeonato. Nancy Metcalf, a oposta norte-americana, e Annery Vargas, a meio dominicana. As 2 figuram entre as 10 maiores pontuadoras da Superliga. A Metcalf, em 3º com 207 pontos, e Vargas em 10º com 185 pontos. Sem desmerecer as outras integrantes da equipe, mas elas estão num nível bem superior. Acho até um pecado elas terem vindo parar num time como o Minas. A Nancy deveria ter ido pro Unilever, substituir a Joycinha e a Vargas poderia ter ido pro São Caetano ou Pinheiros. Seriam bem melhor aproveitadas. Mas por outro lado, elas ajudam o Minas a tentar complicar a vida das outras 4 equipes mais fortes. E foi o que aconteceu ao vencerem o Unilever. Metcalf fez 25 pontos na vitória por 3 x 1.
O Usiminas/Minas é um time perigoso, que vive muito em função das 2 estrangeiras. Não tem chances de chegar na final. Mas é o único time que pra mim pode surpreender nas quartas e avançar para as semifinais. E pra isso acontecer, vai ter que ser num dia muito inspirado da norte-americana e da dominicana.

Equipes analisadas, agora é a hora de dar meus palpites:
Classificados para os playoffs: Sollys/Osasco, Pinheiros, Unilever, São Caetano, Usiminas/Minas, Volei Futuro, Sport e Cativa.
Semifinalistas: Sollys/Osasco, Pinheiros, Unilever e São Caetano.
Finalistas: Sollys/Osasco e Pinheiros.
Campeão: Sollys/Osasco.
É pelo desempenho do Pinheiros até o momento que acredito que vai chegar na grande final. Tenho certeza que o Unilever vai chegar bem para as semifinais e como é um time de decisões, deve ser muito respeitado. Apostando no Osasco, parece que estou apostando na volta da hegemonia do time paulista. No fundo, o que mais desejo é ver o Unilever não sendo campeão pela 5º vez seguida. E acredito que em uma final entre Osasco e Pinheiros, o Osasco tem muito mais chances, principalmente por não ter do outro lado seu grande fantasma dos últimos anos. Mas mesmo que Unilever e Osasco voltem a fazer a final, ainda assim aposto minhas fichas na equipe paulista. Queria muito uma final completamente diferente, entre São Caetano e Pinheiros, mas o São Caetano está muito longe de conseguir chegar na final. E não vou me surpreender se o Usiminas/Minas roubar o lugar do São Caetano entre os semifinalistas.
Assim que o 2º turno terminar, volto a comentar sobre a Superliga Masculina e Feminina, analisando os confrontos das quartas de final. Aí saberei se ainda terei chances de acertar meus palpites para as semifinais.

Encerro da mesma forma que o post da Superliga Masculina, com todos os campeões e vice-campeões da história da Superliga.



O time de Osasco esteve presente nas últimas 8 finais de Superliga. É uma marca incrível. Mas, sua incapacidade de vencer, faz também dele o maior perdedor, com 7 vice-campeonatos (os 2 primeiros vices, sob o nome de BCN nem eram de Osasco, mas o time é o mesmo). Ao contrário do Rexona, que em 8 finais, perdeu somente 2. O Estado de São Paulo aparece com 7 conquistas, seguido pelo Rio de Janeiro com 5, Paraná com 2 e Minas Gerais com apenas 1 título. No título do Rexona em 05/06, Fernanda Venturini se despedia das quadras, conquistando seu 11º título. Contando que ela participou 12 vezes da Superliga, só perdeu em 2 ocasiões. Incrível! E uma delas foi a melhor final de Superliga, na minha opinião. Em 00/01 Flamengo e Vasco fizeram uma final eletrizante, lotando o Maracanãzinho. Flamengo, de Virna (sempre torci por ela, =D), Leila, Gisele e da norte-americana Tara Cross, comandadas pelo Luizomar (seu único título até hoje) contra o Vasco da técnica Isabel, da própria Fernanda, da Ida e da croata Natasha Leto. Um Vasco que até aquela final era soberano nos confrontos contra o Flamengo desde o Campeonato Carioca. Mas na grande final, o Flamengo se superou e venceu a série por 3 jogos a 1. O 4º jogo foi o único a ir pro tie-break. E mais pela instabilidade emocional do Flamengo que no 4º set chegou a abrir 14 a 8 (e eu, inocente, começava a comemorar o título nesse placar; e o pior foi que não aprendi a lição naquela época. Somente depois do 24 a 19 em Atenas é que aprendi de vez a não comemorar antes da hora) e levou a virada. E num tie-break espetacular, comandado pela Virna, eleita a melhor jogadora daquela Superliga, o Flamengo venceu por 17 a 15 conquistando o título inédito. Até hoje tenho esse jogo gravado =D.

