sábado, 13 de fevereiro de 2010

Superliga Masculina 2009/2010

Nas últimas 4 edições da Superliga Masculina, o Campeonato Brasileiro de vôlei, a grande final foi decidida por 2 times: Cimed (SC) e Telemig Celular/Minas (MG), atual Vivo/Minas. Foram 3 vitórias da equipe catarinense, contra 1 apenas da equipe mineira. E sempre no começo de cada edição, o que se ouvia e lia na mídia era de que teríamos a Superliga mais equilibrada de todos os tempos. E o mesmo aconteceu na atual edição, a Superliga 2009/2010. Felizmente nesta edição o equílibrio não só está acontecendo, como as chances de termos uma final diferente das 4 anteriores é muito grande. Sinceramente, apostaria com qualquer um de que dessa vez o time mineiro não chega na final.
A Superliga Masculina conta com 17 equipes e ontem foi encerrada a 2ª rodada do 2º turno. A classificação até o presente momento é a seguinte, lembrando que para os playoffs finais classificam-se somente os 8 primeiros colocados:



Equilíbrio total não? A tricampeã Cimed já aparece com 2 derrotas, ambas para 2 times mineiros: o Montes Claros, que foi o único a vencer a Cimed no 1ª turno, e o Sada Cruzeiro que na abertura do 2º turno aplicou um sonoro 3 x 0 na equipe catarinense. E o Vivo/Minas que já aparece com 6 derrotas! Ontem mesmo, perdeu por 3 x 0 pra Cimed, mesmo placar do 1º turno. Mas quem impressiona mesmo é o time do Sada. A única derrota aconteceu justamente na 1ª rodada do 1º turno, para o time da Cimed, e no tie-break. Depois disso, o Sada não perdeu mais. São 18 vitórias seguidas já! Um número impressionante!!! Pinheiros/Sky e Sesi-SP fazem uma campanha irregular. Pelo elenco que possuem esperava-se que estivessem brigando pela 1ª posição. Mas tiveram alguns tropeços e vão ter que se contentar em brigar pelo 3º lugar. Montes Claros é a grande sensação do torneio. Lota seu ginásio em casa jogo. Contra o Cimed no 1º turno foram cerca de 7 mil torcedores. É um time que surgiu em 2009 mesmo, e surpreendeu a todos vencendo o Campeonato Mineiro, desbancando os favoritos Sada e Vivo/Minas. Tem potencial de sobra pra chegar longe nessa Superliga. Outra surpresa é a equipe da UCS, que sem nenhuma estrela, teve apenas 5 derrotas. No comando, Jorge Schmidt, tricampeão da Superliga pela equipe da Ulbra (ao fim, uma tabela com todos os campeões até hoje). Na parte intermediária da tabela é que está a briga boa. São Caetano/Ulbra, Brasil Volei, Santo André e Volei Futuro vão brigar pela 8ª e última vaga. Na verdade, acredito que o time da UCS e mais esses 4 vão disputar as 2 últimas vagas, porque os 6 primeiros colocados serão os mesmos ao final do 2º turno. O equilíbrio vai ser enorme nos playoffs. Honestamente, se o 1º colocado não estiver num dia bom, o 8º colocado tem reais condições de chegar numa semifinal. Então, todo cuidado é pouco. O Brasil Volei, por exemplo, está em 9º lugar atualmente, mas na 1ª rodada do 2º turno ganhou do Pinheiros/Sky por 3 x 0.
6 equipes merecem meu destaque. Assim, analisarei seus elencos e campanhas até agora e após darei meus palpites para os playoffs.

Sada Cruzeiro



Esse time vem crescendo muito de produção. Na Superliga passada travou uma verdadeira batalha com a Cimed na semifinal, mas no final acabou com o 3º lugar. O levantador Sandro (#5) é um dos grandes responsáveis pela campanha do Sada. Ousado, habilidoso e inteligente nas distribuições de bola. Sandro, o oposto Wallace (#8), atualmente o 2º maior pontuador da Superliga, e o ponteiro Bruno Zanuto, a cabeça do lado do Sandro, estão jogando um voleibol redondo! Muito volume em quadra e aplicados taticamente, o Sada tem tudo para conquistar o título inédito da Superliga. Campanha perfeita até o momento com somente 1 derrota para o atual campeão Cimed.
Pelo desempenho que vem tendo, o Sandro deve ser convocado novamente pra Seleção pelo técnico Bernardinho. Ano passado ele participou de alguns amistosos enquanto o titular Bruno, o filho do Bernardinho, estava contundido. Teoricamente é o 3º levantador, perdendo pro experiente Marlon do Brasil Volei, que acredito que deve ser o escolhido para o Mundial. Se isso acontecer, vai ser muito injusto. Desde a Superliga passada que o Sandro vem jogando muito mais do que o Marlon, só o Bernardinho que não enxerga isso. Vai ver está protegendo o filhinho pra ser titular! Brincadeira gente, =D.

