quarta-feira, 31 de março de 2010

Semifinais - Superliga Feminina

Estamos cada vez mais próximos de conhecer o grande campeão da edição 2009/2010 da Superliga Feminina de Vôlei. Nessa semana foram definidos os 4 semifinalistas. Como bem antecipei em meus palpites, são eles: Unilever, Sollys/Osasco, Pinheiros/Mackenzie e Blausiegel/São Caetano.
Unilever, Osasco e São Caetano fecharam a série melhor de 3 das quartas de final em 2 jogos. Já o Pinheiros precisou de 3 jogos pra se classificar. Unilever e Osasco não tiveram muito trabalho de forma geral. Jogaram sem convencer, porém o suficiente para vencerem suas 2 partidas. O duelo entre o São Caetano e o Minas tinha tudo para ser o mais equilibrado. Apostei na vitória do Sanca por 2 jogos a 1. E o equilíbrio ficou apenas no papel. O que se viu foi um São Caetano num nível de vôlei incrível, jogando solto, agressivo, impondo de verdade seu ritmo. Vitórias por 3 x 1 e por 3 x 0, esta na casa do adversário. O confronto mais equilibrado foi entre Pinheiros e Volei Futuro. O 1º jogo foi 3 x 0 Pinheiros mas as parciais foram muito apertadas (25-22, 25-20 e 25-23). No 2º jogo, após vencer o 1º set por 25-20 e estar ganhando o 2º por 19 a 12, o Pinheiros sofreu um apagão incrível e levou a virada do Volei Futuro, perdendo por 3 x 1. E por fim, no 3º jogo (hoje mesmo), o Volei Futuro nem viu a cor da bola. O Pinheiros jogou como time que quer ser campeão e impôs um sonoro 3 x 0 carimbando a sua passagem pra semifinal.
O que esperar dessas semifinais? Muita rivalidade e muito equilíbrio. São os 4 melhores times da competição, não só por serem justamente os 4 primeiros colocados ao final da fase de classificação, mas também pelo elenco recheado de estrelas, de campeãs olímpicas, de novas promessas, de jogadoras experientes. Enfim, o melhor dessa Superliga está nessas 4 equipes. E sábado agora começam as batalhas. E que batalhas minha gente (como diria a saudosa Dulce Thompson).
Vamos ao que interessa então:

Unilever (1º) x Blausiegel/São Caetano (4º)



Tabus existem para serem quebrados, certo? Então chegou a hora do São Caetano superar seu trama chamado Unilever. Na fase de classificação foram 2 vitórias do time carioca, por 3 x 0. Não canso de repetir, o Sanca, com o trio olímpico, jamais venceu um jogo contra o time do Unilever. Pior, nem UM único set! E é esse histórico que vai contra o time do São Caetano. Mari, Fofão e Sheilla tem bagagem de sobra pra desequilibrar um jogo, mas parece que quando se deparam com o paredão Fabiana do outro lado recuam. O jogo do Sanca não encaixa perfeitamente contra o do Unilever. Parece que falta algo, uma peça chave. Do outro lado o Unilever joga solto contra o Sanca, Regiane e Joycinha deitando e rolando, e Dani Lins distribuindo corretamente as jogadas. Mas o momento é favorável ao São Caetano. Quando todos apostavam numa semifinal disputadíssima contra o Minas, o Sanca simplesmente resolveu jogar um excelente voleibol e despachou as mineiras em 2 jogos. O Unilever enfrentou o Cativa, 8ª colocado na fase de classificação, e em pleno Maracanãzinho perdeu o 1º set por 30 a 28 e venceu o jogo de virada, por 3 x 1, com direito a 27 a 25 no 4º set. As jogadoras do Unilever não aparentam estar nas suas melhores condições físicas. Sempre tem alguma contudida. Como falei, o momento é do Sanca. E o 1º jogo vai ser fundamental nessa caminhada rumo à final. Jogando em casa o Sanca tem tudo pra sair na frente na série melhor de 3. O saque vai ter que funcionar pra quebrar a recepção do Unilever e evitar as jogadas de meio com a Fabiana e a Carol Gattaz. E, principalmente, para o Sanca conseguir equilibrar o jogo seu passe vai ter que entrar. Mari vai ser exaustivamente caçada e precisa colocar a bola nas mãos da Fofão. Se isso acontecer é meio caminho andado pra vitória do Sanca. Vencendo a 1ª partida não acredito que o São Caetano consiga vencer o Unilever 2 vezes seguida. É muito difícil esse time perder 2 jogos consecutivos. Sempre vem muito bem ajustado após uma derrota.
Das 2 partidas das semifinais, confesso que é a única em que pra mim somente um resultado me interessa. A vitória do Sanca. Não somente por não gostar do Bernardinho e do Unilever, mas, sobretudo, pela grande chance de termos uma final diferente na Superliga Feminina. Go Sanca!!!!