18 comentários:

  1. Gostei dos comentarios ... E como vc acredito q o minas passe pelo sanca nas 4°, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog Marcelo.

    Acredito que o São Caetano tem muito a mostrar na superliga ainda. É revoltante ver a Regla Bell no banco. Mas ainda acredito na superioridade sobre o Minas, que como vc disse depende muito do desempenho das estrangeiras.

    Quanto ao Brusque/Pomerode, eu diria que eu já esperava um desempenho bastante irregular, uma vez que há ausências importantes da última superliga para essa. O time é muito dependente da atuação da Tandara. Quando ela não está bem o conjunto não desenvolve. O Brusque hj teve uma atuação fraca, apesar da vitória sobre o Mackenzie, que dentro das suas limitações fez uma boa partida.

    Quanto ao Rio de Janeiro (Unilever), acho que a Carol Gattaz é um desfalque importante. Ela é a válvula de escape do time nos momentos de dificuldades, juntamente c/ a Fabiana. Regiane e Joycinha são jogadoras de qualidade, porém muito irregulares. Isso eu acredito que elas adquiram com o tempo, pois são muito jovens. Já a irregularidade da Érika é um pouco espantosa para mim. É uma jogadora experiente, vencedora, com um novo record, mas mesmo assim ela peca muito ainda. Acredito na qualidade dela, mas confesso que esperava mais.

    E o fato de a Joycinha compor a seleção, acho que ela é merecedora. No momento existem jogadoras com qualidade maior que a dela, sem dúvidas, mas ela está em desenvolvimento e tem muito potencial para brilhar na seleção. Quem eu não entendo que faça parte da seleção é Ana Tieme. Acho a Carol e a Fabíola 10x melhores que ela. Elas são mais ousadas e sabem lidar melhor com a pressão do jogo. A única vantagem da Ana Tieme é a altura.Mas a Dani Lins é a melhor de todas, sem dúvidas, apesar de alguns momentos que ela parece que ela se desespera e coloca os pés pelas mãos.

    Voltando à Superliga 2009/2010, o Pinheiros é um time com uma qualidade impressionante. Eu acredito que o Pinheiros leve o título dessa superliga, por ser um time mais aguerrido e com muita vontade de vencer. Ficou provado já no campeonato Paulista que elas não estão vindo à passeio, uma vez que venceram lindamente o Osasco. Acredito em uma final composta por Pinheiros e Osasco, com vitória do Pinheiros (vou discordar de você). A Fernanda Garay está voando nessa superliga. Ela lidera as estatísticas de ataque e bloqueio. E com uma levantadora como a Fabíola, o auxílio luxuoso de Lia, Bárbara e Thais (como alternativa), elas tem um elenco fortíssimo.
    O Sollys também dispõe de um elenco ótimo, com destaque para a Jaqueline que para mim é uma das melhores jogadoras da superliga e do mundo. Só que eu acho que para um time desse gabarito, elas ainda falham em alguns momentos importantes. A Adenízia é uma ótima bloquedora, só que não é boa atacante, então não acho que bolas importantes devam ser com ela. Assim como eu acho que a Thaissa é pouco aproveitada em jogos importantes e então elas dependem muito da Natália, que quando está bem atropela, mas quando não está erra uma atrás da outra, sem contar que o passe dela é tipo o da Regiane, ou seja, tem muito a desenvolver.

    Enfim, por hora acho que é isso que eu tinha a dizer.
    Parabéns pelo seu blog. Eu adoro vôlei e achei sua análise bastante completa.

