domingo, 3 de janeiro de 2010

Engenharia Química: de Química não tem nada

Com o vestibular entrando na sua reta final, nada melhor do que falar do curso que decidi prestar há 6 anos: Engenharia Química. E por que dessa escolha? No meu 3º colegial ainda não sabia o que queria fazer na faculdade, então acabei fazendo uma orientação profissional, com uma psicóloga. Na época eu estava tentado a prestar Meteorologia. Tinha falado isso pra psicóloga e ela me emprestou um vídeo sobre o assunto. Ao chegar em casa, antes de assistir ao vídeo, fui dar mais uma olhada naqueles Guia de Estudante, e passando os olhos por Engenharia Química as palavras laboratório e Química me fizeram pensar "Eureka," e parecia que tudo fazia sentido, afinal Química era a minha matéria favorita. E assim escolhi seguir essa área. Meses antes do vestibular cheguei a ficar na dúvida entre prestar Engenharia Química ou somente Química, mas a ideia de estudar somente Química não me agradou muito, queria um pouco de Matemática também. Mal sabia eu no que estava me metendo!
Felizmente consegui ingressar numa das melhores faculdades de Engenharia Química do país, a FEQ, na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, a 2ª melhor universidade do Brasil. Os 2 primeiros anos de Engenharia são praticamente comuns a qualquer ramo da Engenharia, ou seja, matérias no básico. Cálculo, Física, e no nosso caso, bastante Química, com disciplinas de laboratório todo semestre. A partir do 5º semestre a Engenharia Química começa a aparecer, e em peso já. Desse momento até o seu 10º semestre a Química praticamente deixa de existir, digo praticamente pois vez ou outra você acaba utilizando algum fundamento, mas perto da Engenharia Química torna-se desprezível. Disciplinas como Termodinâmica, Fenômenos de Transporte, Operações Unitárias, Bioengenharia, Reatores Químicos, Controle de Processos e outras, tomam conta da sua grade. E qual a matéria do básico mais utilizada? Matemática, sem dúvida, afinal é Engenharia. Há 4 disciplinas de Laboratório de Engenharia Química durante o curso, nas quais podemos aplicar um pouco do conhecimento estudado em sala. Sem dúvida é um curso muito teórico e difícil.
E eu nisso tudo? A verdade é que acabei não me encantando por esse curso, pelo menos não na teoria. Tenho muita vontade de aprender na prática, sobretudo em plantas químicas com aqueles equipamentos gigantes, como na foto abaixo. Isso é algo que me atrai e muito! Talvez eu não seja um caso perdido, rs.


Semestre passado, mais especificamente em Dezembro, eu e minha turma apresentamos nosso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) num formato de Congresso de Iniciação Científica, com nossos trabalhos resumidos num pôster de 1 metro de comprimento. Uma espécie de feira de ciências. Como curiosidade, deixo aqui alguns títulos dos trabalhos a começar pelo meu:
- Estudo da influência da corrosão em trocadores de calor do tipo casco e tubo e impacto da escolha do material na análise técnico-econômica.
- Detalhamento do processo, escolha de equipamentos, construção de ladder e supervisório de uma planta industrial.
- Estudo da influência dos parâmetros vibracionais na fluidodinâmica de um leito vibrofluidizado contendo partículas inertes.- Preparação e caracterização de argilas organofílicas para remoção de derivados de petróleo (BETX) em banho finito e preparação de material suportado para uso em leito fixo.
Se há 6 anos eu tivesse a oportunidade de presenciar algo desse tipo, talvez tivesse mudado de ideia e desistido de cursar Engenharia Química.
O que quero dizer com tudo isso é que muitas vezes nos vemos obrigados a tomar decisões muito cedo, sem ter a certeza do que teremos pela frente, do que vamos enfrentar. Sem ter a certeza se faremos a escolha certa, se não iremos nos arrepender depois. E a pressão é muito grande, uma vez que a sequencia natural do colégio é a faculdade, onde vamos dar o pontapé inicial pra nossa carreira.
Pra acertar na escolha o melhor caminho é a informação. E em se tratando de cursos, sugiro ir muito além de guias de estudante, como foi o meu caso. Simplesmente li e achei que era o meu caminho. Sinceramente talvez ainda seja, não digo com 100% de certeza que não era, e sinceramente, espero que eu tenha feito a escolha certa. Mas se pudesse voltar atrás eu teria me informado muito mais a respeito. E de que maneira? Acessando páginas das faculdades, tentando encontrar no orkut alunos pra conversar sobre o curso, tirar dúvidas. Ninguém melhor do que os próprios alunos da faculdade pra dizer o que esperar.
Quem quiser saber um pouco mais sobre o curso, assim como das disciplinas, acesse o site da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp:

http://www.feq.unicamp.br/

262 comentários:

  1. Oi Stan!
    Muito legal esse seu depoimento!
    Resolvi prestar EQ exatamente pelos mesmos motivos que você relatou! Talvez, assim como você, se eu tivesse me informado mais não teria prestado EQ.
    Acredito que como nosso curso abrange diversas áreas, iremos encontrar nosso canto pra dizer: Sim aqui é que eu gosto de trabalhar!!
    Paralelamente ao curso, acredito que o crescimento que conquistamos por estar em uma grande faculdade é um grande diferencial que levaremos por toda a vida!!
    bjoss
    Nanda

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo!
    Gostei de ler um pouco sobre o curso, estou prestando eng. química agora. No começo também estava um pouco em dúvida e as pessoas me diziam que de química mesmo o curso tem pouco.
    Mesmo assim, também gosto de física e matemática e espero boas expectativas para o curso! Como disse a nanda mesmo, o curso abrange diversas áreas e é possível achar a que vc gosta.
    Desejo boa sorte pra vc e quem sabe ainda nao nos encontramos no mercado de trabalho?
    Valeu pelas dicas e ainda assim quero seguir na EQ!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernando!
    Fico contente que tenha gostado das dicas. Espero ter te ajudado de alguma forma e torço para seu sucesso.
    E realmente como a Nanda disse o nosso curso abrange diversas áreas, é como se fosse um coringa dentro das engenharias. Se não sabe muito bem o que quer da vida, preste EQ que as opções são muitas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, estou passando exatamente pela mesma situação que você descreveu,de meu interesse por quimica sendo minha materia predileta,e também estando confusa sobre qual curso escolher, at~e fiz teste vocacional com psicóloga mas chegou a dar indefinido. Tenho muito medo de entrar numa faculdade e me arrepender por ser o tipo de pessoa q n gst de perder tempo na vida. Queria muito fazer somente química há um tmp atrás, mas desisti por n ouvir muitas coisas boas sobre o mercado de trabalho, e desde então estava quase decidida em fazer engenharia quimica porém pesquisando depoimentos pessoais de pessoas com experiências de vida, e o seu foi um dos que me balançou mais, por me identificar tanto... Mas gostaria de saber como é sua situação hoje, se ainda trabalha com isso, gostaria de entrar em contato, se ver esse comentário entre em contato por favor! 071 99139 8447

      Excluir
  4. "UNICAMP, a 2ª melhor universidade do Brasil"
    Num sei se concordo com isso não...hehehe

    Bem, mas falando sério, se informar antes de prestar é muito importante. E confesso que eu não me informei muito não, foi meio por exclusão dos outros cursos. Acho que dei sorte na minha escolha =)
    Tem outro ponto que pouca gente comenta que eu acho legal falar. A escolha da faculdade não é uma escolha de vida ou morte. Vc precisa de uma direção, claro, não compensa dar tiro pra tudo quanto é lado. E se vc entrar e achar que não fez a escolha certa? Simples. Pare, veja pq vc acha que errou e escolha outra opção, mas dessa vez pra acertar!
    Não deixe que fatores externos (pressão dos pais, avós, amigos, sociedade etc) te influenciem na sua escolha. A minha dica seria: escolha algo de que vc goste e/ou goste daquilo que vc escolheu.

    ResponderExcluir
  5. Ooi, eu ia cometer o mesmo erro que você \z
    HSUASUSJUAHSUAJSUAH
    estou no 3º ano , e gosto muito de química e física.
    Estava decidida de fazer eng. química, mas minha prima falou que não era um curso bom , que era difícil encontrar emprego e tal.
    Acho que vou fazer eng. elétrica õ/
    obrigado, beijo! :D

    ResponderExcluir
  6. Oi Ananda!
    Se errei ou não, sinceramente ainda não sei te dizer, mas sua prima está um pouco enganada a respeito de encontrar emprego. A Engenharia Química é uma das engenharias que mais oferecem emprego e o principal, você pode atuar em diversas áreas, o engenheiro químico tem uma formação bem abrangente. E não sei o que ela quis dizer com não ser um curso bom, mas sei que a Unicamp e a Usp são referência no país!
    De qualquer forma, pensa bastante no que quer fazer, tenta visitar alguma faculdade se possível, trocar o máximo de experiencia pra poder te ajudar!
    E boa sorte pra vc! ^^
    bjo!

    ResponderExcluir
  7. Lendo seu depoimento, que por sinal está muito bem escrito, percebi que você teria se encontrado se tivesse cursado Farmácia. Eu passei pelo mesmo impasse que você, no entanto, tive orientação profissional na minha escola.

    ResponderExcluir
  8. Sempre quis cursar EQ, prestei na UFPR, era decididamente o que eu queria, não passei, acabo por cursar Agronomia na UTFPR e me dei muito bem na area, por sorte, uma vez que prestei o vestibular para agronomia só porque meu irmão também fazia, mas me dei bem :)

    ResponderExcluir
  9. Química era minha matéria preferida no segundo grau. Quando decidi prestar vestibular pra EQ na FURB (Blumenau-SC) nem me preocupei em verificar a grade antes.
    No primeiro semestre quando vi que o curso quase não tinha química quase desisti dele, era muita matemática. Mas depois meus interesses se adaptaram, e estou muito feliz com a minha escolha =D.
    Estou levando o curso melhor que a maioria e agora nas disciplinas específicas (5o semestre em diante) eu descobri que fiz a escolha certa.

    ResponderExcluir
  10. Quando estava cursando o segundo grau, também tive dúvidas enormes sobre qual curso iria me inscrever no vestibular. Queria fazer engenharia, mas qual? Resolvi esperar um tempo para me decidir. Nesse período comecei a trabalhar em uma refinaria de petróleo e fiquei surpreendido com o que as engenharias são capazes de criar! Foi aí que escolhi cursar Engenharia Mecânica. Estudo na UFMG e adoro o curso!! Mas também posso dizer que Engenharia Química também é muito interessante.

    ResponderExcluir
  11. Vc poderia ter escolhido Farmácia.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom vc esclarecer que tem diferença! Na maioria das vezes as pessoas acham que é mesma coisa. Química lida mais com laboratório e reações químicas em si. Já EQ lida mais com equipamentos e cálculos dos processos químicos em larga escala. É um curso difícil, aconselho pesquisar bastante opiniões de quem cursa ou é formado. Há comunidades de Engeharia Química no orkut que facilitam a interação com pessoas do ramo. Estou no sétimo período e adoro o que faço ^^

    ResponderExcluir
  13. Ananda.
    Você está errada sobre a formação de Engenharia química não ter emprego.
    Trabalho no Conselho Regional de Química do Estado de SP e posso afrimar pra você que areas para se atuar na química é o que não falta, ainda mais se tratando do Titulo do curso Engenharia Química que é o que tem mais atribuições.
    As vezes acontece de empresas procurar desesperadamente por profissionais e desabafando pra nós que não tem profissionais de nivel superior para trabalhar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. boa noite marcelo goostei mto do seu depoimento, irei começar o curso de EQ agora em fevereiro, gostaria de saber como funcionam os estagios (se sao faceis de conseguir e uma BASE do salario)
    grato iran

    ResponderExcluir
  15. Oi Iran!
    Que bom que gostou do depoimento. Quanto a estágio, de certa forma não são difíceis de conseguir, embora eu esteje atrasando meu curso por não ter conseguido, mas o meu caso acontece com muitos poucos. O ideal é vc começar a cadastrar seu curriculo em sites de Rh, como Cia de Talentos, Grupo Foco, Só Talentos, Vagas...pq lá sempre aparecem vagas das empresas mais conhecidas. Quanto ao salário, pra 30 horas semanais acho que uma boa média seria de uns R$ 900,00. Conheço amigos que ganhavam menos, cerca de R$ 700,00 e outros que ganhavam muito mais, coisa de R$ 1200,oo. Então varia mesmo.
    De qualquer forma, boa sorte pra vc no curso. Espero que goste. E qualquer dúvida fique a vontade. Se preferir, pode enviar email.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. ola marcelo

    queria saber se a função e projetar o processo dentro das maquinas dos liquidos e saber criar reações que se fazem la dentro e etc ou projetar os reatores e tubulações etc?

    engenheiro quimico fica em laboratorio tambem?

    t+

    ResponderExcluir
  17. Oi Anônimo, rs.
    o engenheiro química pode atuar em tudo isso que vc falou sim. O principal está mesmo em projeto de reatores, colunas de destilação, bombas, trocadores de calor, tubulações etc. Mas também podemos controlar os processos em si, não exatamente criando reações, mas controlando os parâmetros necessários para que se alcance um bom resultado. Parâmetros como temperatura, pressão, vazão (volumétria ou mássica), composição dos componentes, conversão de uma reação e por aí vai. No laboratório, por mais que sejam os Químicos os que mais atuam, nós também somos úteis, ainda mais no campo de pesquisas e desenvolvimento. Como falei, o Engenheiro Químico pode atuar em diversas áreas. Essa é a sua grande vantagem!

    t+

    ResponderExcluir
  18. to numa duvida complicada, entre engenharia quimica e engenharia de produção

    voce sabe se engenheiro de produção tambem faz isso que o engenheiro faz? por que pelo que andei vendo eng produção e mais na area de controle de qualidade, gerenciamento da produção ,implantação de iso 9000, logistica, e gosto da area de processos e produção acho que o melhor para mim e engenharia quimica por estar mais nesta area...

    obrigado, e parabens pelo blog

    t+

    ResponderExcluir
  19. corrigindo

    que o engenheiro quimico faz*

    ResponderExcluir
  20. Não sei te dizer com 100% de certeza, mas acredito que o Engenheiro Químico seja muito mais indicado para atuar na área de processos do que o de Produção, que como você mesmo disse, está mais relacionado à área de controle de qualidade, gerenciamento de produção. Olha só o que encontrei no site da Engenharia de Produção da USP:
    "O engenheiro de produção tem como área específica de conhecimento os métodos gerenciais, a implantação de sistemas informatizados para a gerência de empresas, o uso de métodos para melhoria da eficiência das empresas e a utilização de sistemas de controle dos processos da empresa. Tudo o que se refere às atividades básicas de uma empresa tais como planejar as compras, planejar e programar a produção e planejar e programar a distribuição dos produtos faz parte das atribuições típicas do engenheiro de produção."
    E olhando a grade curricular deles, de fato o curso é voltado mesmo para a área de gestão e não de processos. Como eles não aprendem as chamadas Operações Unitárias, que envolvem trocadores, colunas, bombas e mesmo reatores, não estão aptos a trabalharem em processos da forma como os Engenheiros Químicos que atuam diretamente nessa área, podendo controlar e aplicar as técnicas.
    Resumindo, acho que o Engenheiro Química atua mais com processo, mas sugiro procurar mais informações. Se conseguisse conversar com algum profissional das 2 áreas para esclarecer seria interessante.
    Obrigado pelo elogio e por ter doado seu tempo ao meu blog! Seja sempre bem-vindo!