Cimed/Malwee



Com 3 títulos conquistados nas 4 últimas edições da Superliga, a Cimed continua sendo uma das grandes favoritas ao título. Com 4 jogadores da Seleção Brasileira, o levantador Bruninho (#1), o ponteiro Tiago Alves (#10) e os meios de rede Lucão (#17) e Éder (#16), a Cimed conta com a experiência de seu elenco, principalmente nos momentos de decisão, pra conquistar o tetracampeonato. O entrosamento do Bruninho com seus atacantes é o ponto forte desse time, que jogando com o placar na frente, dificilmente perde. Lucão é hoje o melhor rede de meio do Brasil, uma verdadeira muralha, e o Bruninho cresce a cada temporada. Pra mim é o único levantador que se assemelha, no estilo do jogo, ao Ricardinho. Se a Cimed jogar nos playoffs tudo o que sabe, será um dos finalistas. Até agora foram somente 2 derrotas, 3 x 1 para o Montes Claros e 3 x 0 para o Sada.

Montes Claros/Funadem



Como todos estão falando, Montes Claros é a grande sensação dessa edição. Estreiante em Superligas, tem somente 4 derrotas e foi o responsável por tirar a invecibilidade do Cimed no 1º turno. Lorena (#6), o oposto canhoto, é o maior pontuador da Superliga com 314 pontos marcados em 18 jogos, vem fazendo a diferença pro time de Montes Claros. Ezinho (#3), tricampeão da Superliga pelo Telemig Celular/Minas, Piá, do lado esquerdo do Lorena e ex-Sada, e Rodriguinho, abraçado com uma menininha, são os outros destaques do time. Apoiados pela enorme torcida, o Montes Claros almeja o título da Superliga. Se continuarem a jogar dessa forma, pode ser a grande "zebra" dessa edição. Das 4 derrotas, 2 foram para o Sesi, uma por 3 x 1 e a outroa por 3 x 2. As outras 2 derrotas, ambas por 3 x 2, foram para a equipe do Sada e do Pinheiros.

Pinheiros/Sky



Giba, Gustavo, Marcelinho e Rodrigão. Campeões olímpicos em 2004, exceto o Marcelinho, campeões mundiais em 2002, exceto Marcelinho, e em 2006, e vice-campeões olímpicos em 2008. Sem contar títulos da Liga Mundial, Copa dos Campeões. Quanto título num time só! É o Real Madrid do vôlei, um time recheado de galáticos. E as semelhanças não param por aí. Assim como o time do futebol andou decepcionando, o Pinheiros segue na mesma linha. No papel o time dos sonhos. Em quadra, ainda não convenceu. Antes mesmo da Superliga, no Campeonato Paulista, era o grande favorito. Caiu na semifinal! E agora na Superliga alterna bons e maus momentos. Tá certo que temos que dar um desconto, porque desde que o campenato começou o time sofre com diversas lesões. Se não é o Giba que está fora é o Rodrigão, e atualmente o meio Gustavo. Foram poucos jogos em que todos estiveram em quadra. Mas, independentemente disso, o time vai mal das pernas. Até a 8ª rodada do 1º turno o time vinha bem, tinha perdido somente 1 partida pra Montes Claros, por 3 x 2, mas a derrota pra Cimed em casa por 3 x 0 desencadeou uma crise, com direito a lavagem de roupa suja interna e declarações irritadas do Rodrigão no twitter! Apósa derrota pro Cimed, nova derrota, também por 3 x 0 pro Sada. Mais declarações no twitter, e dessa vez até do Gustavo. Deu resultado. 3 vitórias consecutivas até escorregar em Araçatuba, contra o Volei Futuro, por 3 x 1. No final do 1º turno convenceu na vitória contra o Sesi por 3 x 0, mas em seguida perdeu por 3 x 2 pra UCS, que conseguia assim sua 1ª vitória contra 1 dos 6 grandes times. No início do 2º turno uma derrota por 3 x 0 pro Brasil Volei e na última rodada, vitória por 3 x 2 contra Montes Claros.
Não tenho dúvidas da qualidade desse time. Seus 4 galáticos são jogadores incríveis, de nível internacional. Mas até agora o conjunto não tem tido uma grande atuação, alternando jogos brilhantes com jogos muito ruins. O Pinheiros é um time perigoso. Pode estar irregular ainda, mas na hora dos playoffs tenho certeza que Giba e companhia não vão querer perder e com toda a bagagem nas costas, podem mostrar todo o voleibol esperado deles na reta final.