    Obrigado,

    Andre

    ResponderExcluir
  3. Oi Andre,

    Muito obrigado pelos elogios e pelo seu comentário. Com certeza acrescentou muito para a minha análise. É muito gratificante pra mim ver que alguém não só leu como expressou sua opinião. Obrigado mesmo.
    Realmente é muito revoltante ver a Regla no banco. Vou ficar muito =O se ela renovar o contrato com o Sanca. Enquanto eu escrevi essa análise acompanhava o jogo do Brusque. Um jogo sofrível mesmo, e é bem o que vc falou, depende muito da Tandara, mas confesso que mesmo sabendo disso eu esperava um pouco mais.
    O único ponto que discordo de vc é em relação a Tiemi, que pra mim é melhor que a Dani, mas respeito sua opinião, claro. Ela só precisa jogar mais. Ainda bem que Luizomar percebeu isso. Não consigo depositar confiança na Fabíola, acho ela bem irregular, embora seja a mais ousada das 3. E a Carol, nunca gostei dela, muito imprecisa e previsível, ainda mais quando ela vai fazer uma china, ela de lado já indica tudo, rs.
    No fundo estou torcendo pro Pinheiros ser campeão mesmo, mas tenho minhas dúvidas se numa final de Superliga o emocional delas vai estar bom, sabe como mulher é né? Por isso que acho que se for contra um Sollys elas perdem. Embora o Sollys seja um eterno loser, acredito que não pegando Unilever na final vai dar mta confiança pra elas enfim vencerem. Mas vamos ver né! E concordo que a Thaíssa é pouco aproveitada. Pra mim ela tinha que ser utilizada da mesma forma que Fabiana é no Unilever. São 2 jogadoras excepcionais, bolas de segurança pelo meio, não pode deixar de usar não. E Natália alterna excelentes jogos com alguns apagões mesmo, mas acho que ela tá chegando perto de se tornar regular. Já foi muito pior.
    Vamos ver o que esse 2º turno nos reserva e ver os playoffs depois!
    Valeu mais uma vez pelos comentários!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcelo,

    Cara, é muito legal conversar sobre vôlei com quem entende e tem uma opinião crítica bem fundamentada. Em breve, comentarei alguma coisa na sua análise do masculino também. rs

    Agora voltemos ao vôlei (rs). Deixa eu me explicar sobre a Ana Tieme. Acho que do jeito que eu me expressei pareceu que ela é a pior jogadora do mundo na posição. E não é isso que eu penso. Só acho que assim como a Joycinha, a Regiane, ela é uma jogadora que tem potencial para chegar ao ápice na sua carreira, mas ainda tem um bom trajeto até lá. Na minha percepção, ela não joga tão bem na seleção, como joga no Osasco. Acho que ela sente mais a falta de entrosamento com jogadoras de outros times do que as levantadoras mais experientes. Ultimamente não tenho acompanhado muitos jogos do Osasco, pq não tem passado muitos na televisão, mas na época que era Finasa ainda, eu até lembro que eu olhava ela e pensava "a Ana Tieme joga muito", aí eu olhava na seleção brasileira e me perguntava "pq a Ana Tieme está tão ruim?". Mas acredito que ela está em uma evolução muito boa, em breve eu acho que ela estará no nível das demais.
    Quanto à Natália, você disse tudo, ela já foi muito pior. E acho que ela está no mesmo caminho que a Ana Tieme. Eu até queria ressaltar um comentário que eu fiz, quanto ao passe da Natália, que era ruim e tal, mas na Superliga ela joga de oposta né, é na seleção que ela é ponta. Então, nesse quesito ela não atrapalha muito no Sollys, que tem exímias passadoras, como a Jaqueline, Sassá, Camila Brait (essa tem que ser né rs).

    Marcelo, o que vc acha da atuação da Fofão no Sanca? Eu tenho a impressão de que ela já não é a mesma que conquistou o título olímpico. Porque com jogadoras como Sheila e Mari (não acho que a Mari seja uma ótima jogadora, acho que existem jogadoras muito melhores do que ela, mas... ela tem certo peso no seu nome), o São Caetano não tem um ritmo de jogo bom, a distribuição da Fofão é pouco variada ao meu ver (em alguns momentos ela insiste no erro). Não que eu ache que ela perdeu a qualidade, longe disso, ainda acho ela fantástica, mas ela perdeu um pouco da forma depois que deixou a seleção e isso pesa no Sanca.

