domingo, 17 de janeiro de 2010

Túnel do Tempo: "Doug"

Doug Funnie, Costelinha, Skeeter Valentine, Patti Maionese, Beebe Bluff, Roger Klotz. Não preciso dizer mais nada para saberem do que se trata o "Túnel do Tempo". Um dos desenhos que marcou a minha infância e a minha geração também: "Doug", exibido pela TV Cultura e pelo SBT.



Doug tinha uma paixão platônica pela Patti e se metia em cada encrenca. Quem não se lembra dele com seu violão compondo uma música pra ela "Patti você é minha maionese, uuuooouuu Patti você é minha maionese", da Beebe apaixonada pelo Skeeter, das incansáveis provocações do Roger, o volentão do colégio, da louca Judy Funnie, a irmã artista, do inseparável Costelinha. Dos ataques de heroísmo de Doug, como Homem Codorna, que usa um cinto ao redor da cabeça e uma cueca por cima da calça, e do Skeeter como Mosquito Prateado, uma paródia do Surfista Prateado da Marvel Comics.
O desenho teve 2 fases, a 1ª produzida para o canal Nickelodeon, teve um total de 52 episódios divididos em 4 temporadas, com duas histórias de 11 minutos por episódio. A 2ª temporada agora produzida pela Walt Disney, teve 65 episódios divididos em 3 temporadas, com uma história por episódio. Aliás, essa 2ª fase rendeu à serie 4 indicações para o Emmy Awards!
Pra relembrar um poucos mais desse sucesso, aí estão as 2 aberturas da série, sendo a 1ª a mais antiga:




Lembro de alguns episódios marcantes como quando Doug grava a música pra Patti em um vídeo e acha que o vídeo foi trocado com o da Patti. E estava tendo uma festa somente para meninas na casa da Beebe. Ele até entra entrar mas não deixam. Então sobra pra quem tentar resgatar o vídeo: Costelinha, claro. E a cena dele dançando com elas e se divertindo é muito boa, ele passando embaixo do bastão ao som de "Até onde pode descer, Costelinha". Outro também é quando Doug faz uma mágica pra Patti e ambos acabam presos numa algema. E o pior é que a loja onde ele comprou as algemas estava fechada e a Patti fica muito brava com ele porque ia perder o treino de beatball. No final do episódio ela pega na mão dele e as algemas se abrem...VINI-VIDI-VICHI. Como uma mágica mesmo.
Foram muitos episódios, muita diversão durante essa fase!!!
Quem assistiu essa ótima série tem algum espiódio favorito?

3 comentários:

  1. Nossa, outro post incrível!!!!!

    Doug marcou época, assisti a TODOS os episódios da Cultura, era sagrado ligar a tv no inicinho da noite pra ver Doug. Minha personagem preferida era, de longe, aquela louca da Judy! Tanto q qndo comecei a ler pensei "putz, ele esqueceu logo da Judy, imperdoável!" hehehe Adorava as loucuras dela, as crises de identidade, as filosofias hippies, o desespero pra ser reconhecida como atriz, e os momentos normais, em q ela era a irmã q vivia brigando com o Doug mas sempre ajudava qndo ele precisava. Não lembro mto bem dos episódios, mas tenho ctz d q meus preferidos são os q destacaram a Judy.

    Eu admito que a versão Disney era mto mais bem produzida e os desenhos mais bonitos, mas não tem metade da graça da primeira temporada, q havia feito mto bem o trabalho de criar a identidade q nos fez amar o desenho, e a nova temporada meio que anulou isso. Tanto q no SBT (q passou a versao Disney) eu vi só alguns episódios, provavelmente nem metade dos tais 65. Não tinha graça a Patti com aquele cabelo certinho, o legal era akele cabelo enorme todo desgrenhado, e o Roger tinha um look meio mauricinho demais, q não me agradava. Apesar de a abertura da segunda fase ser mais inclusiva (mostra todos os personagens), a da primeira é clássica e a musiquinha marcou, sem ela perdeu toda a identidade.

    De qualquer forma, Doug é um dos melhores desenhos da minha infância, e com certeza de todos da minha geração. Destacando a primeira temporada, recomendo demais o desenho!

    ResponderExcluir
  2. é galera. esse desenho é de mais mesmo. pena que não passam mais na tv aberta. ficam passando aquelas coisas horríveis que ensinam as crianças a serem violentas. Se eu tivesse uma emissora de tv, voltaria a exibir esses desenhos tipo Doug, o fantástico mundo de bob, a turma do pateta com o max, etc. muita saudade. ainda bem que o you tube ajuda a relembrar os bons tempos.

    ResponderExcluir