sexta-feira, 26 de março de 2010

Propaganda: Parmalat Mamíferos - Parte 1

Aos crescidos no ano de 1996, se eu me referisse a essa propaganda com uma única palavra, mais especificamente com uma pergunta, tenho certeza que sua lembrança recairia sobre um único comercial genioso. Quem não se lembra do pequeno gambá dando um copo de leite para o gatinho e perguntando "Tomou?". E com a campanha "Mamíferos" a Parmalat atingia definitivamente o público infantil e adolescente.



Lançada em maio de 96, a campanha "Mamíferos" assumiu a liderança de recall de propaganda e chegou a atingir um recorde de 40% de share de lembrança de sua propaganda 2 meses depois. Com esse sucesso repentino, a Parmalat criou a necessidade de gerar experimentação e de fidelizar o consumidor à marca. E vocês, principalmente as meninas (e os meninos que tem irmãs, como meu caso), lembram muito bem qual foi a solução encontrada pela Parmalat. Levar os "Mamíferos" literalmente para a casa do consumidor.
Em novembro de 97, a Parmalat lançou a promoção "Mamíferos de Pelúcia", oferecendo em troca de 20 códigos de barras de qualquer de seus produtos e mais R$ 8, um bicho de sua coleção em pelúcia, em nível nacional. Numa primeira fase, trouxe da China, 1,2 milhão de unidades de 12 tipos de filhotes para distribuir durante 3 meses em postos de troca instalados em supermercados e nas Gelaterias Parmalat. Todas as unidades importadas da China, para a 1ª fase da promoção, terminaram em 2 meses, 30 dias antes do previsto. A coleção começou com 12 animais e no final chegou a 21, tal o interesse que despertou no público. Com a promoção, a Parmalat registrou um aumento de 20% em suas vendas.



E que febre foi aquilo. Lembro muito bem que lá em casa ocorreu uma invasão em massa de produtos Parmalat justamente para conseguir os códigos de barras. E as filas imensas nos supermercados pra trocar por um bichinho? E nem sempre o que você queria estava naquele posto de troca. Tinha que procurar em outros locais. De um simples comercial para um movimento de massa enorme. A Parmalat conseguiu com uma eficiência absurda atingir todos os públicos em tão pouco tempo. Até hoje os 20 bichinhos da minha irmã estão no seu quarto. Somente o gorila ela não tem, porque minha mãe não deixou ela comprar ele, por achá-lo muito feio, rs. Eu tenho 1 desses também, o cachorro. Ganhei da minha tia.
E o que falar da propaganda? Acertaram em cheio com essas crianças. Como não achar graça no macaco e na foquinha, não rir junto com o elefante, e não achar fofo o gambá no final falando com o gato. Uma das melhores propagandas até hoje. Talvez a melhor de todas.



"O Elefante é fã de Parmalat
O Porco cor de rosa e o Macaco também são
O Panda e a Vaquinha só querem Parmalat
Assim como a Foquinha o Ursinho e o Leão
O Gato mia
O Cachorrinho late
O Rinoceronte só quer leite Parmalat
Mantenha o seu filhote forte vamo lá
Trate seus bichinhos com amor e Parmalat
Tomou?"


16 comentários:

  1. Como assim sua irma tem 20 dos 21 bichinhos? Sempre quis a vaquinha maas nunca consegui! Buaaaaa Cidade pequena é um M... rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha o tigre, o leão e o macaco. Adorava... e olha que eu já era bem grande na época, kk

    ResponderExcluir
  3. A minha prima tem todos, e eu nenhum ÇÇ era louca na época, mas ngm queria me dar ):

    ResponderExcluir
  4. Ah nanda, em casa ficou uma coisa louca mesma, ahuahuahuahu...a gente consumindo tudo que podia da Parmalat e a minha mãe e irmã foram em vários postos pra conseguir esses 20. Se não tinha em um iam pra outro até achar!
    Que pena Isis que não tem nenhum! Pega uns emprestados da sua prima =D.

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha 8 dos 21. Minha mãe não me deixou conseguir os outros n, pq eu soh qria comer as coisas se fossem da parmalat, se não, não tinha comer certo aí ela cortou esse "vício". Mas, hj n tenho mais eles não, sei para algumas priminhas minhas depois q eu cresci. Rsrrss

    ResponderExcluir
  6. Agora eles tao gradinhos hoauhaouhauoha http://www.youtube.com/watch?v=PkRsWQOGSS0

    ResponderExcluir
  7. florinda schmitz7 de abril de 2010 23:00

    sempre achei o maximo essa propaganda tinha muita vontade de mostrar aos meus filhos (eu estava gravida da mais velha no ano de 96 )e sempre comentava q queria q ela visse! que bom q encontrei aqui!

    ResponderExcluir
  8. Eu era o gorila no segundo comercial!
    N aepoca tinha 2 anos, não lembro de muita coisa maishj aki na minha cidade todos ainda perguntam se eu não penso em fazermais nenhum comercial.
    Vlw até mais se alguem quiser ter contato ai add mo msn victorhugo2608mail.com

    ResponderExcluir
  9. Na minha casa tinham todos e ainda em dose dupla, que uns eram da minha irmã e outros eram os meus :D e ainda tenho todos até hoje ;D

    ResponderExcluir
  10. Ah minha ex cunhada é o panda :)

    ResponderExcluir
  11. Nossa! que nostalgiaa!! Amavaa esses bichinhos! Tive uns onze: o gorila, a vaquinha, o porquinho,o tigre,o coelho, o gambá, o leão marinho,touro, girafa, elefante e zebrinha! Amei a recordação desses bons tempos! quando as crianças ainda eram crianças!

    ResponderExcluir
  12. Aaaaaaah! Amei! Até eu tenho saudades! Nasci em 95, então minha mãe que os trocava pra mim, ai só tenho os 12 favoritos dela! haha
    Mas, ainda assim, marcaram minha infância e ainda estão no meu quarto na casa dela *-*

    ResponderExcluir
  13. eu n tenho nem um não tínhamos dinheiro na época minha mãe já tinha 7filhos e então era mt difícil as coisas naquela época

    ResponderExcluir
  14. São na verdade 22 mamíferos.
    1- Gato;
    2 - Cachorro;
    3 - Vaca;
    4 - Búfalo;
    5 - Porco;
    6 - Coelho;
    7 - Gambá;
    8 - Elefante;
    9 - Rinoceronte;
    10 - Macaco;
    11 - Gorila;
    12 - Girafa;
    13 - Zebra;
    14 - Ovelha;
    15 - Leão Marinho;
    16 - Foca;
    17 - Panda;
    18 - Urso Branco;
    19 - Leão;
    20 - Tigre;
    21 - Leopardo;
    22 - Onça Pintada.
    Porém devido à semelhança entre o leopardo e a onça muitos confundiram e não adquiriram os dois.
    A diferença entre eles:
    Leopardo - pintas maiores e segurando a caixinha de leite com uma patinha, enquanto a outra pata segura o rabo.
    Onça - pintas menores e segurando a caixinha com as duas patas.
    Tenho todos!

    ResponderExcluir
  15. os prazos foram cumpridos da promoçao ? por que?

    ResponderExcluir
  16. Tenho 5 o leão a vaca o panda elefante e za zebra , não tenho mas Pq as vezes não tinha nos pontos de trocas tinham repetidos.

    ResponderExcluir