    Ah, o que vc achou do record da Érika como maior pontuadora da superliga, da Fabiana ultrapassar seu 500º ponto de bloqueio ( a 2ª maior bloqueadora da Superliga, perde só pra Valeskinha, com 580)?
    Eu achei fantástico. Elas são jogadoras excepcionais, apesar de eu achar que a Érika já esteve em melhor forma, e entraram definitivamente para a história do Vôlei. É ótimo acompanhar a evolução dessas campeãs e comemorar as marcas que elas atingiram. De fato, não é para qualquer um. E para ultrapassar essas marcas, as demais vão ter que suar a camisa.
    Acho muito legal e saudável esse tipo de "disputa" por recordes, mostra todo o potencial das nossas jogadoras e nos dá segurança para o futuro do voleibol brasileiro.
    Mas o mais interessantes é que elas atingem essas marcas naturalmente. Elas nem sabiam que já tinham tantos pontos. É o fruto do trabalho árduo que fica registrado na história. Muito show.

    Valeu Marcelo!
    Como eu já disse, é bom conversar com quem entende de vôlei, pois a gente descobre opiniões diferentes, surgem outros ângulos para avaliar o voleibol, nossa percepção fica mais aguçada. Eu não conheço muitas pessoas que gostem realmente de voleibol, a maioria enxerga somente como mero entretenimento, aí a conversa não flui. Bom é conversar com quem acompanha. rs.

    Abraço brother
    E vamos ver como se desenrola esse campeonato. Acredito que teremos algumas surpresas ainda pela frente. rs

    ResponderExcluir
  5. Oi Andre,

    Confesso que fiquei muito feliz com a sua, digamos assim, réplica, rs. É a 1ª vez que alguém volta a comentar no meu blog. E o melhor ainda é conversar com um bom entendedor de vôlei, algo difícil de ser encontrado mesmo, ainda mais no país do futebol!

    Agora entendi sua opinião em relação a Ana Tiemi. Eu ainda discordo um pouco de você em relação a ela jogar melhor no Osasco. Pelo menos na Copa dos Campeões, pra mim, ela foi muito bem, entrou no fogo lá, pq acho que ninguém esperava que a Dani fosse cair tanto de produção, e pra mim ela deu conta do recado. O pouco que acompanhei da Tiemi na Superliga gostei bastante do que vi. Ela precisa ainda de muito ritmo de jogo, coisa que a Dani tem de sobra por ser titular há muito tempo do Rio. Mas, diferentemente da Carol, a Tiemi é muito mais precisa, e mesmo sendo bem mais jovem, especialmente com as bolas de ponta, sendo que nunca foi o forte da Carol. Quanto a Seleção, acredito que Dani continuará sendo a titular, mas a Tiemi ainda vai crescer muito como vc falou, e quando isso acontecer acho que aí já era, Tiemi titular absoluta.

    A Natália tá voando mesmo, principalmente por ficar livre do passe. Mas quero ver na Seleção, pq o Zé insiste que ela deve ser ponteira, assim como fez com a Mari. Mas se ela já for um pouco melhor do que a Mari no passe, rouba a vaga de titular fácil. Eu gosto da Mari, exceto seu gênio seco, rs, mas acho uma otima jogadora e bem amadurecida hoje.

    Concordo com vc quanto a Fofão. Ela caiu mesmo de produção depois de Pequim. Não tem nem comparação com a jogadora que ela estava em 2008. Sem dúvida ela foi uma das grandes responsáveis pelo ouro. E no Sanca não anda rendendo a mesma coisa. O passe ruim contribui, mas mesmo assim, ela de fato insiste no erro. Gostaria muito de ver o Sanca crescendo na reta final, ver Sheilla e Fofão destruindo.

    Sobre os recordes, gostei muito da Érika e da Fabiana os terem alcançado! A Érika, por toda sua história no voleibol é muito merecedora. Gostava muito mais dela na época de 2000, quando estava no auge na Seleção. Hoje em dia ela larga demais, fora os tocos que leva, mas mesmo assim é uma jogadora excepcional, completa e merece o recorde. A Fabiana é uma das melhores meios de rede do mundo pra mim. Bola de segurança ela e uma muralha também. Logo ultrapassa o número da Valeskinha e como ainda é nova, vai ficar muito mais a frente! E realmente, elas nem sabem quando estão próximas, só sabem pq a mídia fica falando. E mostra muito bem o potencial das nossas jogadoras. Acredito que a Natália é uma que pode quebrar esse recorde da Érika. Daqui uns 10 anos quem sabe algo muda, rs.