Vivo/Minas



Único tetracampeão da Superliga, a equipe mineira apostou alto nessa temporada. Contratou o norte-americano Salmon (#12), campeão olímpico em Pequim, e manteve os campeões olímpicos em 2004 André Nascimento (#9) e André Heller (#4). Ainda conta com o meio Henrique (#15) que já teve diversas passagens pela Seleção, com o ponta Roberto Minuzzi (#18) e a revelação Maurício (#7), também ponteiro e eleito o melhor jogador do último campeonato mundial juvenil. O Minas tem um elenco forte, mas diante dos outros times grandes, sempre sucumbe. Perdeu pro Sada, Cimed (2x), Montes Claros, Sesi e Pinheiros. André Nascimento, que muito brilhou na Seleção Brasileira, parece estar longe da sua forma ideal. Não consigo mais ver aquele seu poder de decisão, de ser a bola de segurança. Não é a toa que desde o final das Olimpíadas de 2008 nunca mais foi convocado. E o Salmon, que mal joga! Não sei porque contrataram ele. Tudo bem que não é um jogador excepcional, mas bancar pro Minuzzi não entendo. O americano tem muita experiência e deve estar com muita vontade de mostrar que o título olímpico não foi em vão. Põe ele pra jogar logo! O fato é que, como falei no começo dessa postagem, o Vivo/Minas não vai chegar na final, ao contrário das últimas 5 edições (veja no final tabela com todos os campeões e vice-campeões da história da Superliga). Não acredito que esse time consiga avançar para as semifinais. É muito inconstante e some quando enfrenta os favoritos ao título. Mas, pra sorte de Minas Gerais, Sada Cruzeiro e Montes Claros tem muitas chances de trazerem o título de volta ao estado.

Sesi-SP



Atual campeã Paulista, a equipe do Sesi começou a Superliga disposta a quebrar a hegemonia da Cimed e do Minas. Assim como Montes Claros, surgiu em 2009 e de cara conquistou o Paulista. No seu elenco, o capitão da Seleção Brasileira, Murilo (#8), o meio de rede da Seleção, Sidão (#9), além do Anderson, campeão olímpico e mundial. Conta ainda com o ponteiro Felipe, campeão da Superliga em 95 pelo Banespa. No comando, o técnico Giovane Gavio. O Sesi começou a Superliga muito bem. Foram 6 vitória seguidas, até o duelo dos invictos contra a Cimed, perdendo de 3 x 1. 3 rodadas depois, nova derrota, pelo mesmo placar para o Sada. E foi após uma derrota inesperada, de 3 x 0, para o São Caetano/Ulbra, do Gílson mão de pilão, que o time entrou em crise. Vieram mais 3 derrotas na sequencia: 3 x 2 pro Lupo/Náutico que até aquele momento tinha somente 1 vitória na Superliga, 3 x 0 pro Volei Futuro, no mesmo palco em que o Pinheiros/Sky perdeu e 3 x 0 pro Pinheiros. Não sei se houve lavagem de roupa suja como acontece no Pinheiros, mas diferentemente, não houve nenhuma declaração de desabafo do Murilo no twitter, da forma como fizeram Rodrigão e Gustavo. No último jogo do turno o Sesi conquistou uma importante vitória, por 3 x 0 contra a UCS. E no 2º turno, 2 vitórias poe 3 x 2, sobre o Montes Claros e Brasil Volei.
Acredito que o Sesi aos poucos tá retomando seu melhor jogo e não deve tropecar novamente nesse 2º turno. Se não quiser se complicar nos playoffs é fundamental vencer todos os times que estejam piores na classificação do que ele. Caso contrário, pode terminar em 7º ou 8º, e o mesmo serve pro Pinheiros/Sky, e ser obrigado a duelar nas quartas de final com os favoritos Sada e Cimed.

