segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Data Histórica: 04/01/1643

Em "Data Histórica" escolherei aleatoriamente um dia, e no caso esse dia corresponde ao dia da postagem, e procurarei algum fato histórico que ocorreu nesse dia.
Começo então com a data de 04 de Janeiro de 1643, ano de nascimento de Isaac Newton.


Sir Isaac Newton, nascido em Woolsthorpe, Londres, foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes em História da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais.
A Gravitação universal é uma força fundamental de atração que age entre todos os objetos por causa de suas massas, isto é, a quantidade de matéria de que são constituídos. A gravitação mantém o universo unido. Por exemplo, ela mantém juntos os gases quentes no sol e faz os planetas permanecerem em suas órbitas. A gravidade da Lua causa as marés oceânicas na terra. Por causa da gravitação, os objetos sobre a terra são atraídos em sua direção. A atração física que um planeta exerce sobre os objetos próximos é denominada força da gravidade.
As 3 leis de Newton que descrevem o comportamento de corpos em movimento são:
1ª Lei ou Princípio da Inércia: "Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas a ele". Ou seja, um corpo que está em movimento, tende a continuar em seu estado de movimento em linha reta e velocidade constante. E um corpo que está em repouso tende a continuar em repouso.
2ª Lei ou Princípio Fundamental da Dinâmica: A resultante das forças que agem num corpo é igual ao produto da sua massa pela aceleração adquirida pelo mesmo. Isso significa que, sendo a massa do corpo constante, a força resultante e aceleração produzida possuem intensidades diretamente proporcionais. Todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar e todo corpo em movimento precisa de uma força para parar. O corpo adquire a velocidade e sentido de acordo com a força aplicada.
3ª Lei ou Lei da Ação e Reação: Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que A aplicou em B. "Para cada ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade."

Um comentário:

  1. Aew Stan, tô adorando seu blog, MUITO boa essa idéia!!!! Continue com os excelentes posts...^^

    PS: Esqueceu de acrescentar que dia 04/01 é meu aniversário...hehehe

    ResponderExcluir