    O masculino a tônica é o equilíbrio, mas não sei quanto a vc, eu prefiro muito mais comentar e assistir aos jogos do feminino, rs.

    Abraço!
    E aguardo mais comentários seus. E fiquemos de olho. Tomara que surpresas aconteçam mesmo!!

    ResponderExcluir
  6. "Thaíssa, a única que tenho certeza que será titular na Seleção no Mundial, é a bola de segurança pelo meio de rede." Não concordo, a Thaissa esta muito irregular nesta superliga, demora para receber bola e quando receber ou joga pra fora ou entao seu ataque é defendido, esta longe daquela Taissa que detonava no Rexona.

    OBS.: A Fernanda perdeu 2 vezes e não 1 (com o vasco e com o rexona em 2005).

    ResponderExcluir
  7. E vc aposta numa Carol Gattaz como titular então? Que só sabe atacar china e é mão de alface pra bloquear? Thaíssa pode estar irregular, o que discordo, até pq ela não é a culpada por não receber muitas bolas, e, muito pelo contrário, vira a grande maioria delas! Mas deixa ela chegar na Seleção então que vc vai ver o nível dela subir mais ainda, e olha que tá muito alto!
    Ah é, esqueci que a Fernanda perdeu essa vez tb! Valeu pela lembrança, vou corrigir no texto!

    ResponderExcluir
  8. Andre,

    Só uma curiosidade. Onde encontrou o meu post? No orkut?

    ResponderExcluir
  9. O Anonimo disse que a Thaíssa anda irregular. Eu não usaria irregular como palavra. Acho que em um time de muitas estrelas, ela é mal aproveitada, por isso tem um rendimento baixo. Talvez isso também se atribua ao fato de ela ser uma jogadora muito visada, por ser de muita qualidade, então a marcação sobre ela é mais forte. Mas vale ressaltar que quando acionada, principalmente nas bolas decisivas, ela faz a diferença. Não está na seleção à toa.

    Apesar de achar que ela não tem chances de desbancar a Thaíssa, eu gosto do estilo de jogo da Carol Gattaz. Ela é experiente e tem boa participação no bloqueio. Pelo menos no Unilever ela ajuda a dar um volume maior de jogo e está fazendo muita falta. A Dani Oliveira eu acho que já deixava muito a desejar, imagine a coitada da Mara, que é jovem ainda, sem o ritmo ideal, e entra em um clássico Rio x Osasco para tentar suprir a necessidade de uma jogadora de meio, que é quem faz a diferença no Unilever.
    É difícil. rs

    Eu acompanho o masculino também (bem menos que o feminino, mais pela frequencia com que transmitem os jogos), mas gosto mais do feminino pelo entretenimento. No masculino as jogadas são muito mais rápidas, com raras exceções, os erros ocorrem em maior número, principalmente no saque. O feminino valoriza mais o espetáculo, por isso que eu gosto mais.


    Ah, foi sim, foi no orkut que encontrei seu blog.

    ResponderExcluir
  10. Me adiciona lá no orkut Andre.
    Tentei te achar mas não encontrei, rs.

    ResponderExcluir
  11. ô beleza, adiciono sim.

    Hoje vai passar Osasco e vôlei futuro, não vai perder hein!
    Vai ser jogão.
    Depois que as dominicanas entraram no Vôlei Futuro o time ficou mais competitivo e acho que vai ser um jogo legal.

    ResponderExcluir
  12. Novamente queimei a língua, o Vôlei Futuro não jogou absolutamente nada. Fiquei indignado.
    O primeiro set foi bem atípico, foi só o Osasco apertar um pouco o jogo que venceu facilmente.

    Mas o papelão ficou por conta da Adenízia. O Osasco não precisava daquela postura agressiva, porque estava ganhando o jogo. Para mim foi uma falta de profissionalismo tremenda, uma atitude ridícula mesmo, o Brasil não precisa de atletas que dignam a esse tipo de ação. E depois ela ainda se dignou a ficar apontando para quem foi o grito. Caiu enormemente no meu conceito.

