segunda-feira, 15 de março de 2010

Tirinhas: Glauco Vilas Boas

Em decorrência dos últimos acontecimentos, sou obrigado a incluir na seção "Tirinhas" os excelentes trabalhos do cartunista Glauco Vilas Boas. É uma forma de homenagem, mas também faço isso pois na época em que lia a Folha de São Paulo os quadrinhos que sempre olhava eram do Garfield, do Hagar, do Níquel e do Glauco.
Dos seus vários personagens, 3 merecem destaque: Geraldão, Dona Marta e Geraldinho. Enquanto encontrar tirinhas, postarei 3 de cada um.

Geraldão

O principal personagem do Glauco é um consumidor inveterado de uns 30 anos, solteiro que mora com a mãe - com quem tem uma relação neurótica- e continua virgem até hoje. Geraldão bebe, fuma muito, vive atacando a geladeira e toma todos os remédios que vê pela frente. No começo, ele usava uma calça sem elástico. Hoje, passa o dia todo peladão. Geraldão foi criado para o livro independente "Minorias do Glauco", lançado em 1981.
Uma personagem coadjuvante nas tiras do Geraldão é sua própria mãe. Ela não aguenta mais o filho, só que não o deixa arrumar uma namorada. É uma senhora aposentada que passa o dia arrumando tudo e, de vez em quando, espia o Geraldão tomando banho.







Dona Marta

Ela foi educada à maneira antiga e, tanto esperou seu homem, que acabou ficando para titia. Quando viu que não arrumaria namorado, passou para o ataque. Aliás, Dona Marta canta qualquer um. Pode ser o chefe, o boy do escritório, o entregador de pizza ou o salva-vidas. Mesmo não tendo o corpo em forma, ela se acha a mais gostosa do planeta. Dona Marta foi criada em 1981 junto com o Geraldão para o livro independente "Minorias do Glauco".







Geraldinho

Geraldinho é o Geraldão quando era criança. Só que, em vez de bebida, cigarro e remédios, ele é viciado em refrigerante, televisão e muito sorvete, de todos os sabores, de todas as formas. Ele é muito sacana e, ao lado do cachorro Cachorrão e do gato Tufinho, seus inseparáveis amigos, dá muito trabalho para sua mãe. Além disso, o Tufinho anda com uma turma barra pesada. São os Folgatos, que adoram atacar a geladeira da casa do Geraldinho. Na escola, o menino é impossível e só senta na turma do fundão. A mãe é a mesma personagem que, anos mais tarde, vai ser a mãe do Geraldão. A única diferença é que, aqui, ela ainda acredita que o filho vai dar certo.





Um comentário:

  1. Glauco é realmente um gênio! Uma perda incalculável. Espero que seu trabalho sirva sempre de exemplo e incentivo a muitos.

    ResponderExcluir