E agora, os meus palpites, afinal não tem graça ficar em cima do muro:
Classificados para os playoffs: Sada, Cimed, Montes Claros, Sesi, Pinheiros, Minas, UCS e Brasil Volei.
Semifinalistas: Sada, Cimed, Sesi e Montes Claros.
Finalistas: Sada e Cimed.
Campeão: Sada.
Puro palpite, baseado principalmente no que vi até agora. Não tenho dúvidas de que teremos uma final diferente, mas ainda torço para ser uma final com 2 equipes inéditas. Estou torcendo muito para o Sesi se superar e chegar muito bem nos playoffs e fazer a final contra o Sada. Mas tudo pode acontecer. Podemos ter uma final entre Sada e Sesi e o Sesi ganhar. Cimed que nas horas de decisão sempre cresce, também pode levar seu 4º título. Montes Claros, estreiante na Superliga, pode repertir o feito da Cimed em 2006 ao levantar pela 1ª vez o troféu na sua 1ª participação da Superliga. E mesmo o galático Pinheiros pode surpreender a todos e jogar tudo o que se espera dele pra vencer essa competição. Não vou ficar surpreso se eu errar meus palpites, da semifinal em diante. Embora acredite que se errar, errarei somente 2 equipes. Sada e Cimed estarão, com 100% de certeza, nas semifinais.

Pra terminar, como curiosidade, todos os campeões e vice-campeões da história recente da Superliga.



Como falei, o time do Minas é o único tetracampeão. Por estados, temos um empate entre Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Todos com 4 títulos. São Paulo vem em seguida com 2 conquistas e Rio de Janeiro com 1 título. O Vivo/Minas, além de ser o maior vencedor, é o maior perdedor, com 4 vice-campeonatos, seguido de perto pelo extinto Suzano, vice-campeão em 3 ocasiões (94/95, 95/96 e 98/99). O único título do Banespa, clube pelo qual eu sempre torci pois até hoje sou sócio e sempre íamos assistir aos jogos no clube, foi em 04/05, numa final emocionante contra o Minas. Uma vitória por 3 x 2 em pleno Mineirinho encerrava a carreira do jogador Nalbert nas quadras.
E não percam, amanhã é a vez da Superliga Feminina.

3 comentários:

  1. Olá!
    Parabéns pelo post!!
    Também sou torcedora do Brasil Vôlei porque sou sócia do clube do Banespa!! Sempre ia ver aos jogos lá no Ginásio 1.
    Até +

    ResponderExcluir
  2. Bom post, mas acho que defender a tese de que o Bernardo não convoca o Sandro por temer que este levantador possa desbancar o Bruno ("Vai ver está protegendo o filhinho pra ser titular!")é uma furada, e tira todo o brilho do que vc escreve. Afinal, antes do Sandro, há mesmo o Marlon (com experiência internacional) e o Rapha, que está dando show pelo Trentino e cujo entrosamento com o Vissoto (esse, pelo que demonstrou ano passado, titular absoluto da Seleção) ajudá-lo-ia a tornar-se titular no grupo verde-e-amarelo. Enfim, acho que quando se fala de Bruno, Marlon, Rapha e Sandro, não se deve levar em conta qualquer relação de parentesco, mas sim a competência dos 4. Além disso, vimos nessa década que o Bernardo é fiel à tese de que em time que está ganhando, não se mexe. Como no último ano, a despeito de toda a renovação, o time ganhou tudo, acho pouco provável que ele promova alguma alteração significativa. Só apostaria no Wallace, porque o Rivaldo foi mal e Théo também não se destacou. E talvez no retorno do Dante. De resto, o grupo há de ser mesmo.

    Agora, vc acha mesmo que o Sandro é superior ao Bruno?

    ResponderExcluir
  3. Dubernardo,

    Não defendo essa tese não, falei apenas por brincadeira mesmo, tanto que falei que pra mim ele é o único que se aproxima do estilo de jogo do Ricardinho, pra mim o melhor na posição desde que assumiu o posto de titular na Seleção anos atrás. Não acho o Sandro superior ao Bruno, mas é muito superior sim ao Marlon. E nem tinha lembrado do Rapha, que sem dúvida faz uma excelente temporada na Itália e deve brigar, com o Marlon, pela 2ª vaga no Mundial!
    Obrigado pelo comentário e pela crítica, é sempre bem vinda!
    abraços

    ResponderExcluir