    Tirando o que a Adenízia fez, que esquentou os nervos da galera, o jogo foi muito ruim. Eu fiquei com sono na frente da televisão, não via a hora de acabar e olha que eu gosto de Vôlei.
    Já vi o Vôlei Futuro jogar muito melhor que isso. Ficou devendo bastante. A Mambru foi a melhorzinha em campo, jogou bem os dois primeiros sets, mas depois caiu de rendimento.A Neneca idem. A Stephany fez umas cagadas no passe, a Clarice foi muuuito mal na defesa, ataque, etc, as bolas de primeiro tempo não existiam, as centrais estavam totalmente sem confiança, a Ana Cristina não foi bem no levantamento, a Josi entrou bem mal também, haja vista o ataque horrível que ela mandou quase na cabeça do árbitro.
    Foi terrível, se for dizer o que não funcionou no VF, vou ficar um tempão escrevendo.
    Eu particularmente não esperava que elas fossem jogar tão mal.
    Ah, e o que eu esqueci de falar que vale a pena comentar. Sempre que elas encaixavam um bom saque no seguinte elas erravam. Fiquei indignado.

    No Osasco, a pior em campo eu achei que foi a Carol. Levantamentos muito imprecisos. Ela tem sorte que tem boas parceiras no campo, pra corrigir as cagadas dela. A Natália começou mal, mas depois se soltou e foi muito bem. A Jaque não jogou muito bem hoje, errou alguns ataques, acredito que ela poderia ter ido melhor. A Thaisa jogou bem, quando acionada raramente foi interceptada ou deixou de pontuar. Mas vale dizer que o Osasco tem a melhor linha de passe, sem dúvidas, o que a gente pode notar pelas pancadas que elas recebiam e a bola chegava inteira na mão da Carol. O saqu destruiu, pq foi inteligente.
    Enfim, o Osasco não fez sua melhor partida, mas deu conta do recado fácil.

    E aí, o que achou Marcelo?

    ResponderExcluir
  13. Falando do jogo entre Osasco e Vôlei Futuro.
    Perdi o 1º set, e confesso que me assustei um pouco ao ligar a tv e ouvir que estava 1 x 0 pro VF. Não que eu duvide da capacidade do time, até pq como vc mesmo falou Andre, as dominicanas, em especial a Mambru, tornaram o time mais competitivo. Neneca contribui muito também, mas tem que estar muito inspirada. Assim como o time inteiro. E foi o que aconteceu até a metade do 2º set. Ali começava a entender pq Osasco começou o jogando perdendo. Muito irregular ainda, errando demais, e do outro lado um time sem compromisso, sem sentir a pressão por jogar contra o líder, um time muito solto. Mas a experiência de sobra de Osasco prevaleceu logo e o 2º set foi decisivo pra vitória. Dali em diante, um verdadeiro passeio.

    Como não vi o 1º set, não vi também jogar a minha protegia, rs, Ana Tiemi. Assim que liguei e vi Carol na quadra percebi que Tiemi não deve ter feito um bom 1º set. E aí André, como ela foi? Pq da Carol falo fácil, rs. Não preciso comentar das suas bolas de pontas né? Flutuam mais do que uma pena. Ora acerta uma chutada espetacular com a Jaqueline e nas jogadas seguintes várias bolas fora da rede. E aquele erro com a Thaíssa? Em que fomos obrigados ainda a ouvir o narrador dizer que a Thaíssa que errou a bola ¬¬. E outro lance ela no meio da quadra, chegando correndo e toda desequilibrada, inverte pra Natália na saída e joga quase no juiz. O que gostei na Carol hoje foram suas bolas com a Adenízia, pq nos anos anteriores elas nunca se acertavam, e hoje todas foram muito boas. As com a Thaíssa foram médias, vinham umas excelentes, mas outras bem ruins.
    Falando na Thaíssa, gostei muito dos seus 2 ataques pelo fundo de rede, fiquei surpreso pela facilidade que ela tem. Já vi a Fabiana fazer isso também, mas Thaíssa humilha, rs.
    E a Adenízia? Sangue cubano essa. O melhor foi ela, mesmo tendo levado o cartão, ainda ficar rindo, apontando pro outro lado. Uma figura ela.
    A Jaque tava meia boca, levar 2 tocos da Ana Cristina não dá né?
    Sassá pra variar não ajudando no ataque. Thaís entrou muito bem no lugar dela.
    E Natália inconstante. Demorou pra engrenar, mas mesmo assim errou algumas bolas. Média hoje.
    Ah, e a Carol Brait?ahuhauhahu...cada um que ouvimos! Camila vacilou poucas vezes hoje, e aquela recuperada do passe quinado da Jaque foi sensacional!
    Aguardo seus comentários Andre, pra ver onde vou discordar, ou não, rs.