    ResponderExcluir
  21. Eu estou iniciano agora em março o terceiro período de Engenharia Química, mas não estou gostando muito do curso por achar que tem muita química e por não ter vontade de trabalhar em laboratórios...
    Gosto muito da área de matemática, gestão, logística e produção e penso em transferir para engenharia de produção, mas não sei ao certo o que fazer!
    o que as matérias mais específicas de engenharia química abordam?

    ResponderExcluir
  22. Oi xará!
    Como vc ainda está indo pro terceiro período é natural que tenha muiat química mesmo. Foi assim nos meus 2 primeiros anos! Mas depois, quando vc começar a entrar nas disciplinas da Engenharia Química a matemática vai predominar e a Química de certa forma esquecida.
    As matérias mais específicas visam principalmente a realizar projetos de equipamentos, como dimensionar eles. Isso vc aprende em Operações Unitárias. Tem tb as matrias de Transferencia de calor e de Massa. Como também disciplinas envolvendo Simulações, Otimização.
    Acho que se vc gosta muito mesmo de gestão, logística, Engenharia de Produção eh mais recomendado mesmo. Mas caso permaneça na Engenharia Química, nao se preocupe que nossa área de trabalho eh mtuio abrangente, nao fica restrita a laboratórios. Tem gente que trabalha na propria Produção, em Processos, Projeto, Qualidade, Marketing. Enfim, tem mta coisa além de laboratório mesmo!
    Espero ter te ajudado. Qualquer dúvida só mandar.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  23. Oi marcelo parabens pelo seu comentario!
    estou com duvida na carreira que decidir
    gosto muito de química e física mas não muito de matematica . Gostaria de trabalhar em industrias realizando processos químicos, mas não projetos de instalação de maquinas e etc .
    sera que se eu prestar EQ me darei bem? obrigado

    ResponderExcluir
  24. Olá.
    Muito obrigado pelo elogio!
    Não sei se vou conseguir te ajudar muito. Talvez precisasse entender o que vc quer dizer exatamente com realizar processos químicos. Seria manipular reações químicas, por exemplo?
    O grande problema da EQ pra vc eh que vai ter MUITA matemática mesmo, não tem como escapar! Não tenho certeza, mas talvez uma Engenharia de Processos ou o Curso Superior de Tecnlogia de Processos Químicos fosse os mais indicados. Mas te aconselho a procurar mais informações sobre eles, não vá somente pela minha opinião, uma vez que não tenho certeza.
    Talvez o proprio Engenheiro Química realize processos químicos, mas como não tenho mto conhecimento nao sei te dizer. O que te garanto eh que pelo menos em EQ vai ter que conviver com muita matemática!
    Mais dúvida só perguntar!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  25. Olá Marcelo!

    Eu finalizei agora o bacharel em química, mas to encontrando muita dificiculdade em achar o primeiro emprego. Por esse motivo eu estou pensando em cursar EQ... como o mercado oferece mais vagas para engenheiro...
    Tando é que eu vi faz um tempo uma vaga para Pesquisa e Desenvolvimento e eles pediam EQ.
    Sei lá se seria a escolha certa.. estou total perdida =/
    Não me arrependo de ter cursado química pq é de laboratório que eu gosto. Também não sei se me darei bem em EQ ( sempre tive dificuldades com física hahah)
    Vi um curso de Eng de Produção Química, será que tem as mesmas atribuções?

    ResponderExcluir
  26. Oi Renata!
    Primeiramente parabéns pelo bacharelado!!!!
    Acredite, mesmo EQ oferecendo mais vagas a situação que vejo não é muito diferente. Vários amigos meus que se formaram agora, da minha sala mesmo, estão desempregados e com dificuldades, tanto que alguns estão recorrendo ao Mestrado!
    Quanto a Eng. de Produção Química, dei uma lida por aih na internet e axei esse site legal da Ufscar:
    http://www.dep.ufscar.br/grad/pqind.htm
    Diz basicamente que esse engenheiro eh responsavel mais pelo gerenciamento da empresa e tomadasde decisão nas áreas citadas aih no site. Acredito que esse curso está muito mais voltado pra Engenheraia de Produção do que pra EQ.
    E se vc quer seguir P&D, EQ eh mto mais recomendado. Tenho uma amiga recém-contratada na Suzano justamente nessa área.
    Caso queira cursar memso EQ, nao se preocupe com a fisica, rs. Eu ateh gostava no colegial mas na facul passei a odiar, e felizmente soh vi fisica durante o básico mesmo, depois quando entramos nas discipilinas de EQ ela praticamente foi embora! Então nao se preocupe que a fisica nao vai ser um grande problema.
    Boa Sorte Renata!
    Espero ter te ajudado!
    bjos

    ResponderExcluir
  27. Olá Marcelo
    Olha só, gostei mto do seu depoimento.
    Estou pensando em fazer engenharia química, pq como vc eu tbm gosto de química, porém estou com medo por não me dar mto bem com física e um pouco com matemática.
    Em sua opnião vc acha q eu poderia me dar bem no vestibular e nesse curso?

    ResponderExcluir
  28. Oi Norry!
    Vou ser bem sincero com vc. Em relação ao vestibular, não sei qual o seu foco, se fazer alguma faculdade pública ou não, mas o fato eh que as matérias de exatas, pelo menos nos vestibulares das públicas, geralmente tem um peso maior na nota final, o que mostra a importância de vc ir bem nessas provas.
    Quanto ao curso, como falei, de física vc mal vai ouvir falar depois que começar a cursar as disciplinas de engenharia química, e, infelizmente, de química também. Pra ser honesto com vc, em 3 anos só me lembro de ter visto alguma química numa disciplina chamada Reatores Químicos. Precisava saber reações químicas, e só, mais nada! O curso é basicamente matemática. E acredite em mim, vai muito além da matemática que aprendemos no colégio. É integral, derivada, derivada parcial, métodos numéricos etc. Acho que se vc não gosta mto da matemática do ensino médio acredito que terá problemas em eq.
    Se gosta mto mesmo de quimica, talvez cursar Química seja a melhor opção pra vc!!!
    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  29. ola Marcelo, estou pretendendo cursar EQ mas acho pouquissímas informações a respeito. Gostaria de saber se é tão dificil a ponto de ter que abdicar da vida social para estudar, se é muito cansativo e se os conhecimentos quimicos são suficientes para produzir os próprios remedinhos e sintetizar uns THCs e LSDs(para uso próprio é claro pois não pretendo ser presa) de qualidade. E também gostaria de saber se a possibilidade de arrumar emprego e ganhar um salário digno é alta, porque meu maior medo é me matar estudando e depois ganhar uma miséria como muitos formados que vejo por aí. Obrigado

    ResponderExcluir
  30. Olá Anônima.
    Assim como qualquer curso de Engenharia, EQ requer muita dedicação nos estudos tb. Mas tá muito longe de ter qua abdicar da vida social. Eu, que não sou um bom parâmetro, fui em algumas festas durante esses 5 anos de faculdade. Mas tenho amigos que foram em muito mais do que eu, e agora formados, estão trabalhando em lugares dignos, com salários muito bons. Se vc acabar trabalhando em alguma empresa do ramo químico, por ser engenheira, dificilmente vai ganhar pouco.
    Agora, quanto a THCs, que não tenho a menor ideia do que seja, e LSDs garanto que no curso vc não vai nem ouvir falar deles, mto menos saber como produzir. Aí vai ter que se virar sozinha mesmo, e, infelizmente pra vc, mas felizmente pra mim, não sei nada a respeito disso.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  31. O engenheiro quimico está apto a trabalhar também na industria farmaceutica e em peskizas de novos medicamentos? Vários guias do estudante dizem q sim mas depois de ler que química tem pouco no curso fiquei com duvida. obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Oi Jéssica!
    Pelo o que os guias do estudante dizem realmente está apto. Mas confesso que, praticamente graduado, não acredito muito nisso não. Talvez tenha espaço sim, mas não deve ser muito como em indústrias químicas, por exemplo. Acredito que quem cursa Farmácia deve ter muito mais chances de trabalhar na farmacêutica. E mesmo o Químico deve estar mais a frente do que nós, Engenheiros Químicos.
    Se conhecer alguém que trabalha em alguma industria farmaceutica dê uma perguntada pra ver se tem algum engenheiro químico trabalhando por lá.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  33. ola Marcelo tudo bem?

    Eu não sei se pode me ajudar, é que eu gostaria descobrir a formula do impermeabilizante, seria possivel vc me da uma luz?

    se puder me responder no meu email daniellaoprado@hotmail.com iria agradecer muito obrigada

    ResponderExcluir
  34. eu me interesso bastante por esse curso, mas estou um pouco em duvida em relação a mercado de trabalho, e queria uma opinião de quem esta fazendo esse curso. o que vc poderia me dizer.


    danielle fernandes

    ResponderExcluir
  35. Oi Danielle

    O mercado de trabalho é bastante favorável ao Engenheiro Químico, principalmente por sua capacidade de atuar em diversos segmentos, desde administrativo até a produção. Mas, como em qualquer curso, sem experiência não se chega a lugar nenhum. Então um bom estágio já é meio caminho andado pra você conseguir construir uma carreira profissional.

    ResponderExcluir
  36. Obrigada.E apenas mais uma pergunta,e o salário varia de quanto mais ou menos?
    e se puder me add para me dar mais informações sobre o curso. daniy_fernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. EQ, "matemática", reatores, bla, bla, bla....Resumindo, na EQ não é obrigatorio saber TUDO da química, apenas o necessario,não entre pensando que vc vai ficar no laboratório vendo reações, líquidos coloridos e estudando química, pois vc não vai! Análises físico-químicas?? Titulações?? reaçõs de neutralização?? soluções tampão?? Reações de oxidação?? ESQUEÇA DISSO NA EQ!!! Devemos levar em conta que a EQ está cada vez mais se distanciando da Química, pois o currículo está sendo cada vez mais "exugado" na parte da química. Ja pra quem curte a química MESMO, do começo ao fim, como e o porquê de tudo, e está disposto a cursar um curso de exatas, com cálculo,física e principalmente QUÍMICA, sejam bem vindos ao Curso de Química!!! XD
    Um curso extremamente magnífico, com emoções do começo ao fim!!!

    ResponderExcluir
  38. Oii qual a melhor escolha engenheiro de produção ou quimico,em questão de salario e emprego?

    ResponderExcluir
  39. Oi!

    Não sei te dizer qual a melhor escola em questão de salário e emprego, nem acho que seja possível definir isso pra qualquer curso. Mas, quanto ao curso em si, para os 2 casos as melhores faculdades são as públicas. No caso da engenharia química temos a USP e a UNICAMP como referências. Já a de produção, a USP e a UFSCAR!

    ResponderExcluir
  40. "Tenho muita vontade de aprender na prática, sobretudo em plantas químicas com aqueles equipamentos gigantes, como na foto abaixo. Isso é algo que me atrai e muito! Talvez eu não seja um caso perdido, rs."

    Você não é só um caso perdido!

    Penso da mesma forma ;D. Eu acho um "tesão" uma indústria química, todo o complexo dela, as plantas industriais, reatores, tubulações industriais, etc.

    Agora a parte de "produzir produtos do dia-a-dia" não me anima tanto =\. Daí surge a minha insegurança, se engenharia química é realmente o que quero.

    Eu olho a grade curricular e acho legal, tenho uma certa vontade de estudar termodinâmica, fenônemos de transporte, etc., mas mesmo assim eu não sei se eu me sentiria bem no ambiente de trabalho de um engenheiro químico. Acho que o que falta no meu caso para escolher a profissão é ter um pouco de prática e vivenciar o dia-a-dia do profissional, mas é difícil eu ter essa experiência, então o jeito é ler tudo da engenharia química =X.

    Enfim, eu queria desabafar isso... a questão é que não tenho muita vontade de trabalhar com aquela função direta do EQ que é de transformar matéria prima em produto, tipo um detergente, essas coisas., agora a parte industrial eu curto pra caramba.

    Eu sei que quero engenharia, e muitos dizem para eu fazer EQ porque gosto de exatas e principalmente química, mas sei lá =\.

    Alguém pode me dar uma luz nesse caso? Falar mais sobre a engenharia química mas não aquilo que está escrito no Guia do Estudante, uma opinião de alguém formando mesmo ou já formado, algo mais real e não um texto feito por um jornalista falando sobre a carreira.

    Eu sei que engenharia química pode muito mais que "transformar a matéria prima para um produto", pode trabalhar desde disso até biotecnologia, farmácia, área ambiental, etc., mas a essência do EQ seria essa definição, que não me agrada muito assim a ponto de querer fazer EQ.

    Luz? Alguém?

    Vlw, e desculpa pelo comentário gigante, mas acho que quem teve que escolher a carreira em um pleno terceiro ano, ano de vestibular, deve saber o que estou falando.

    PS: Eu encontrei esse blog depois de digitar "engenharia química blogspot" na esperança de encontrar relatos sobre a carreira, e acabei encontrando esse blog, que me ajudou mas mesmo assim estou inseguro ;D.

    ResponderExcluir
  41. Bruna Leite

    Oi Marcelo
    estou fazendo cursinho esse ano, e estou em duvida entre engenharia química e medicina, queria saber se com a engenharia quimica consigo trabalhar em alguma área ligada a área médica, se tem um pouco mais de biologia na engeharia química do que nas outras engenharias.
    Ta dificil de decidir gostaria de juntar engenharia a medicina, é possivel com a engenharia quimica????