Resultado do playoff: 2 x 1 Blausiegel/São Caetano

Sollys/Osasco (2º) x Pinheiros/Mackenzie (3º)



Esse confronto era a minha grande aposta pra final da Superliga. Tinha tudo pra ser assim pelo menos. Osasco e Pinheiros vinham muito bem na Superliga, bem acima do Unilever, mas tropeçaram no 2º turno e acabaram se cruzando nas semifinais. Se no 1º confronto levantei a questão do tabu, aqui falo da superstição. No caso do número 8. O Pinheiros foi o responsável por impedir que o Osasco fosse campeão paulista pela 9ª vez seguida. E o que o Osasco tenta nessa edição da Superliga? Alcançar sua 9ª final consecutiva. E qual seu adversário? O mesmo Pinheiros! Lógico que nenhuma jogadora deve estar pensando nisso. Nem eu pra falar a verdade. Apenas parei pra pensar e achei muito curioso. Aqui também foram 2 vitórias do Osasco. a 1ª por 3 x 2 e a 2ª por 3 x 0, numa atuação impecável. É indiscutível a superioridade técnica do Osasco. É o time que tem mais atletas na Seleção Brasileira. Jaqueline está jogando demais nessa reta final da Superliga. Thaíssa, mesmo rendendo abaixo do esperado, e Adenízia são verdadeiras muralhas no meio de rede. E Natália! Quando incorpora sua própria declaração dada ao final de uma partida "hoje nasci pra jogar vôlei", ninguém segura. A líbero Camila Brait e as campeãs olímpicas Sassá e Jaqueline formam a melhor linha de passe dessa Superliga. Carol ou Ana Tiemi certamente agradecem e ficam à vontade pra acelerar o jogo. O time do Pinheiros depende muito do desempenho de 3 atacantes: Fernanda Garay, que vem brilhando nessa Superliga, Ju Costa, que não tem muita garra e a canhota Lia, que adora fazer caras e bocas mas joga um bolão também. Com as 3 em sintonia o adversário tem que jogar muito pra vencer o Pinheiros. Fabíola, que não é nada boa, usa e abusa de jogadas com essas 3, mas sem esquecer das suas meios de rede Bárbara e Marina. O caminho pro Pinheiros vencer é jogar concentrado do começo ao fim, variando suas jogadas e com um excelente volume de jogo pra proporcionar diversos contra-ataques. A derrota no 2º jogo das quartas de final pro Volei Futuro fez muito bem ao time do Pinheiros. Hoje o Pinheiros sobrou em quadra, voltando a apresentar o voleibol do 1º turno da competição, com um jogo muito equilibrado, perfeito taticamente e tecnicamente. É desse jogo que o Pinheiros precisa nessa série contra o Osasco. E mais do que nunca vai precisar da Fernanda Garay, que costuma sumir nos clássicos. Talvez o grande ponto fraco do Osasco seja o psicológico. Se o Pinheiros sai na frente, a pressão no 2º jogo vai ser enorme pra cima do Osasco, em todos os sentidos: pela derrota no Paulista, pela extinção do Finasa/Osasco e posterior salvação pela Nestlé, pelos últimos fracassos nas finais de Superliga.
O Osasco, pra mim, é o grande favorito na série. Por isso aposto na vitória dele. Mas, pensando novamente que é possível não só o Unilever ficar fora da final como também o Osasco, minha torcida será pro time do Pinheiros.

Resultado do playoff: 2 x 1 Sollys/Osasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário