quarta-feira, 3 de março de 2010

Videoclipe: Sutilmente

Imaginem ficar mais de 3 horas pregados na parede formando um ângulo de 90º com o chão, como se vê na foto abaixo.



O Skank encarou esse desafio, e o resultado foi o clipe "Sutilmente", uma das melhores produções em território nacional. Sutilmente perfeito, eu diria.
De uma música que fala de amor, é de se esperar um clipe clichê com casal de namorados. E aí entrou a genialidade do diretor Conrado Almada. A ideia dele foi trabalhar com dois eixos que representassem o universo masculino e feminino retratados na música. Só que para isso, a banda teve que desafiar a gravidade e tocar presa a uma parede, na vertical, de forma que enquanto vemos a banda tocar normal, ao fundo teremos um balé que dança conforme a letra da música, além de uma brincadeira com a gravidade, coisas que descem, balões que sobem. A impressão que o clipe passa é de que existem ali 2 dimensões ou que há uma gravação num fundo falso sendo exibida. Caso ainda fiquem com essa impressão após assistir ao clipe, não deixem de ver o making of do mesmo.
O palco do clipe é o ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte. Os instrumentos e o microfone de Samuel Rosa foram prensados numa estrutura construída no Mineirinho e os músicos ficaram deitados em bancos e presos em cintos de segurança a uma altura de mais de dez metros. O melhor de tudo foi que os próprios integrantes não tinham conhecimento de como seria a gravação. O baterista Haroldo Ferretti disse ao saber "É meio assustador. É lógico que dá uma tensão. Eu estou curioso pra chegar ali e ter a sensação de tocar meio deitado, mas com os pés na parede" e Samuel Rosa "Não é sempre que a gente convida um diretor e ele já chega com uma ideia bacana, prontinha. Bacana até agora porque eu ainda não subi lá, mas depois que subir não sei se vou continuar achando tão bacana assim".
O clipe foi gravado num plano-sequência de quatro minutos com uma câmera de cinema digital de última geração, que é usada inclusive nos filmes de Hollywood. Na linguagem cinematográfica, plano seria algo como "o intervalo que há entre dois cortes", separando uma cena da outra. O plano-sequência é quando esse intervalo é tão longo que se pode dizer que corresponde a uma sequência inteira do filme.
"Sutilmente" do Skank, o melhor clipe do VMB (Video Music Brasil) 2009!

Quem ainda não se convenceu de que foi tudo gravado simultaneamente, eis o making of. Vale a pena assistir e ver alguns números de toda essa produção, além de ver eles literalmente colados na parede!

Nenhum comentário:

Postar um comentário