    ResponderExcluir
  42. Mateus,

    Desculpe a demora pra responder, mas estive bem ocupado nessa semana e acabei esquecendo de entrar no blog.
    A Engenharia Química é muito mais do que transformar matéria-prima em produto. Como vc gosta da parte industrial a área de Produção seria excelente eu imagino. Amigos meus que estagiaram em granes empresas como Rhodia, Braskem, na área da Produção gostaram bastante, por estarem em contato direto com a fábrica e, mesmo estando numa área em que acontece a transformação de produtos, atuavam mais com otimização, controle dos equipamentos, coisas assim.
    É como vc falou, a essência de EQ é aquela mesmo, mas na prática as opções são bem maiores. Só não se engane escolhendo EQ por gostar muito de química, no sentido de que verá química. Como falei, não tem nada a ver. Mas se tem vontade de estudar termodinâmica, fenomenos acho que está no caminho certo.
    Qq outra dúvida só perguntar!

    abraços

    ResponderExcluir
  43. Bruna,

    Não acredito que com engenharia química vc consiga trabalhar com algo relacionada a medicina, pelo menos no meu curso não tive nada relacionada. Tivemos 2 disciplinas que mais se aproximam de biologia, mas na verdade são de engenharia química mesmo, que foi Bioengenharia I e II, voltadas para a área de biotecnologia mesmo.

    ResponderExcluir
  44. Estou no 3 ano...
    ja pensei em fzr varios cursos,mais de 1 ano pra cá em decidi em fzr EQ,tudo começou em uma viajem a fortaleza,quando sentei ao lado d uma moça e começamos a conversa sobre vest,e ela disse q a irma dla tinha entrado no curso de EQ na UFPB,e estava gostando muiito..e desde desse dia começei adotar a possibilidade de fzr EQ,afinal gosto muito d calculo e desafiio..
    Espero esta fazendo a escolha certaa, vou tentar esse ano EQ,na UFPB..

    No caso de ir morar em outra cidade eu posso transferir o curso para outra facull?

    Aguardando resposta! obg pela atenção!

    ResponderExcluir
  45. Que eu saiba lidar com transformação da matéria é para químicos, engenheiros químicos lidam com processos químicos, quer dizer,pra falar bem a verdade, hoje em dia o engenheiro fica na frente de um computador e dá ordens, ou seja, vai mto mais pra área de gestão administrativa do que pra parte técnica mesmo...

    ResponderExcluir
  46. Olá Marcelo !


    Estou em dúvida entre prestar o vestibular para Engenharia Mecânica ou Engenharia Química. Gosto muito da parte do projeto de máquinas e equipamentos em geral mas também curto bastante a parte da química em si, a EQ me permitiria desenhar e construir tais equipamentos? Já olhei o currículo de EQ da universidade em que pretendo prestar o vest. e achei bem legal a parte de Bioengenharia, Termodinâmica,Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias. Essa é a minha dúvida : Eu poderia, no curso de EQ, projetar e construir dispositivos e equipamentos , além de trabalhar com os processos químicos ?

    ResponderExcluir
  47. Oi, Marcelo! muito bom seu comentário!estou cursando o 1º semestre de química industrial, mas sabe: sou completamente apaixonada pela matemática, só n faço matematica pura, pq n sei bem o q fazer com esse curso ahsuahsuahsau mas acho que vou passar para engenharia química, por ter mais cálculo e não ser química pura, ne!? mas como você disse, é preciso se informar, ler, conhecer, e é isso que estou fazendo! boa sorte para você!

    ResponderExcluir
  48. Olá,marcelo!excelente seu comentário!!!após ler seu depoimento fiquei com algumas duvidas!tenho o curso tecnico de quimica,ou seja,trabalho em laboratório!gosto de quimica igual a matemática,mas não gostaria de optar por uma só!=(vou fazer oswaldo cruz,vc acha que seria uma boa?se for possível me add no msn para esclarecimentos!obrigado..."rafasantos_bourdon@hotmail.com"
    abrazzzzz...boa sorte ai!kk...

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Eu concordo plenamente com o Marcelo: as pressões do vestibular e da sociedade dizem que você tem que tomar uma decisão do que vai ser pro resto da vida. Infelizmente, só mais tarde descobri que isso era uma balela.

    Quando saí do 3ano, entrei pra física na UFMG. Formei e dou aula pro ensino médio. Porém, vi que não queria fazer isso pro resto da vida e prestei vestibular de novo. Estou estudando engenharia de produção (na UFMG de novo) e adoro o curso. Até pensei em mudar pra engenharia química justamente por ter muita física! Mas gosto muito de lidar com organização, liderança, resolução de problemas práticos, projetos, logística, investimento...

    E acabei servindo de exemplo pra meus alunos do 3ano, pois viram que devemos correr atrás do que queremos se não estamos satisfeitos e que se você optar por um curso não está fadado aquilo pro resto da vida.
    Creio que muitas vezes também os orientadores profissionais podem não ser os melhores conselheiros, pois eles não conhecem a fundo todas as profissões, como está o mercado, como é o curso.

    O importante é ser feliz. Sucesso pra todos nós!!

    Larissa.

    ResponderExcluir
  51. olá xará, tudo bem?
    me indentifiquei muito com seu depoimento e praticamente me vi nele. Optei pelo curso justamente porque tinha QUIMICA no nome. Depois que vim descobrir que quimica era o que menos se via no curso. Estou no primeiro semestre de Engenharia quimica.
    Confesso que no começo eu estava gostando, não sei se era por causa da euphoria de estar na faculdade e tal.
    Mais depois ... depois que eu vi que nao estava conseguindo similar o assunto e nem tirar notas boas, comecei a me entristecer com o curso, eu gosto de calculo, quer dizer nao amo, mais gosto, so que é muito frustrante você estudar e nao conseguir tirar boas notas.(tá certo que o professor nao ajuda) tem tbm a questão de que eu não gosto de fisica. Tenho medo de chegar mais adiante e ficar mais perdido ainda do que estou, e ainda tenho medo de nao gostar da area de atuação. Tem a pressão familiar.
    você já atuou na area? pode me dizer como é?
    estou pensando em largar o curso :/
    estou em 3 finais: Quimica, Calculo e G.A. :/
    (comentário ficou grande ;/)

    ResponderExcluir
  52. Ola Marcelo, sou Eng Quimica formada ha 8 anos. vi seu blog por acaso. Só queria te falar que a Eng Quimica na prática é bem diferente da teoria da universidade. Existe muitas coisas que aprendemos e praticamente não usamos no dia-a-dia. Na minha opinião na prática é muito melhor!! sou apaixonada pela profissão. A Eng Química é bem ampla. A área que mais gosto é a de processos. A Engenharia Química me dá a oportunidade de inovar sempre, de resolver problemas, de buscar soluções economicas, ou seja, melhoria continua e pouca rotina. E isto é o que mais gosto. Tem sempre algo pra aprender e uma maneira diferente de fazermos o trabalho. Além disso, a maioria das pessoas acham que Eng. não é trabalhar com pessoas. Mas é sim. Trabalhamos com pessoas diariamente, implementamos idéias. Infelizmente a nossa formação não é muito focada em pessoas. Mas eu sou tb apaixonada por isso a integração das pessoas com a tecnologia. Sugiro que você trabalhe antes de pensar em desistir. Não só no estágio. O estágio só nos dá normalmente uma pequena amostra do que é. Boa sorte! lisandra soroka

    ResponderExcluir
  53. sugestão a todos os que estão escolhendo uma profissão! na hora da escolha não tente concluir algo olhando as matérias que vocês vão aprender. Ver a quantidade de cadeiras que tem no curso de Eng. Química não diz absolutamente nada. Tente entrar em contato com pessoas formadas, com professores talvez tb. Tente descobrir como é o dia a dia da profissão, o que faz, e ai sim pensar se você se enquadra nisto. boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  54. Faz tempo que não entro aqui. Desculpem-me pela demora. Tentarei responder a todos!

    Anônimo do dia 13 de maio: sem dúvida pode trabalhar projetando equipamentos, diria mais projetando do que construindo, mas nos softwares é possível vc "construir" o equipamento, colocando medidas etc.

    Renata: Mudou pra eq? boa sorte pra vc tb!

    rafael: irie te add no msn depois de meses, rs.

    Larissa: Parabéns pela escolha! Fez certo em buscar sua felicidade. Nunca é tarde pra escolhermos outros caminhos. Eu mesmo não sei o que vai ser do meu futuro, mas estou aberto a tudo.

    Marcelo xará: Infelizmente nunca atuei na área, então não sei te dizer sobre isso. Se não está muito contente, tente covnersar com seus veteranos pra ver o que estão achando, se mais pra frente terá dificuldades. E se achar que é melhor largar o curso, então opte por outro mesmo.

    Lisandra: Gostei muito do seu comentário a respeito de escolher a profissão, o melhor jeito é entrar em contato mesmo com pessoas da área, estudantes, profissionais, pra saber se pode dar certo. Eu sei que a prática é bem diferente mesmo, e é nela que mantenho as esperanças de me sentir enfim realizado com EQ. Só preciso passar pela prática, o que hoje em dia, não é nada fácil, ainda mais quando não se tem experiência nenhuma.

    ResponderExcluir
  55. Na engenharia quimica tem algum ramo que puxe mais a quimica do que a matemática e a fisica juntos?

    ResponderExcluir
  56. A química propriamente dita não! Nem a Física está presente. É mais matemática. Talvez a área de Polímeros seja a melhor, pois envolve muito mais teoria do que cálculos.

    ResponderExcluir
  57. olá Marcelo, meu nome e Patrycia estou pensando em tentar vestibular pra EQ mais ainda nao tenho certeza disso rsrs, gosto muito de fisica quimica mais a matematica sabe ne, mais tbm gosto, minha irma e biologa e ela trabalha com um EQ, no tratamento de efluentes, ela quer muito que eu faça EQ para abrirmos nosso proprio negocio, mas todos dizem que e um curso muiiiiiito dificil, queria saber se é msm muito dificil assim, gostei muito do seu depoimento abraços!!

    ResponderExcluir
  58. Olá Marcelo!Acabei de passar para o 6º Período do Curso de EQ, e entrei nesse "barco" assim como você.
    Não estou muito empolgado com o curso, até porque ainda não me explicaram exatamente o que um engenheiro quimico faz em uma indústria.
    Você poderia me dar exemplos de COMO atuar ao invés de ONDE atuar?
    Eu vou mexer com máquinas?Eu vou trabalhar no labortório, pipetando ácidos por exemplo?
    Como é o trabalho do Engenheiro Químico, digo, na hora de "meter a mão na massa", o que ele faz?

    Agradeço desde já, e parabéns pelo depoimento!

    ResponderExcluir
  59. Oi Patty!
    Vamos lá, se quer fazer engenharia, ainda mais EQ aviso que a matemática vai dominar e muito! Nos seus primeiros anos vai ter física e química, mas quando entrar na EQ propriamente dita, espere por MUITA matemática, até encher o saco, rsrs...se vc estiver disposta a aguentar tudo isso, siga em frente! Agora, pensando que quer trabalhar com tratamento de efluentes, porque não tentar Engenharia Ambiental?! talvez o curso direcione muito mais pra esse caminho. Eu pelo menos, em toda a minha graduação não tive uma disciplina focada nisso. Procure mais inforamções sobre Eng. Ambiental, tvz seja seu melhor caminho!
    E boa sorte!
    abraço!

    ResponderExcluir
  60. Oi Henrique.
    Você ainda tem um longo caminho dentro da EQ, vai ver que com algumas matérias tvz fique mais claro onde nós podemos atuar! Vou te dar exemplos, baseado nos estágios dos meus amigos.
    Uma amiga fez estágio na Rhodia, na área de projetos, então o que ela fazia era mexer com planilhas, simuladores, dimensionando equipamentos da empresa! Outra estagiou na Braskem, na Produção, então estava em contato direto com reatores, colunas etc. avaliando os parâmetros, a sala de controle...Outro estagiou na área de Desenvolvimento de Produtos e ele tinha que tentar inventar novos produtos, ou acompanhar o desenvolvimento de outros, e pra isso muitas vezes tinha que ir na linha de produção ver se tinha máquinas pra fazer isso e mesmo realizar testes de qualidade. Outra, na Suzano, atuou em P&D, mais em laboratório mesmo.
    Agora, mexer em máquinas? não é muito bem a nossa praia, deixemos pros mecânicos da vida, e pipetar ácidos etc.? não vou dizer que não faríamos isso, mas acredito que prefiram os Químicos do que os Engenheiros!
    Espero ter te ajudado. No fundo nem eu sei direito como é o trabalho da gente. Epsero um dia descobrir!!!
    E boa sorte no curso!! Pode ser difícil, mas você pode passar a gostar!
    abraço

    ResponderExcluir
  61. O blog é bom, mas eu tenho alguns pontos importantes pra destacar. A química está presente em praticamente todo o curso, não apenas no início. A físico química é comumente aplicada nas matérias específicas da engenharia química. Vira e mexe aparecem conceitos de estequiometria, equilíbrio e soluções ou misturas etc . A verdade é que esta faculdade mistura vários conceitos pra solucionar determinados problemas. Resumindo EQ são várias aplicações de matemática, física e físico química. EX : transferência de massa.
    Também, no fundo ela pode ser traduzida como a engenharia dos processos físico - químicos,portanto, tratamento de efluentes está dentro da especialidade do engenheiro químico.

    ResponderExcluir
  62. Gostei muito porque eu estava em dúvida do que eu iria fazer poderia colocar mais coisas do que é a engenharia química para mim pois eu quero cursar mais queria mais enformações
    queria saber também o que o engenheiro químico faz numa empresa?

    ResponderExcluir
  63. olá marcelo!!
    eu ainda estou a procura de um curso,
    não me decidi ainda, mas penso em engenharia quimica. sei mt pouco ainda sobre o curso, mas foi o unico (até agora que me interesei). Completei o ensino medio ano passado, gostava mt de quimica e biologia só que não sou mt boa em matematica e fisica (acho mt complicadas), gostaria de fazer para atuar na parte alimencia ou de cosmeticos o que vc acha das areas de emprego para estas partes?
    ha pensei no fim do colegio em biomedicina, sera que vc ou algum internauta poderia me falar das diferenças, que sejem elas boas ou ruins, dos dois cursos?

    desde já mt obrigada.

    ResponderExcluir
  64. Oi, Marcelo.