    ResponderExcluir
  14. Terminei de postar meu comentário e quando atualizei vi o seu antes!

    Adenízia sempre teve esse temperamento explosivo, não é de hoje, mas realmente ela extrapolou sim. Como vc falou, tavam ganhando o jogo, não precisava daquilo. Deixa a outra gritar, tá perdendo mesmo! Mas dá um desconto pra ela vai, rs.

    A Stephany pra mim só está lá por ser filha do William. Não tem muita qualidade ela, erra bolas fáceis. Já tá um bom tempo jogando em Superligas, e pra mim parece que nunca evolui.

    E de fato, a linha de passe do Osasco é a melhor. Não tem nnehum outro time com uma linha dessa. É muito forte. Sorte da Carol e Tiemi, que tem o luxo de jogar muitas vezes com a bola na mão. A Fofão tava precisando de uma linha dessas. Aí acho que poderia render um pouco mais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Ah cara, não dá pra perdoar a Adenízia. Esse tipo de coisa não se espera de um atleta de alto nível. É a mesma coisa que estar assistindo tênis e ver o jogador quebrar a raquete no chão.
    É lamentável.

    Então, a Ana Tieme não foi brilhante, mas também não jogou mal (tirando um 2 toques bem feio que ela deu na primeira bola que foi pra ela), fez o feijão com arroz, mas não adiantou.

    Caaaara, aquelas bolas vindo do fundo da Thaisa foram demais.

    hahahahaha, a Carol Brait foi ótima.
    Não sei se vc assistiu o jogo do Brusque com o Mackenzie que passou na Band, mas o comentarista tava inventando nome de jogadoras, hahaha. Chamou a Tandara de Tamires, a Verônica de Dani, a Suelle de Taiana. hahahahahha. Foi cômico.

    Mas eu não tenho muito que reclamar do Sportv. O Marco Freitas comenta muito bem. É claro que ele já foi técnico e tal, entende do assunto, mas é 1000x melhor que o Tande (que teoricamente também entende) que de comentarista da Globo virou repórter que entrevista celebridades que vão no jogo. haha. A Leila no começo era ruim, mas agora ela já está bem melhor nos comentários. No Grand Prix ela comentou direitinho.
    O problema do Sportv é aquelas repórteres que ficam dando notícias sobre quem entra e sai do jogo e depois fazem entrevistas. Às vezes fico de cara que eles erram até o nome do time. haha. Mas na Band no jogo do Brusque, a repórter confirmava com os comentaristas o trabalho que era dela. O que era pra ser trágico fica cômico.

    ResponderExcluir
  16. Até vi o jogo do Brusque Andre mas não prestei atenção nele...mas nossa, Tamires e Taiana foram ótimas, hauhauhuahua.
    Não sei como conseguem ser tão portas esses comentaristas. O tempo em que ficam esperando o jogo começar já dava pra se familiarizar né.
    As do Sportv tb são outras, as perguntas que fazem então, meu deus, hauhauhuahhau
    Eu gosto mto do Marco Freitas, mas ele irrita mtas vezes com os comentarios "Osasco e Rio, o maior clássico mundial", "Sheilla a melhor do mundo" e por aí vai, tudo na Superliga é a melhor coisa do mundo...e sabemos que não é bem assim. Temos sim jogadores excelentes, um bom campeonato, mas falar toda hora que isso e aquilo é o melhor do mundo aí acho um exagero.
    E Tande e Leila não dá, mto ruins...pior que eles só o Datena "Ice Woman", hauhauhuahuahuahu

    ResponderExcluir
  17. Hj tem Brusque e Minas, e depois tem Cruzeiro e Minas
    (é Minas pra mais de metro hj!)
    Fica ligado hein!

    ResponderExcluir
  18. quero que todas as jogadoras da seleçao que vao joga em outubro que elas tenha um bom jogo e que vensa!!

    ResponderExcluir