quarta-feira, 17 de março de 2010

Videoclipe: Heartbreaker

Com 18 singles número #1 na parada americana Billboard Hot 100, Mariah Carey é a artista feminina de maior sucesso, perdendo somente para Os Beatles com 21 singles número #1. "Heartbreaker" se tornou o 14º single número #1 em 1999. E, justiça seja feita, mais do que merecido! Até hoje é sua melhor música. Como o próprio nome diz, a música diz respeito a um homem que partiu o coração de uma mulher.



Lançado como 1º single do seu 7º álbum de estúdio "Rainbow", "Heartbreaker" foi co-escrita por Mariah Carey e pelo rapper Jay-Z (Beyoncé sabe muito bem o poder que esse nome tem!). Além dos EUA, alcançou o topo nas paradas do Canadá, Nova Zelândia, Espanha e na Europa. No Reino Unido e no Brasil alcançou a posição de número #5. Foi top 10 na Austrália, Bélgica, França, Alemanha, Suiça, Itália e Holanda.
Mariah Carey foi a primeira artista a lançar uma música na internet antes de lançá-la oficialmente nas rádios. No ar na internet do dia 16 de agosto de 1999 (12 horas antes do lançamento nas rádios) até o dia 20 de agosto, a canção foi executada 375 mil vezes.
O clipe de "Heartbreaker" foi o mais caro da carreira da Mariah, com um custo estimado de US$ 2,5 milhões, sendo o 3º videoclipe mais caro de todos os tempos. Quando o vídeo foi lançado, Jay-Z tinha gravado o single "Girls Best Friend" para a trilha sonora do filme "Um Tira Muito Suspeito" e foi alvo de um curto acordo de exclusividade com a Epic Records que estipulou que ele não poderia aparecer em outros vídeos. Durante a parte da música em que Jay-Z canta, uma sequência animada com versões de Carey e suas amigas aparecem no lugar.



No videoclipe temos Mariah em 2 papéis: a loira inocente e amável e a morena "malvada", Bianca (confesso que só hoje, 11 anos depois, descobri que a Mariah interpreta a morena, rs. Está bem diferente, muito bem produzida). Em um cinema, a loira Mariah é convencida por suas amigas a flagrar seu namorado, interpretado pelo Jerry O'Connell, traindo-a. Porém, a loira descobre que ele está namorando a morena Bianca. As amigas então começam a jogar pipoca no casal e assim a Mariah morena não tem outra opção senão ir para o banheiro. Assim, a loira a segue e tenta confrontar a morena por ter roubado seu namorado. E a tentativa de conversa termina em uma briga no banheiro, inspirada no filme de artes marciais "Operação Dragão" de 1993. Outra referência no vídeo é do filme "Grease", 1978, na parte em que Mariah e as amigas se divertem na cama. O clipe termina com a Mariah loira derramando bebida no colo do seu ex.
Música contagiante e clipe divertido. "Heartbreaker", com Mariah Carey em excelente forma física e musical.


Nenhum comentário:

Postar um comentário