    Estou enviando agora um email pra vc.
    Seria esse aqui mesmo? marcelostanzel@gmail.com
    Se não for, me envie o correto, por favor?!
    Quando você ler, vai entender o pq de eu não perguntar o que quero por aqui mesmo. :)

    Muito obrigada!

    Bruna - RJ

    ResponderExcluir
  65. Oi Marcelo .

    Gostei mt do te depoimento e te confesso qe eu tô procurando ainda um curso para prestar .
    mas meu caso é mais complicado ainda. pensei em procurar gente qe atua na área, mas eu vou mudar de cidade e preciso ainda achar uma faculdade perto de onde vou morar, mas as qe tem por perto, nenhuma tem +/- o qe eu quero . mas se for seguir o caminho da eng. química vou aceitar teus conselhos :)

    Pâmela Mirapalheta - RS

    ResponderExcluir
  66. Olá Marcelo.
    Pra dizer a verdade eu não sei o que eu quero fazer, cheguei a pensar em fazer quimica, mais me disseram que nao tem mercado de trabalho e que era menlhor entao fazer EQ.
    Mais nao sei se estou preparada para enfrentear este curso depois dos comentarios.. rsrs...
    Na sua opiniao..oq é melhor quimica ou Eq??

    ResponderExcluir
  67. Olá Marcelo,
    me chamo igor, sou de campinas e curso 2 colegial... muito obrigado por expressar seu ponto de vista do curso, parabéns pela escrita.

    penso em fazer EQ, gosto de quimica, fisica, matematica e calculos especificos aprofundados... queria saber se um engenheiro quimico possui conhecimento para construcao de moleculas ou forma;ao de compostos ?
    obrigado . ate'

    ResponderExcluir
  68. Oi Marcelo, "tava" dando uma lida em seu texto e nos seus comentários. Muita gente tem muita dúvida do que seguir e eu acho um erro uma pessoa de 17 anos ter que escolher o que seguir na vida, sem saber o que relmente quer.Eu estou no 5ºsemestre de C. Biológicas e estou pensando em tentar outro vestibular pra EQ. Você acha que vale a pena eu tentar ou acabar Bio e fazer uma pós?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  69. Oi Marcelo...
    Estou terminando o Ensino médio esse ano, e estou pensando em fazer EQ. Adoro química, e mesmo você dizendo que ela 'some' depois do 2º ano, ainda estou curiosa pra saber como seria :D....Minha mãe tem duvidas sobre esse curso, porque são pouquíssimas faculdades que tem...Você pode me dar alguma informação sobre o assunto? Obrigada, Bjos...

    ResponderExcluir
  70. Voltando Aqui....
    Só pra saber, qual faculdade você me indicaria :P
    Obrigadaa

    ResponderExcluir
  71. Oi Marcelo! Adorei o seu texto pois me identifiquei com ele, sem falar que você tirou algumas dúvidas também... Estou no 3º ano do ensino médio e já decidi que vou prestar EQ, pois mesmo não tendo certeza, é um dos cursos que mais me identifiquei. Mas como sou apaixonada por química, vou prestar para farmácia também... Queria que você desse uma opinião, se existe algo em comum entre esses dois cursos.. obrigada!

    ResponderExcluir
  72. Oi Marcelo! Muito bom o seu texto. Gostei muito mesmo! Até que enfim achei um lugar onde se fala realmente das diferenças entre quimica e EQ!
    Eu estou no 3º ano do Ensino Médio. Desde o 1º ano já sabia que queria prestar no 3º algo relacionado com quimica, mas não sabia o que. Dai lendo o Guia do Estudante me interessei pelo curso de Eng. Quimica. Essa idéia continuou comigo até esse ano. Porém quando vi a grade de Eng. Quimica, achei que tinha muitas matérias lá que eu não gostaria, apesar de não saber exatamente o que são.
    Gosto muito da matéria de quimica, e até que aprecio uma matemática e física, mas não sou muito fã não.

    Ao ler esse blog, comecei a ver que o que eu queria mesmo era bacharel de quimica. Com bastante quimica no curso, reações, misturas e sinteses e bastante laboratório! Só que fico com um pé atrás quanto ao Mercado de Trabalho, você poderia me dizer se ele é grande pra quem cursa quimica???

    Enfim, pra chegar no final do ano, e eu mudar derrepente de idéia estou prestando para os dois. Fiz inscrição para quimica na USP, UNICAMP e UNESP; para EQ vou prestar na UFScar!

    poderia me dizer se o curso de quimica seria realmente o que eu quero?

    abraço e boa sorte no seu trabalho!

    ResponderExcluir
  73. Peço desculpas pela demora a responder!!!
    Obrigado pelos elogios. Fico feliz por tentar ajudar!!

    Ana Paula, a EQ tem como areas de atuação a industria alimenticia e farmaceutica, então vc pode mto bem ser engenheira química e trabalhar nessas áreas depois, o que ajudar é se especializar no futuro tb!!!

    Cibelle, difícil eu dizer o que é melhor, pensando financeiramente e no mercado, sem dúvida é eq, mas tvz na química vc consiga as mesmas coisas, porém com um pouco mais de esforço!

    Fernanda, no seu lugar eu terminaria seu curso e depois pensaria numa pós..pelo menos é o que pretendo fazer, terminar eq e fazer uma pós em outra área muito mais legal, rsrsrs.

    Jenny, sua mãe está enganada, há muitas faculdades com o curso de engenharia química, tvz a grande maioria não preste, mas que tem tem...recomendaria as faculdades públicas mesmo, pq são as melhores pra esse curso...se optar por uma particular, Mauá ou Fei, mas as fortes são USP, UNICAMP e UFSCAR!

    Giovanna, bom eu to estagiando na área de cosméticos e confesso que até agora não encontrei nada parecido com o que aprendi em sala de aula nesses 5 anos de engenharia química, então não sei te dizer, rs.

    ResponderExcluir
  74. Igor, tava esquecendo de vc, rsrs....olha, pelo o que aprendi na faculdade, não acho que saímos com esse conhecimento de construção de moléculas e tal, mas é aquela coisa, depois de formado vc pode trabalhar com isso e fazer uma pós voltada aí irá aprender!!

    Pâmela, boa sorte, espero que dê tudo certo!!

    ResponderExcluir
  75. Olá Marcelo, meu nome é Joana, tenho 21 e curso o 6º período de engenharia quimica na universidade do estado do rio de janeiro.Pois bem...estou procurando sites de como montar um bom currículo e encontrei por acaso o seu blog por entre os vários sites que o google me enviou.Achei interessante o inicio do seu texto e resolvi le-lo até o final.Queria dizer que andei desanimada com o curso de eng quim.Não sei se já está na hora de procurar um primeiro estágio ou me adiantar nas matérias..hoje faço iniciaçao cientifica num laboratório de engenharia sanitária.Mas estou muito na dúvida se procuro estagio agora ou outra iniciação.Pela sua experiência, o que voce teria a comentar??
    Joana

    ResponderExcluir
  76. Poxa fico decepcionado , estava decidido a cursar Eng Química , mas como tem pouca física e química... Eu gosto de matemática , mas fisica e quimica prefiro mt mais... Vc tem alguma recomendaçao que de algo que estude mt Fisica e mt Quimica( pode ate ter matematica) , se souber me envie um e-mail : Pabdallateixeira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. Olá Marcelo!
    Cara, gostei muito dos seus comentarios à respeito da Engenharia Quimica. Trata-se, logicamente, de um cuso extremamente amplo e, de certa forma, a ausencia de profissionais graduados nessa área, faz com que muitas empresas procurem por profissionais graduados quase que de modo ininterrupto. Tenho 17 anos, irei prestar vestibular agora pela primeira vez. Andei pesquisando e lendo sobre as Engenharias. Assim como você, optarei pela E. Quimica. Tenho excelentes professores de quimica que me afirmaram que , realemente, o curso é pesado. Mas tambem afirmaram que, apos graduado, o mercado de trabalho estará aberto á minha espera. Agora amigo, espero estar acertando na escolha. Sei que, certamente, "eventuais problemas" aparecerão! A vontade de desistir poderá bater em minha porta. Entretanto, creio em Deus que conseguirei manobrar meus problemas e obter a tao sonhada graduação em E.Q. Irei enforçar-me e dar o meu melhor!
    Espero que Deus te abençoe, que ELE abra sua mente, fazendo as coisas fluirem mais facilmente! Fica na benção! Abração!
    (qualquer coisa me add pra conversarmos melhor sobre tal assunto: j.m.q.n@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  78. Ola Marcelo!!!

    Voce saberia informar qual pos graduação eu posso cursar, para pode trabalhar como responsavel tecnico. Sou licenciada em quimica.
    att
    Shy

    ResponderExcluir
  79. Oi marcelo!
    eu estou cursando o 2° ano do ensino médio numa escola técnica e estou interesada no curso de EQ.
    Eu gostaria de prestar unicamp pois já visitei a universidade e conversei com um aluno desse curso e gostei do curso...
    Bom eu gostaria de saber como foi o vestibular e se você fez algum cursinho pré-vestibular antes de prestar Unicamp..?

    ResponderExcluir
  80. Olá Marcelo....
    na sua opinião que tipo de pessoa não deve cursar EQ?Pq?
    vc estudou no período integral ou noturno durante a sua graduação??
    obrigada...

    ResponderExcluir
  81. Olá Marcelo,

    Sou bacharel em Química Industrial e atualamente cursando Eng. de Produção.A priore tive muitas duvidas entre Eng. Quimica e Eng. de Produção, ja q ja sou formada em QI.
    Qual sua opinião em relação a optar umas das duas engenharia, tipo qual caberia mais pra area q ja estou apta?

    ResponderExcluir
  82. Olá,

    Gostaria de cursar engenharia quimica, mas confesso que temo o curso visto que muitas pessoas já me falaram que ele é muito difícil.
    Em relação à matemática, não tenho tantos receios(embora eles existam), mas o que eu gostaria de saber é sobre a física do curso,ela se prende muito à do ensino médio? Você saberia me dizer a taxa de evasão do curso e se a opinião de que o curso é difícil é unânime?

    ResponderExcluir
  83. Oi Marcelo,

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo seu blog. Andei lendo alguns posts que me ajudaram com algumas duvidas sobre o curso de EQ, mas ainda possuo algumas e gostaria muito que voce me ajudasse, se puder.
    Eu estou pensando em fazer EQ, gosto muito de exatas e sei que o mercado de trabalho para esse curso é alto e variado.
    Mas, gostaria de saber se cursando EQ depois eu possa me especializar na area de cosmetologia, para o desenvolvimento, produçao e tals..ou se essa area é mais para ciencias farmaceuticas.
    Ficaria muito feliz se pudesse me responder.
    Obrigado =)

    ResponderExcluir
  84. Você poderia me adicionar no MSN ?
    Eu vou fazer o 3º ano do Ensino Médio e estou muito confusa em relação ao que vou cursar! EQ foi o que andei cojitando tentar na FACULL... Já lí muuito, mas mesmo assim nada conseguiu suprir minhas dúvidas! Queria alguém que cursa, ou já cursou pra me ajudar... Se alguém estiver disposto por favor me ADD >> celida_julyane_lima@hotmail.com << TENHO 16 ANOS, POR FAVOR ME AJUDEM! =3

    Por: JulyaneCélida .

    ResponderExcluir
  85. Muito obrigada pelas dicas.
    Eu pretendo cursar EQ, gosto dos assuntos que você citou. Não gosto de geometria plana e espacial. Tem isso em EQ?
    Precisamos de mais pessoas como você. Para ajudar os indecisos. :)

    ResponderExcluir
  86. Olá Marcelo! Gostei muito dos seus comentários sobre a EQ. Prestei vestibular para EQ e Quimica Industrial e estou numa dúvida realmente cruel! Gostaria muito de no futuro atuar em uma área ligada a desenvolvimento de novos materiais, substâncias, efim...uma área mais voltada a laboratório. Por isso gostaria de saber se fazendo EQ ou Química Industrial, em qual delas terei maiores chances de trabalhar nessa área? E para químico industrial? Sabe me informar se o mercado de trabalho é bom?
    As dicas sobre a EQ já me ajudaram bastante! Mas infelizmente permmenecem as dúvidas!
    Poderia me ajudar?
    Abraços

    ResponderExcluir
  87. Oi eu sou rafaela...sou nova e estou um pouco em dúvida no que eu quero fazer.Mais eu amo laboratorio,adoro todoas as relações quimica e to com medo de presta vestibular para engenheira quimica mais quando eu comecia a ler a sua experiencia nessa area e passei gostar mais ainda...
    Abraço

    ResponderExcluir
  88. Olá Marcelo,bom,desde a 8º série decidi fazer eng. química pela afinidade que eu sempre tive em química,no ano passado fui aprovada pro curso superior de processos químicos,mas não dei muita atenção porque meu foco sempre esteve em EQ.Esse ano fui aprovada para EQ,no entanto estou pensando em complementar minha formação e fazer cursos suplementares na área de química,queria saber se você tem alguma sugestão.
    Obrigada,Juliana.

    ResponderExcluir
  89. Oi Marcelo!
    Estou no 3 ano do ensino medio... Pretendo cursas engenharia quimica por ter afinidades com quimica, fisica e biologia que fiquei sabendo que recentemente essa é uma materia que estara inclusa...
    Também me interessei pq sempre quis trabalhar naquelas fabricas enormes onde produzem coisas como as que a engenharia quimica produz, sempre tive imensa curiosidade em fazer coisas que a gente usa no dia a dia e desde pequeninha ficava pensando "como isso é feito"...
    Acha que eu me baseando nisso estou no caminho certo?
    Minha cabeça ta a mil... rs realmente essa fase da nossa vida é muito dificil onde temos que tomar decisões sobre nosso futuro!
    Agradeceria muito se pudesse me responder!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  90. Eu fiz eng. química, comecei mas não terminei, tem pouca química no curso, na verdade a química é uma ferramenta, não a 'essência' do curso de eng. química. Mudei p/ concluir mais rápido tanto eng. química ou química industrial na minha região é uma perda de tempo, não tem emprego, o curso é difícil e não garante nada ao graduado.

    ResponderExcluir
  91. Eu estou no terceiro ano e estou decidindo o que cursar na faculdade. Eu queria colocar ciencias biológicas modalidade biomédica, mas uma pessoa que cursou biologia me disse que a área de atuação está diminuindo. Como a área de engenharia química está aumentando pensei em colocar isso ou Farmácia.

    Engenharia química tem algo com Biologia?
    Na verdade faz o quê?

    ResponderExcluir
  92. Olá Marcelo

    Adorei vc ter contado sua esperiência estou querendo msm fazer EQ se td der certo iniciarei do meio do ano mais qria saber um pouco mais sobre o curso td que sei eu li no Guia do Estudante rsrsrs...
    Você parece ser uma otima referência adorei seu perfil mas gostaria de manter algum contato alem desse com vc , me adiciona no msn pra vc poder me contar mais sobre o curso; provas; e sobre a perspectiva de arrumar um emprego
    Agradeço desde já por sua atenção....E espero sinceramente que vc leia isso !!! Estou precisando de ajuda..Bom meu e-mail é:
    Erikas_lima@hotmail.com
    Escreva alguma coisa pra eu poder te identificar se vc me adc é claro...
    Beijos e Obrigado

    ResponderExcluir
  93. oi marcelo! gostei de seu depoimento cara.
    estou no 3 ano do EM e gosto muito de quimica e fisica;mas agora é q estou gostando um pouco de matematica e qro muito prestar EQ pois tambem na regiao q moro possui bastantes empresas nessa area . Vc ahca q se nao sou muito fã de matematica,nao devo cursar EQ? obrigado e aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  94. Olá, Marcelo, tudo bem?

    Sou mestre em engenharia química pela UFRN e gostaria de dizer que você resumiu bem o que é esse curso. Eu costumo dizer que a engenharia química é uma caixinha de surpresas, pois entramos achando que é uma coisa, quando na verdade é outra completamente diferente.
    Antes de ingressar na EQ fiz dois anos de química e posso te garantir que são coisas completamente diferentes, apesar de ter o "química" no nome. Esse fato muitas vezes engana os estudantes que querem seguir uma ou outra carreira.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  95. E AE MARCELO BLZ ?

    ENTÃO TERMINEI O COLEGIAL AGORA, E ESTAVA EM DUVIDA EM FAZER ENTRE ENGENHARIA QUÍMICA OU CIVIL.AO LER SEU COMENTARIO PERCEBI Q A MINHA AREA MESMO E QUIMICA, VOCÊ DEU UMA AJUDA, POIS SE NÃO TIVESSE LIDO IRIA FAZER CIVIL E IRIA SE ARREMPE :( . MAIS OBRIGADO PELA AJUDA BOA SORTE.ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  96. ola, marcelo estou na duvida entre eng-quimica e alimentos moro no estado de são palo gostaria de saber qual é a melhor poção quero muito fazer eng quimica mais tenho medo de ñao conseguir emprego tenho 26 anos queria saber qual é o momento certo para procurar estagio.

    ResponderExcluir
  97. gostaria de saber se vc pod me esclarecer alguma coisa sobre suspensão estabilidade e definição clinica em fisico quimica boa tarde

    ResponderExcluir
  98. Gostei muito do depoimento e pensei em fazer engenharia química por ser um curso muito conceituado e gostaria de trabalhar em laboratório. Mas e se o meu caso fosse gostar somente de química e querer cursar o curso Química? O problema é que tenho um pouco de receio quanto a oportunidade de emprego e quanto ao salário que parece ser muito baixo.

    ResponderExcluir
  99. Quanto as diversar perguntas sobre quais engenharias cursar, acho que é importante ter em mente que engenharia quimíca faz parte das chamadas engenharias mães ( eng. mec., qui, civ, eletrica). em outras palavras as outras engenharias como ambiental, produção, alimentos etc derivam destas, no sentido de ter uma formação mais focada quanto ao trabalho final tendo em vista a necessidade do mercado - nem sempre-, oportunidade.

    ResponderExcluir
  100. Tenho só 16 anos, mas já penso no meu futuro na minha vida promissória, quero cursar algo que me prenda e que me chame atenção adoro Química minha paixão, então decidi pedir a opinião da professora, ela me falou sobre Bioquímica, mas andei pesquisando e vi que bioquímica ainda não é o que eu quero então esses dias andei pesquisando cursos de química e sem querer encontrei uma pagina que fala da Engenharia química e fiquei empolgada demais parecia ser bem a minha área não gosto muito de teoria gosto muito de aula pratica colocar a mão na massa rsrs, mas pelo o que eu vi agora a engenharia química também não é o que eu procuro se alguém conhecer algum tipo de profissão que segue a química gostaria que me informa-se, quero correr atrás disso desde já. Obrigado emellybruniere@hotmail.com

    ResponderExcluir
  101. oi Marcelo, meu nome é Paola, e gosto muito de matemática[ /mais no ramo de álgebra ] e química, porém estou terminando o ensino médio,e já tentei procurar informações,mas acaba que nada é muito claro [/ a gente só passa a entender algo quando realmente faz né? ] , bem, eu não gosto muito de física... mas queria saber mais informações!para saber se é uma boa opção...
    msn: palicinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  102. Olá Marcelo!
    Estou no 3º colegial, e sou apaixonada por química, mas tenho dificuldade em matemática.Você acha que devo fazer química assim mesmo?
    Muitos me aconselharam a prestar EQ, mas nao escolhi esse curso justamente por causa dos meus probleminhas com matemática! rs
    E acha que engeheiros qumicos ganham mais ou até "roubam" o lugar dos químicos no mercado de trabalho ?
    E parabéns pelo seu post!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  103. eu faço engenharia quimica na ufs
    e é o maximo
    é considerado um dos melhores cursos de engenharia do pais vale a pena o curso

    ResponderExcluir
  104. SOu estudante de Letras e estou praticamente terminando a faculdade, adoro o curso, porém, tenho crises com relação a escolha certa. Escolher um curso aos 17 anos não é tarefa fácil, complicação pura. Eu, particularmente, sempre gostei de química, posso dizer que amo, porém estou na dúvida se faço um curso de técnico em química antes de tentar EQ

    ResponderExcluir
  105. Eae Marcelo , parabéns pelo depoimento , muito bom mesmo e tenho certeza de que vc me ajudou muito porque presto vestibular da Unicamp agora do final de 2011 e estava com muita dúvida entre EQ e somente química, mas como vc relatou que o curso de EQ tem pouco de quimica acho que vou fazer quimica msm , antes estava com receio devido a remuneração mas o que mais importa msm é a satisfação pessoal.

    Vlww

    ResponderExcluir
  106. Ariel, o curso de química é muito abrangente, e você pode se especializar em alguma área específica depois, ou então fazer EQ em 1,5/2 anos pq depois de formado você elimina muitas disciplinas. Quanto ao salário depende muito do profissional que você é, e também concordo totalmente com o que você disse: "o que mais importa msm é a satisfação pessoal", afinal, de pessoas que só fazem eng pelo dinheiro as universidades por ai estão cheias. Se gosta de química propriamente dita, siga em frente, e tenha em mente que a química é um curso de exatas, logo você estudará as três principais áreas das exatas.

    ResponderExcluir
  107. Eu faço eng química na Furb e estou realmente adorando o curso, dá vontade de acordar cedo e ir pra faculdade todo dia.
    Estou no quarto semestre e nossa primeira específica difícil é agora, introdução aos cálculos na EQ.
    É como você disse, o curso tem pouca química... e agradeço muito por isso, detesto a matéria xD
    Prestei vestibular para este curso por culpa de uma aposta, e por mais estúpido que soe, foi o melhor tiro no escuro que já dei na vida

    ResponderExcluir
  108. Oi Marcelo :D
    Gostei muito, parabéns pelo blog ;)
    Gostaria de saber, se envolve desenhos (ter que faze-los), plantas de máquinas e esse tipo de coisa, e se a pessoa tem que saber ou ter um raciocinio maior em matemática?!
    Eu vou bem em matemática e química, já fisica +/-, mas eu gosto de algumas partes da fisica como temodinâmica, a parte elétrica e etc.

    OBRIGADO DESDE JÁ , ABRAAÇOS!

    ResponderExcluir
  109. Oi Marcelo, meus parabéns pelo blog. Além de ser bastante esclarecedor, você se expõe muito bem.
    Enfim, estou entre 4 cursos (bastantes, não? hehe)Eng Química, Eng de Alimentos, Eng de Produção e Adm.
    Passei em segundo lugar na UEM em Eng de Alimentos no meio desse ano, com início das aulas só ano que vem. Ou seja, já tenho garantido e era, a principio, o que eu queria.
    Eu me apaixonei por química esse ano. Não apaixonar, mas de odiar pra passar a ser sua matéria favorita é muita coisa. Sempre tive facilidade com matemática, mas, física é um grande problema...
    Eu gosto bastante de me relacionar com pessoas, de cálculo e da área administrativa, o que no caso a última seria possibilitada tanto pela Eng de Produção quanto pela Administração.
    Eu estou meio confusa e as inscrições estão aí. Na Unicamp eu tentarei Eng de Alimentos, por ser a melhor do Brasil.. Fiz minha inscrição ontem para a UFMG para Administração.. kk Socorro. O que você acha que eu devo fazer tendo em vista os meus gostos e vontades? Obg
    Se puder adicionar: feer_reis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  110. olá, estou muito confusa, eu gosto muito de quimica e fisica, mas não tenho muita afinidade com matematica então estou com medo de não gostar do curso. atualmente eu faço ciencias contabeis, mas aconteceram algumas coisas que me deixaram desanimada. estou com muito medo de me arrepender de continuar ou de mudar.
    o que vc me diz?

    ResponderExcluir
  111. oieeee!!!!! parabéns pelo blog, muito bom msm!!!
    olha eu gostaria d saber na sua opnião se compensa para mim fazer e.q ou quimica bacharel
    pq aq na minha cidade esta tendo muitas industrias e usinas q precisam d funcionários então se eu me esforçar consigo um emprego. então na sua opnião para mim é melhor e.q. ou somente quimica??? obrigada!!!! (ah meu nome é Thays num vai sair ai mais ta valenu lembrar)

    ResponderExcluir
  112. Oii tudo bom?
    Prestei vestibular 2012 para engenharia química na Unicamp, acho que é um curso maravilhoso, e gostaria de passar nesse vestibular, principalmente na Unicamp.
    A prova mudou, e agora são as questões, queria saber a média de quanto o geral passou ano passado na nota de redação.. Acertei 30 de 48 questões, e pela nota de corte do ano passado foi 61 pontos.. Estou morrendo de medo de não conseguir nas redações.. =/ Por isso venho aqui pedir uma ajuda, de quanto foi a média de pontos na redação.. preciso em torno de 31-35 pra garantir! :/ Obrigada.

    ResponderExcluir
  113. Confesso que fiquei um pouco com medo, pois parece que estou passando pela mesma situação do início desse texto. Eu acabei de passar para o 3º ano e já comecei a ficar "desesperada" por não saber exatamente o que eu quero fazer da vida. Uma das minhas maiores preocupações é de não gostar do curso e não me sentir realizada profissionalmente. Estou em dúvida entre Engenharia Química ou Oficial de alguma coisa que eu ainda não resolvi. rs'
    Mas, enfim, vou procurar mais sobre o curso e a profissão.
    Adorei o seu texto e me ajudou muito! :]

    Paloma Mathias

    ResponderExcluir
  114. Oi Marcelo,
    eu gostei muito de ler o seu blog, ainda mais, porque estou nesse impasse sobre engenharia química. Como eu estou terminando o técnico em química, pensei em prestar o vestibular para algo que esteja relacionado com química. Então surgiu, a engenharia. Mas me assusta saber que quase não tem química; até curto matemática, mas só ter ela é bem dificil. rsrs.
    Bacharelado de química não me chama tanto atenção, ainda mais, que tenho problemas com meus pais a respeito deste curso de bacharel.
    Pensei também em prestar engenharia do petroleo, mas tenho os meus receios... Gostaria de saber mais sobre os cálculos na engenharia química, se é um curso dinâmico...ou até mesmo saber sobre a sua opinião, a respeito do meu caso.
    Obrigada ;)

    ResponderExcluir
  115. oi marcelo, gostei muito do seu relato sobre a engenharia química também estou querendo seguir a carreira de engenheiro, eu adoro essa matéria, queria também prestar engenharia do petróleo mas fiquei sabendo que através de engenharia química eu posso trabalhar com o petróleo basta eu fazer uma qualificação.
    valeu!!!!! marcelo foi de grande ajuda seu relato

    ResponderExcluir
  116. Obrigada pelo seu depoimento, era exatamente o que procurava, preciso utilizar minha nota do enem, e estava pnsando em colocar eng. química, por gostar de química, e eu perceber que pode sim ter um bom retorno fincanceiro, mas estava dividida em outros cursos, como farmácia, e eng. de biotecnologia...
    sei em todos são complicados e exigem sacrificios e força de vontade, mas quero que seja qual eu escolher tenha algum retorno, recompense no final. Ainda tenho um pouco de dúvida, mas suas palavras já esclaerceram muito. Obrigada , Boa sorte.

    ResponderExcluir
  117. parei no PRIMEIRO ANO , SO Q VOU CONTINUA R ANO Q VEM E NO FUTURO PENSO EM CURSAR ENGENHARIA QUIMICA...

    ResponderExcluir
  118. Oi Marcelo, este ano vou fazer o 3º colegial, ainda nao sei o que fazer de faculdade, como vc estou em dúvidas, minha matéria preferida é química, talvez seja pela professora tbm! sempre achei que meu rumo era arquitetura e urbanismo, mais estou me interessando por engenharia quimica, seu relato foi muito bom!
    Bom saber que não é quimica pura, pois fisica é meu forte kk
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  119. Oi Marcelo, eu quero mesmo cursar engenharia química e pretendo ser aprovada pelo SISU. Porém, estou em dúvida sobre a qualidade dos cursos nas opções de faculdades que eu tenho pelo enem. Gostaria que você como formado em engenharia química possa me dizer em quais você acha o curso melhor, as minhas opções são UNIFEI, UFSCAR, UFRJ, UFU e UFV. Obrigada :)

    ResponderExcluir
  120. Oi Marcelo,adorei seu depoimento e me esclareceu algumas coisas.Porém,tenho um certo receio em cursar EQ pois gosto muito de matematica,mas nao todos os seus ramos,por exemplo,gosto de espacial,algebra,mas nao gosto plana e combinação.Então,gostaria de saber com quais areas de matematica,fisica e quimica o engenheiro quimico trabalha.Tambem,gostraia de saber se meche,mesmo que pouco,com outras areas tipo biologia ou historia.Obrigada pela ajuda ;)

    ResponderExcluir
  121. Um engenheiro químico pode chegar a produzir um novo tipo de material, produto ou coisa assim?

    ResponderExcluir
  122. hihihi... quando sai da FEQ Unicamp voce estava chegando e olhe lah... sou da turma de 98 e tenho alguns colegas que estao trabalhando (muito poucos mesmo, uns 30% da turma) com engenharia quimica propriamente dita, desses a maioria devido ao concurso da petrobras que teve logo que nos formamos... o resto tudo, eh engenheiro quimico, assim como esse que vos fala, mas trabalha com qualquer coisa e em qualquer lugar, eu por exemplo jah tive uma fabrica de rodinhas de skate e hoje sou programador cobol !!
    Eu cheguei a iniciar um mestrado de quimica - tive que fazer prova e tudo... fiz vestibular de novo pra quimica que era o que eu queria mesm e nao pude fazer aa epoca - afinal minha mae nao deixou pois quimico ou eh professor ou morre cedo de cancer... enfim tava todo felizao cursando minha graduacao em quimica concomitantemente com meu mestrado e acho que viveria feliz naquela vidinha ou abandonaria e faria seilah outra faculdade, mais especificamente medicina... mas como nao era sonho nem plano a vida resolveu um montao de coisa pra mim e ca estou em brasilia as 22:40 de uma noite de terca escrevendo sobre minha faculdade de 10 anos atras !!! da hora, o que vale sao as memorias o que achamos que aprendemos... nao acabei o mestrado nem a quimica, ainda acho que vou terminar a quimica porque gosto nao porque irei trabalhar na area nem nada disso, soh porque gosto, o mestrado ja foi mesmo - hoje jah tem um montao de tipo de sacolinha biodegradavel, mas quando iniciei o mestrado nao tinha nenhuma e o meu versava sobre isso... seilah confuso ? Valeu, Buga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa...meu companheiro de turma Buga!!! Antes de mais nada, PARABÉNS PAPAI!!
      Ampliando a discussão e sabendo que vc viveu todo o meu desespero no terceiro ano, vou tecer meu comentário.
      Prestei Engenharia Química e entrei na Unicamp em 1998, contra a vontade da Orientadora vocacional, que disse que meu perfil era de medico. Pensava nessa mesma baboseira de que Engenharia Química fosse "melhor"do que Química...enfim...
      A verdade foi que foram os três piores anos da minha vida. Eu sempre fui o melhor aluno de turma, destaque disso e daquilo, entretanto, fui o pior aluno da história da Engenharia Química da Unicamp. Passava aos trancos e barrancos, sem aprender nada de fato. Não suportava aulas de calculo, física, programação de computadores. Não enxerguei nenhum sentido naquilo. Meus amigos ainda tentavam me motivar dizendo " fica tranquilo, o básico de fato e muito chato, quando chegar a parte especifica, melhora". Para a minha surpresa quando comecei Termodinâmica e fenômenos de transporte, simplesmente abandonei o curso. Fiz cursinho de setembro a dezembro no segundo semestre do terceiro ano e entrei em Medicina na Unicamp - graças a Deus.
      Hoje sou Endocrinologista, realizando meu doutorado. Sem duvida estou no lugar certo. abandonar a Engenharia Química foi a melhor escolha da minha vida. Não sabia que o Buga gostava de Medicina - cara, por que vc não largou junto comigo!? Lembra daquelas aulas de mecânica geral? Era um bando de lunáticos tendo aula com um,esquizofrênico!
      Por isso vc se casou com uma medica...
      Pessoal, saliento que essa foi a minha experiência. Muito cedo para decidirmos nossa carreira com 17 anos. Por favor, quem estiver se decidindo por essa carreira, não se assuste, veja com calma primeiramente o que nunca cursaria - fique com 2 ou 3 cursos, e faca uma busca detalhada, em blogs, sites institucionais e principalmente com Profissionais da área.
      Também não acho ruim desistir e tentar outra carreira...foi uma experiência muito valida, tenho grandes amigos até hoje. Talvez se tivesse entrado em Medicina em 98 não tivesse a maturidade necessária. Na primeira dificuldade no curso de Medicina, talvez pensaria se não teria sido melhor ter cursado EQ... Se mudasse, teria sido uma tragédia!
      Apesar de não conhecer o dono do blog, meu calouro, gostei muito de sua iniciativa e deponho pela primeira vez em minha vida em publico sobre minha carreira.
      Grande abraço a todos!
      PS: entre meus amigos que terminaram o curso, NENHUM exerce de fato a Profissão. Todos são bem sucedidos como empresários, trabalhando com Marketing, bancos, bolsa de valores, enfim, para pessoas competentes sempre sobra espaço.

      Excluir
  123. Engenharia Química pra refinar pozinho dá moh $$$$$$ ihihihih huahuahuauash

    ResponderExcluir
  124. Primeiro, "Mininu dono do blog, vc é um gatinhu, hauhuauahuahu"... Ainda bem que na minha sala não tinha gatinho tipo vc, senão eu iria ficar 11 anos na Escola de Engenharia, pq doida eu acho que já estou... rsrsrsr

    Engenharia Química é bom sim e ponto final.
    É emprego e estágio na certa, e mais do que bem remunerado (a menos que vc queira trabalhar com iniciação cientifica no IQ ou no IPEN, rs).As melhores oportunidades são para aqueles que sabem inglês (mas esse saber não é apenas o verbo to be, hihihihihih).

    Ah, Engenharia Química não tem Química! Levantem as mãos para os céus!!! Mew, fiz Bacharel em Química na FOC (Faculdades Oswaldo Cruz) e digo, faria duas engenharias, mas não faria novamente um bacharel: Mta teoria, pouco aplicável a realidade industrial (reforço, a menos que vc trabalhe no IQ,IPEN e similares)...Hj tenho mto mais retorno como Engenheira do que como Química...

    O curso de Engenharia é adaptado à realidade brasileira: Engenheiros no Brasil (exceto o civil) são Gestores ou qqr outra coisa menos Engenheiro Químico... huahauhahauau... Poucos são os que ocupam essa vaga -- tah tudo na Petrobras--- rsrsrs.
    Quanto a qual faculdade cursar... Se conseguir passar, faça qqr uma pública: UNICAMP, POLI, UFU, UNIFESP, se passar em todas faça a que estiver mais próxima de vc... huahuahahu -(Tenho um colega que conseguiu essa proesa e fez UNIFESP/ Diadema). Mas se vc não conseguir passar e não não estiver afim de ficar anos e anos tentando uma pública, faça Oswaldo Cruz. A FEI, a Maua são boas sim, mas não são pioneiras no ensino da Química como as Faculdades Oswaldo Cruz, essa escola envelhece e enlouquece o povo desde 1913... Vale muuuuiiiitttooo a pena e é bem vista no mercado. O ensino lá (pelo menos Bacharelado em Química e Engenharia Química) é de qualidade! E láh vc pena... rsrs... Só de pensar que fikei livre em dez/2010, sinto até um alívio... rs

    Mas em resumo é isso pessoal:
    • Engenharia Química não tem Quimica: Normal! As engenharias no Brasil são interdisciplinares e os profissinais geralmente são gestores e os cursos são focados aos requisitos/ necessidades do mercado;
    • De novo, Engenharia Química não tem Químca: Normal! (rs) Eu falo assim, mas eu sei que é meio "stroke" pra quem inicia o curso sonhando com Química... Isso é um mal do curso e não da escola - Depois faça Bacharel... Dependendo de onde fizerem só vão fazer as matérias de Química mesmo, vão eliminar todas as matérias de cálculo e OP. -- Só não vale chorar nem pedir arrego depois... hauhauhauau;
    • Sejam no mínimo fluentes em inglês, nas multinacionais isso é mais do que requisito;
    • Faça um curso de Excel e AUTO CAD avançado por fora (em SP, eu recomendo a escola e certificadora de TI IMPACTA);
    • Iniciem o curso cientes de que terão aulas aos sábados e os feriados não existirão. Saiba tbm que se seu (sua) namorado (a) tbm vai terminar com vc, rs;
    • Ensino particular de Quimica em SP é Oswaldo Cruz.

    Tô felizinha com meu cursoooooooo.... hehehe :D E por último, uma opinião egoista: sem essa balela que se vc for bom, tem o teu lugar no mercado -- Quanto menos profissional menor a oferta, logo, eu vou amar qto menos pessoas se formarem em Eng. Química... hauhuauua.. Brincadeira, gentemmm!!! Desejo felidade a todos que escolherem esta profissão assim como eu sou feliz com as duas grandes e certeiras escolhas que fiz...
    E se meu Coordenador sonhar que escrevi um post assim (nessa doidera) no mímimo ele me enforca... huahauauauau

    Bjs a todos "boys magia" e um puxão de cabelo nas meninas... huahuahua

    smack, smack...

    byyyyyeeee... :)

    ResponderExcluir
  125. Caray... um monte de novinh@ qrendo add o cara... Eu vou fazer um blog tbm... Será que ed. Física gera tantas dúvidas??/ (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

    Engenharia eh fodah mermo! O cara nem se formou e jah ta colhendu frutos... ólha só as novinh@s qrendo add o cara...

    Como eu sou burro!!! Fazer logo engenharia nessa merda!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs


    Se eu fi, "so 100 vegonho" (kkkk) add todas e depois pegava...

    ResponderExcluir
  126. Olá Gostaria de saber qual a engenharia que melhor paga??eu não sei qual fazer...

    ResponderExcluir
  127. Oi, Marcelo! Adorei o comentário.
    Eu prestei vestibular para EQ e não passei. E continuarei persistindo. No entanto, como o teu comentário diz, a química não é muito frequente no curso.E eu adoro química, principalmente estudar em laboratórios. Estou completamente em dúvida em fazer Eng.Química ou Quimica Industrial, só que meu sonho é trabalhar diretamente com o petróleo... extração, separação..Tu podes me indicar qual o melhor? O que um Eng. Química faz no ramo da Petroquímica? O curso é muito puxado? Qual a diferença do Eng. Químico para o Químico Industrial no ramo do petróleo ? Atenciosamente, Layse.

    ResponderExcluir
  128. Gostaria de saber fosse o curso de Engenharia Química pode atuar nos processos de fabricação de novos produtos, através da área laboratorial, principalmente de meio ambiente que é um mercado amplo, porque muitos químicos falaram que o Engenheiro Químico apenas projeta e monta a indústria,enquanto o químico-industrial trabalha na pesquisa laboratorial. Então,eu estou em dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O engenheiro químico trabalha nos projetos industriais... Já o químico industrial ou químico, está focado na elaboração/ desenvolvimento de produtos e etc. Grosseiramente seria mais ou menos assim: imagine uma fabrica de shampoo. O engenheiro químico trabalhará no desenvolvimento de reatores, visará o baixo custo, eficiência e agilidade. Já o químico industrial ou químico, será responsável pelo desenvolvimento do shampoo... Não sei se fui fui claro...

      No entanto o mercado para o engenheiro químico é bastante amplo, há diversas vagas no mercado onde ele desempenha as mesmas atribuições do Químico. O mesmo não é válido para o Químico.

      ;)

      Excluir
  129. Olá, Marcelo!

    Antes de tudo, muito obrigada por tirar dúvidas de nós alunos que às vezes sofremos tanta pressão pra escolher uma carreira "de chofre".

    Estou no mesmo impasse de alguns : EQ, Química, Farmácia etc ... apesar de gostar muito de Química, adoro Matemática também,o que achoq ue me ajudaria a levar a graduação até o fim, de acordo com o que você disse, mas ainda sim tenho dúvida.

    Tentei fazer Administração, mas larguei logo no primeiro período, realmente não dá pra ser feliz lá com aquela matemática básica x)

    Gostaria de trocar algumas ideias, tirar umas dúvidas. Caso possa/queira adicionar : lohanna.reis@live.com.

    Abraço! (:

    ResponderExcluir
  130. A gente só faz Química, pq não sabe o que é química... essa merda dá até depressâo... Estuda até dizer chegar pra tirar "hum" na prova... Dah licença!!!! E isso mesmo que a menina falou acima: só postulado... Pra daqui 20 anos mudar tudo... basta, bosta, basta!!! Assim que concluir essa bosta - se eu conseguir, se não for jubilado antes - eu faço economia na ECA... Terninho é o que dá grana e não jaleco, sapato e óculos de segurança


    Meu filho mais respeito com os químicos e engenheiros químicos,tanto um quanto o outro podem ganhar mais de 10.000 reais,a Petrobras é uma empresa rica e que oferece altos salários,o remédio que tu toma,a comida que tu come,o carro que tu anda tudo são feitos por processos químicos e físicos,se a química fosse isso que vc disse então não precisariamos de tudo que consumimos,fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero saber aonde foi que vc leu "Química não é nada"? Baitola, eu fiz um comentário com relação ao curso! Pelo menos no IQ tá fodah! E outra: Vcs falam da Petrobras e etc... Mew, informe-se! Não sei se vc sabe, existe um programa, apoiado pela Petrobras inclusive, onde o objetivo principal é formar técnicos para trabalhar na própria... Preciso explicar mais alguma coisa?????
      O último concurso que saiu da Petrobras tinha mais vaga para técnico do que tudo...
      E entrar na Petrobras para ganhar 15mil, não é apenas cursar uma faculdade ou entregar um currículo...

      Excluir
  131. Olá,mas como vc lidou com o problema da Matematica?
    Qual a materia mais facil e dificil da Matematica?
    Adorei o seu texto, e tbm a grade curricular de EQ,mas a Matematica tem sido um empecilho para mim.
    E para piorar tenho 17 anos, aquele idade da indecisão..
    Obrigado
    yuri.hov@hotmail.com

    ResponderExcluir
  132. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  133. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  134. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  135. Eu to em dúvida em Química Industrial na UFSCAR e Eng. Química na FACENS e também vou tentar Polímeros na FATEC... gosto muito de química porém gostaria muito de aprender sobre processos industriais também...vi a grade curricular dos três cursos e li todos comentários aqui...
    Vou prestar todos e vou fazer o que der na telha... já é díficil demais passar no vestibular não da pra ficar escolhendo muito não..
    E na verdade na moral mesmo quem ganha dinheiro nesse mundo é quem manda, os chefes... os engenheiros são apenas peões mais inteligentes... o salário de um engenheiro não é pago de acordo com a importância dele numa empresa... no final quem leva a maior parte do bolo são os donos da empresas, os gerentes...
    Essa é a realidade...
    Se você quer ser rico não basta só ser inteligente tem que ser esperto no mundo dos negócios... os engravatados de terninhos que ganham mais nessa bosta... É assim que funciona o capitalismo
    E digo mais.. o mínimo que devemos saber para nos dermos bem hoje é falar inglês fluente... só sabendo isso você concerteza conseguirá um cargo bem remunerado
    Tanto faz se você for faze petro-química, polímeros, química industrial, engenharia química, farmácia, e etc...
    Eu acho que a melhor opção ainda é eng química pois abrange um pouco mais assuntos e também é mais reconhecido na hora de procurar emprego... ai depois se quizer pode fazer uma pós e tirar mestrado em algo mais específico que você gostou...
    Mas uma coisa é certa o que vale é ser um bom profissional e agarrar as oportunidades que aparecem porque a vida não ta tao facil assim pra ninguém...

    ResponderExcluir
  136. Ameeiii o Depoimento,entendii melhor,vou fazer faculdade para Engenharia Química e tava um pouco em duvida!
    Agora ficou bem mais esclarecido!

    ResponderExcluir
  137. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  138. Oie Marcelo,
    adorei seu blog.
    Sou aluna de Química Industrial na Universidade Federal de Uberlândia, prestei vestibular para EQ, como não passei fiquei com medo de demorar muito para passar e optei por QI. Estou no terceiro período e estou descobrindo que a química não é tão encantadora como pensava e também percebi que esse mundo microscópico demais não me agrada tanto, rsrs. Estou apta a transferir para EQ no próximo ano, mas estou com medo de me arrepender.
    Pesquisei muito sobre o curso, e tenho uma dúvida, por o EQ ter 16 atribuições ele pode atuar como um químico (que tem 13)?
    O que você acha sobre transferir?
    Hoje você teria optado por fazer química?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  139. Olá Marcelo , estou no 3º ano e ainda indecisa no curso que pretendo seguir. Andei pesquisando muito e uma das minhas opções é justamente engenharia química. Gostei bastante da suas informações em relação ao curso, aguçou minha vontade em ingressar nessa área ENGENHARIA QUÍMICA. Beijos e sucesso :)

    ResponderExcluir
  140. Oi Marcelo estou no 2°ano e meus pais não param de perguntar se eu já sei oque eu quero fazer da vida , eu ainda tenho duvidas , eu queria muito ser da policia civil porque quase todos aqui da minha família são militar. mas eu ando procurando na internet profissões que possam me interessar , ate então acabei parando na areá de engenharia civil , e nela acabei parando na Engenharia Química.
    não tenho certeza se é isso que eu quero , andei pesquisando tudo sobre essa profissão pra ver se eu consigo me interessar mas não acho muitas respostas para as minhas duvidas .
    oque você acha ? espero sua resposta anciosamente

    ResponderExcluir
  141. Eu tenho maior medo de optar por um curso e me arrepender depois. amo química e tenho muita dificuldade em física e em matemática. Eng química seria uma das minhas opções de curso, mas como tem muita física e matemática estou desistindo. vou tentar para química industrial. aqui em recife-pe tem muita fabrica, industria tem a petroquímica entre muitas outras em SUAPE. vlw pelas dicas ai em cima.

    ResponderExcluir
  142. Olá meu nome é Iuri moro em salvador estou no 1° semestre do curso de engenharia quimica ja posso trabalhar no area como auxiliar, assistente, ou sei lá qualquer cargo na area?

    ResponderExcluir
  143. Gostei bastante do seu depoimento, ainda estou no ensino medio para ser mais exata no 3º ano do ensino medio, quero muito fazer engenharia quimica, mais eu to muito nervosa pois não sei o que enfrentar durante o curso,mais é uma area que me chama muito a atenção,tbm pelo fato de ser uma area que ganha super bem,mais não só por isso gosto mesmo dessa area, se possível coloque mais depoimentos da sua experiencia nesse curso pois estou muito curiosa para saber sobre o curso. Abraços.

    ResponderExcluir
  144. olá Marcelo, tudo bem?
    Gostei do seu depoimento também cara. Eu estou no 3° ano do colegial e esse ano pretendi cursar engenharia química, já que antes eu pretendia engenharia petrolífera! Mas vou dar um testemunho meu agora rs, eu não sou o ''expert'' em matematica, fisica e tudo mais, mas nem por isso que eu irei desistir de engenharia por um medo de ''não acompanhar'' acho que o esforço de cada um conta muito nessas horas, e eu posso não saber muito, mais me dê uma matéria e eu irei me esforçar o máximo até aprendê-la! Vou prestar na unicamp e sinceramente gostaria muito de passar na usp-lorena, mas bem... tudo ainda é uma ''hipotese'' .. me corrija se estiver errado mais um eng. quimico tem muito mais variedade no mercado de trabalho que um quimico apenas, e é esse motivo a qual me prendo em estudar ao maximo e passar nesse curso :)
    obrigado pelas sua dica cara, me ajudou bastante! abrçs

    ResponderExcluir
  145. Poxa, muito obrigada pela dica. Estou no 3º colegial do E.M e estou pensando em seguir a mesma carreira. No início, queria Eng. Civil, mas a minha praia sempre foi mesmo Química e laboratório, como você mesmo disse, isso sempre me chamou atenção, mas mais do que isso quero estar envolvida na criação de novas coisas que ainda virão. Vou pesquisar mais sobre a carreira e as faculdades, ver qual faz a minha cara. Obrigada (:

    ResponderExcluir
  146. Nunca quis fazer EQ. Pensei que poderia gostar ao fazê-la.. mas a cada período só cansando a mente com muita coisa desnecessária!
    Fiz IC, gostei... mas envolveu muito trabalho (Microbiologia Ambiental).
    Estou tb nos últimos períodos, nada de estágio! Aqui em PE é difícil arranjar estágio, concorrência alta e tb n sei se tenho capacidade pra atuar na indústria

    ResponderExcluir
  147. Estou no 2ª ano do ensino médio, e por gostar muito de matematica, fisica e quimica talvez esteja decidida a fazer engenharia quimica.
    Mais gostaria de saber por alguém que fez a faculdade ou esta fazendo, em que areas posso atuar depois do curso?
    E se entre a unicamp e a FEQ qual seria mais recomendada?

    ResponderExcluir
  148. Olá Marcelo, estou decidida a fazer engenharia química a 3 anos, porém a duvida ainda vem a cabeça :/ moro com 2 meninas a qual 1 faz engenharia de produção e a outra psicologia e me dizem todos os dias que engenharia química é o curso mais 'puxado' aqui da UEM.
    Assim como você nunca tive um curso a qual falasse 'é esse que quero', e já fiz teste vocacional a qual o resultado não tem nada parecido com que gostaria de fazer, Administração. Gosto de tudo que não tem haver com rotina, gosto de esperiencias e, claro, reconhecimento, então decidi fazer Engenharia Química até porque ja fiz curso tecnico de Química pra ter certeza que essa materia, ao entrar na minha rotina, não me estressaria (e ainda bem que deu certo). Também adorava dar aulas de monitoria de química organica e inorganica ou física no colégio, fiz isso o ensino médio completo.
    Bom, espero de verdade que não me arrependa pois ja estou a dois anos fazendo 'testes' para ter certeza que esses 5 anos de faculdade não seja jogados no lixo :/ Mas obrigadão pelas dicas, e, por favor, continue postando mais sobre os pros e contras dessa profissão pra que todos nós possamos ter certeza absoluta que é isso mesmo que queremos.
    Obrigada (:

    ResponderExcluir
  149. Olá , sempre quis ser engenheira quimica , mas infelizmente não passei na Unicamp e Usp, então estou pensado em prestar na Oswaldo cruz, gostaria de sabre se essa faculdade é boa, se tem crdibilidade, vc sabe algo sobre ela?
    Abraço

    Milena 18 São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena!

      A essa altura do campeonato acredito que já tenha optado pela faculdade. Mas digo-lhe por experiência própria, a Faculdades Oswaldo Cruz é excelente para o ensino de Química! Fiz o Bacharelado em Química e logo em seguida Engenharia Química e te digo, a faculdade é exclente!!! Eu só percebi o quanto ela é boa ao me formar e ir para mercado de trabalho.
      Mas pode ir na fé!!!

      Excluir
  150. Olá Marcelo, desde o segundo colegial me identifiquei com a quimica, e como tinha duvidas quanto ao curso que escolher, fui em busca de alguma coisa que relacionasse à minha matéria preferida, gosto muito tambem de matematica, fisica e biologia, e me dou bem em todas elas.Então, acabei de prestar varios vestibulares para engenharia quimica e estou muito confiante em passar em alguma universidade publica boa, mas de um tempo pra cá, uma duvida vem me incomodando, na verdade não é duvida, é falta de informação.Na verdade, eu não quero trabalhar em industria de jeito nenhum, e quero atuar na area de pesquisa, quero ser um cientista e nunca mais sair da universidade, provavelmente na area de saude, genetica, cosmético, medicamento, ou doenças.Quero trabalhar em laboratorio e não apenas na pratica, quero tambem trabalhar no papel com aquelas contas extensas de matematica e uma mistura de fisico-quimica, eu quero ficar pra história e mudar pra melhor a vida das pessoas em relação à saude.Então cara, oque eu devo cursar, eng quimica, quimica ou farmácia bioquimica????? Com esse curso de eng quimica posso realizar meu sonho no ramo da pesquisa, ou apenas trabalha em indusrias????Eu quero papel e caneta e não apenas supervisionar os processos de uma industria????
    Estou muito desinformado, meu e-mail é: gabrielelid@hotmail.com
    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  151. Olá Marcelo! Diante de todos os comentários acima dispostos, continuo com algumas dúvidas muito pertinentes. Agora no 3° ano, as coisas começaram a se afunilar, e eu preciso me decidir! Adoro quimica, gosto de matemática e física ... Acho que toda dificuldade pode ser suprida com esforço e dedicação! Estou com muita dúvida com relação a matemática propriamente dita no curso de EQ, é a que estudamos no ensino médio? trigonometria, geometria, analise combinatória, equações, sistemas lineares, matrizes, enfim. Como é a matemática do curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan,

      Sou aluno de EQ e vou tentar responder sua duvida. A matemática do curso de Engenharia Química, assim como das outras Engenharias, vai além do que se estuda no ensino médio. Muitos professores partem do princípio que você já sabe toda a matemática ''básica'' que é vista no ensino médio.Na Universidade inicia-se o estudo do Calculo( é onde se aprende derivadas, integrais e etc..).Além do calculo se estuda um pouco de Estatística ( que abrange probabilidade e análise combinatória ) e Geometria.
      A matemática é a base do curso porque sem o conhecimento do Calculo não conseguimos mais resolver as equações que vão aparecendo. Pra quem gosta de matemática e não tem preguiça de fazer muitos exercícios isso não será um problema!

      Excluir
  152. Olá Marcelo, parabéns pelo blog, estou com uma dúvida estou cursando “licenciatura em ciências naturais ênfase em química“ já estou no segundo ano de curso e gosto muito de química, mas agora percebi que a engenharia química faz mais meu tipo. então agora estou com dúvida se termino e depois faço o vestibular para EQ ou desisto do curso e já tento EQ? agradeço desde já por sanar essa dúvida ....

    ResponderExcluir
  153. Olá Marcelo ..
    Eu to com uma dúvida cruel entre Quimica e Engenharia da Quimica,eu pretendo ficar em labóratorios essa coisa e tal,mais acho que fazer quimica nao compensa tanto assim,e engenharia quimica envolve muita matematica,o que eu faço?engenharia quimica é um bom curso na sua opniao?me ajude por favor...beijokasss

    ResponderExcluir
  154. Olá Marcelo, meu nome é Julia e estou cursando o segundo ano do ensino médio. Desde muito cedo eu decidi que prestaria Engenharia Química, por ser apaixonada por química, por exatas no geral. Mas eu tenho muito medo de me decepcionar com o curso e resolvi seguir o seu conselho, queria saber mais sobre o curso e qual foi a sua maior dificuldade dentro da faculdade. Eu pretende prestar ITA e IME, e seguir carreira militar dentro da EQ. Abraço.

    ResponderExcluir
  155. Olá Marcelo, meu nome é Sérgio estou no 2° ano do ensino médio, e vc me ajudou bastante com este depoimento, ainda estou com algumas duvidas mas estou pretendo cursar EQ
    vlw seu depoimento esclareceu muitas coisas pra mim

    ResponderExcluir
  156. Oi Marcelo, me chamo Tatiane e estou no terceiro ano do ensino médio. Seu depoimento foi ótimo. Não tive a oportunidade de conversar com alguém que já estivesse cursando EQ. Estou com a ideia de cursar EQ desde o primeiro ano, pois gosto muito de Química. Mas tenho algumas dúvidas: mesmo o curso sendo voltado para a área de projetos de bombas, reatores, etc., ao final do curso eu estarei apta a trabalhar também na área laboratorial ?

    ResponderExcluir
  157. Olá Marcelo, me chamo Guilherme e estou no 3º período de Engenharia Quimica; pra começar estou odiando e não é muito o que eu imaginei que fosse, mas também tenho medo de desistir e depois me arrepender! vc me aconselharia a desistir e tentar outra coisa?

    ResponderExcluir
  158. Olá, meu nome é Felipe, estou cursando o primeiro ano do ensino médio, quero muito fazer engenharia quimica, mas estou com medo das matérias de Matemática e Fisíca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Campeão,

      Procura desde já dar uma ênfase maior nessas disciplina, pois, essas são bases para qualquer engenharia. Engenheiro que não domina matemática , física e alguns caso química é analfabeto. E quanto ao medo, isso é subjetivo, pois, esse receio que você tem dessas disciplina pode leva-lo a duas condições; desmotivação ou motivação. Esta última se você compreender suas limitações e explorá-las ao máximo. Um abraço e boa sorte !

      Excluir
  159. oi Marcelo, tenho uma dúvida, que universidade têm os melhores laboratórios para fazer pesquisa em EQ??. Obrigado

    ResponderExcluir
  160. Olá Marcelo,
    estou com uma pequena dúvida, desde a 8° serie eu ja pensava em fazer química, quando entrei no 1° ano do ensino médio minha mãe disse que eng. química era melhor pois tem mais empregos porém, hoje estou com essa dúvida, devo prestar engenharia química e depois me especializar em química ou química e depois eng. química?
    quero muito trabalhar em laboratórios mexendo com substâncias e tudo mais....

    Att,
    Suh (:

    ResponderExcluir
  161. Olá Marcelo, estou no 3º ano e minha dúvida está entre Farmácia e Engenharia Química. Quero trabalhar em laboratórios, com manipulação de produtos, cosméticos e essas coisas. Como você cursou, você acha que o certo é prestar Engenharia mesmo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  162. O que você fez do vídeo que sua psicóloga na época te indicou, afinal?

    ResponderExcluir
  163. Marcelo, você me ajudou muito!!! Estou no 2º ano do Ensino Médio e já estou com aquela pressão toda sobre o que prestar no vestibular. Gosto muito de química, e pra ser sincera, é a única matéria que eu gosto. Pensei em fazer farmácia, mas depois me interessei por EQ. Quero trabalhar em empresas grandes, assim como a engenharia química proporciona. Mas você disse que tem MUITA matemática, e matemática não é o meu forte! Acho que se eu fizer esta escolha vou me arrepender depois.... Estou com uma dúvida. Nem sei se você entra mais nesse blog mas é muito importante pra mim! Qual a diferença entre EQ e química industrial? como eu já disse, quero trabalhar em indústrias e algo relacionado com química. Será que você podia me ajudar? Grande abraço!

    Sabrina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu to com a msm duvida, n tenho mt probleama com fisica e matemática, mas realmente queria laboratorio e tal, ai encontrei quimica industrial como um meio termo, mais ainda tenho duvidas.

      Excluir
  164. Bruna , não seria melhor escolher Engenharia Biomédica ?
    Eu sei que se passaram 4 anos e sua vida já deve estar pra lá de encaminhada rs , mas se caso tiver dúvida a sugestão está aí ! rsrsrs

    Abraços !

    ResponderExcluir
  165. Olá Marcelo nem sei se você ainda entra nesse blog mais queria que você me ajudasse, estou no 3° Ano do ensino médio e estou querendo cursar EQ mais meu forte é um pouco de química e matemática, não me dou muito bem com física mais todos que me informei falaram que irei me dar bem porque o que mais se usa na verdade é calculo, mais tenho medo de me arrepender depois que já estiver entrado na faculdade ou de não conseguir terminar, porque EQ é um curso muito complexo, estou com duvidas e um pouco de medo rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  166. Olá Marcelo .
    fiz curso técnico em química e amei matérias como operações unitárias e processos químicos .. mas também gosto muito de laboratórios ..
    EQ seria uma boa escolha ? Gostaria de trabalhar em industrias na parte de produção mesmo , reatores , colunas de destilação e tal ..
    Mas estou em duvida em Bacharelado em Química ou EQ pois não sou muito fã de física ...
    Espero que possa me ajudar .. Beijos !

    ResponderExcluir
  167. A meu ver, para escolher a profissão você já precisa já está a caminho dela, ou seja já trabalhando na área. Eu acho uma loucura buscar o que tem que fazer na vida baseado numa revistinha de R$1,00 numa banca de jornal.

    ResponderExcluir
  168. A meu ver, para escolher a profissão você já precisa já está a caminho dela, ou seja já trabalhando na área. Eu acho uma loucura buscar o que tem que fazer na vida baseado numa revistinha de R$1,00 numa banca de jornal.

    ResponderExcluir
  169. Seu texto fala muito a verdade dos jovens de hoje, nao sabem o que qerer de uma universidade.Estou cursando quimica industrial na urgs e tenho toda essa parte de laboratorio que a EQ nao tem hehehehe

    ResponderExcluir
  170. Oi Marcelo! Química é sem dúvida a minha matéria favorita, no ensino médio não tinha muita facilidade em física e era razoável em matemática. Porém, fiz um ano e meio de cursinho e minha mente abriu muito, e hoje apesar de não ser craque, já tenho mais facilidade. A questão é que eu tenho muita vontade de trabalhar numa área de pesquisa( de fato), e como gosto de química essa seria a área mais interessante pra mim. Mas tenho dúvidas se vou conseguir isso na EQ. Pensei em fazer farmácia ou a própria química, mas no quesito salário, no Brasil ambas são um fracasso. Gostaria que falasse um pouco sobre pós graduações na área da EQ, e se de alguma forma no mercado de trabalho vou conseguir alcançar esse objetivo de ser pesquisadora já nessa área da pós. Por favor, responde o meu comentário, estou com muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
  171. Como as escolas no Brasil estão totalmente despreparadas em ajudar seus estudantes a escolher o melhor caminho! Se a minha escola tivesse organizado palestras de profissionais das diversas áreas e visitas aos locais de trabalho, eu não estaria tão sufocada com o medo de errar. Medo de não alcançar o sucesso profissional a que eu tanto almejei ou medo de ser infeliz mesmo tendo sucesso.
    A escolha da profissão é algo muito delicado e não tem a atenção devida nas escolas.
    Não estou dizendo que o erro foi somente da minha escola, mas ela tem uma parcela de culpa nas minhas frustações de hoje. Sei que a maior culpa é minha, porque pensei que a minha dedicação seria o suficiente independente da escolha que eu fizesse, mas chega um ponto que ela se esgota. Seria neste momento que a paixão entraria impedindo que o dia a dia fosse tão sufocante e frustrante.

    ResponderExcluir
  172. Beleza pessoal, começo daqui 2 semanas engenharia química, mas o que me preocupa muito é na parte dos cálculos, como posso dizer. Não sou muito bom na área da matemática em geral, eu sou esforçado mas sei que isso não é o bastante , conheço um ''amigo'' que trabalha comigo, e ele disse que em 5 anos não sabia o que era viver , pois tem que estudar muito , mas muito mesmo. Então já to me perguntado isso a mim mesmo será que consigo , eu chega a duvidar da minha capacidade pois todos conhecemos um ponto fraco nosso , mas penso já que me escrevi pra Engenharia Química o que basta tentar ué. se não conseguir tentarei novamente até alcançar o que comecei, Em 2021 estarei aqui pra mostra que consegui me formar, pois se nos não acreditar em nos mesmos quer acreditara ?

    ResponderExcluir
  173. Olá Marcelo, gostei muito do seu depoimento. Pretendo cursar engenharia química,quanto a minha escolha não tenho dúvidas que é oque eu quero.Porém há um problema que ocorreu este ano,na faculdade federal da minha cidade o curso de Eq só está disponível em tempo integral, e como moro só e me sustento não sei se seria suportável estudar em tempo integral e ainda ter que trabalhar em outro horário, gostaria de saber como que é a sua rotina, da pra conciliar trabalho e estudos? Fica muito pesado? Quais dicas você me da? Não sei se dou conta de tudo, até pq soube que o curso é muito exigente e requer uma maior atenção. Espero que me ajude, obrigado.

    ResponderExcluir
  174. Olá, eu estava pensando nesses ultimos meses em fazer engenharia quimica, porém não sou uma das melhores alunas de quimica. embora me interesse e eu ache muito legal. Você acha que eu preciso ser muito boa em quimica para entrar no curso?

    ResponderExcluir
  175. olá. Estou com muita dúvida se faço EQ ou TI... gosto muito de exatas, mas não sei se me encontro na engenharia. gostaria de saber: nessa área o profissional faz as maquinas ou os produtos?

    ResponderExcluir
  176. Ola
    Estou indo para o terceiro ano do ensino médio.
    E você deve saber como ninguém como é toda essa pressão dada pelo fato de: "tenho que escolher meu futuro".
    Engenharia química me chamou a atenção pelos mesmos fatos que você, porém, não consigo parar de me perguntar: "Será que é realmente isso que eu quero?"
    E a pergunta que vive realmente me assombrando é "Química ou engenharia química".
    O fato é que eu não queria cursar a faculdade toda para no final acabar "dentro de uma sala de aula", por eu morar em uma cidade pequena.
    Mas com toda certeza química é a minha paixão.

    pode me ajudar por favor?

    ResponderExcluir
  177. ola
    gostaria de saber se na engenharia química tenho como profissão trabalhar em Laboratórios e pesquisa pois sou curiosa e que gosto de descobrir e criar coisas novas. poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  178. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  179. Marcelo, vou descordar um poucode você.
    Sou Engenheiro Químico formado pela UFRRJ. Quando eu entrei em 86, a ementa de EQ era muito diferente. Tínhamos muito mais disciplinas em química do que os licenciados. O que era optativo para eles, era obrigatório para nós. Em termos de créditos de química geral, inorgânica, analítica, orgânica e fisico-química eram, na média, 800 contra 1500 nossos. Dizer que engenharia química não tem nada de química ou um pouco de tudo é muito relativo. Qualquer engenharia te dá o básico. É você que terá que se aperfeiçoar nos cursos. Isso ocorre em qualquer curso, mesmo fora da engenharia.
    O que mais me chateia é o fato do próprio sistema (e o CRQ aceitando) que se desmembre a engenharia química em eng. alimentos, eng ambiental, eng. petróleo, eng. têxtil, eng processos, farmácia, etc. Cursos que o próprio CRQ aceita por razões óbvias de tributação profissional (entre no site do CRQ e veja quais as carreias novas que apareceram). Bastaria que as matérias adicionais fossem dadas ao engenheiro químico formando, para que ele em até 3 períodos recebesse outra graduação.
    Eu mesmo, quando me formei, queria fazer eng alimentos na Rural. Mas as matérias oferecidas só iam até o 3º período, eu eu já ia entrar no 8º.
    A Lei é clara: qualquer área que tenha operações unitárias e reatores químicos (fenômenos químicos) é de única responsabilidade do Engenheiro Químico. Ou seja, só o eng. químico pode ser responsável técnico.
    Acaba que o CRQ arrecada cada vez mais e o profissional de Eng. Química se vê dividindo o que lhe é de direito com outras áreas mais superficiais...
    Sou professor também! Será que um Eng Químico não pode lecionar química, física ou matemática? O pessoal tem que aprender que existe uma forte diferença entre estar habilitado e ser competente!
    Nada contra os licenciados, mas um engenheiro químico tem muito mais matérias do curso de química. Além disso, ele deve levar a fundo esse conhecimento para que projete os destiladores, trocadores de calor, filtros e todos os outros equipamentos possíveis. Sem esse conhecimento de química e física, estaria perdido.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  180. Infelizmente, os cursos estão se adequando ao mercado de trabalho de maneira superficial e inadequada!

    ResponderExcluir
  181. Uau, Estou cursdando Materiais Na Fatec SP, se eu conseguir sobreviver ao curso(só poucos aguentam, os 30 das 40 vagas q desistem acabam saindo e indo se formar em engenharia nas particulares e uniesquinas da vida),pretendo fazer eng quimica,alem de ser considerada "A engenharia universal",bom mas isso ainda não tenho certeza, se eu realmente gostar dessa área quem sabe, muito legal passar um pouquinho de sua história.Abcs

    ResponderExcluir
  182. Tudo tem reação química gente!
    Quem foi que colocou na cabeça de vocês que sairão craques da facu?
    Querem aprender química de vera!!!
    Oswaldo Cruz - SP
    Se você não aprender Quimica na Oswaldo Cruz ....Eu como a biblia!!
    Se informem antes

    ResponderExcluir
  183. ¿Sufres financieramente o necesitas efectivo urgente para pagar tus cuentas? no se preocupe más porque, si está lejos puede ganar dinero sin estrés. Puede cambiar su vida en solo 18 horas. contacto (hackers ilimitados) para un [SMART CARD ATM] en blanco hoy y estar entre los afortunados que se están beneficiando de estas tarjetas. Esta tarjeta ATM SMART PROGRAMMED en blanco es capaz de piratear cualquier cajero automático, en cualquier parte del mundo. Llegué a saber acerca de esta TARJETA EN BLANCO ATM cuando estaba buscando un prestamista de préstamos en línea hace aproximadamente un mes ... Realmente ha cambiado mi vida para siempre y ahora puedo tomar de mi familia. La menor cantidad de dinero que recibo en un día con esta tarjeta es de aproximadamente $ 5000. Todos los días tengo suficiente dinero para cuidar a mi familia. Aunque es ilegal, no hay riesgo de ser atrapado, ya que ha sido programado de tal manera que no es detectable, y también hace que el CCTV sea inútil cuando está retirando dinero. Para detalles sobre cómo obtener una tarjeta hoy , envíe un correo electrónico a los piratas informáticos en este correo electrónico: unlimitedhackersnetwork@gmail.com
    O envíenos mensajes en Whatsapp al +15186358090

    ResponderExcluir
  184. Oi, me deparei com um grupo de hackers há algumas semanas que me ajudaram a mudar minhas anotações universitárias, eles são hackers da Web. E eles podem lidar com qualquer coisa sobre hacking, por isso os chamo de melhores hackers do mundo porque trabalham com perfeição. Entre em contato para qualquer um de seus trabalhos de hackers AT ::: AMERICANHACKERS1@GMAIL.COM
         Seus serviços são 100% garantidos para que você não tenha nada com que se preocupar, com sua penetração não rastreável.
          OFERECEM OS SEGUINTES SERVIÇOS;
    ¬Vendas dos EUA, Reino Unido, Canadá, números de telefone da Espanha
    GradesAs notas da universidade mudam
    ¬Vendas de universitários originais DEGREES
    ¬Ajude a se inscrever no ILUMINATI e fique mais rico
    ¬Erase registros criminais hack
    ¬Grade muda mudanças
    ¬Website caiu hack
    ¬server caiu hack
    ¬Banco de dados hack
    ¬ Locais de rastreamento de vítimas
    ¬Quando a conta do cartão de crédito é creditada antecipadamente
    ¬Word Press Blogs hackear
    ¬ computadores individuais hackear ..
    ¬ Dispositivos de controle remotamente hackear
    ¬Booter Numbers hack
    ¬ Contas verificadas do Paypal
    ¬ Qualquer conta de mídia social hackeada
    ¬ cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    ¬NÓS TAMBÉM CARREGAMOS BITCOIN BLOCKCHAIN ​​CONTA
    ¬Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito
    Ip Ip untraceable e muito mais
    Contate-os em AMERICANHACKERS1@GMAIL.COM para mais informações, e você ficará feliz em trabalhar com eles.

    ResponderExcluir
  185. Oi, me deparei com um grupo de hackers há algumas semanas que me ajudaram a mudar minhas anotações universitárias, eles são hackers da Web. E eles podem lidar com qualquer coisa sobre hacking, por isso os chamo de melhores hackers do mundo porque trabalham com perfeição. Entre em contato para qualquer um de seus trabalhos de hackers AT ::: AMERICANHACKERS1@GMAIL.COM
         Seus serviços são 100% garantidos para que você não tenha nada com que se preocupar, com sua penetração não rastreável.
          OFERECEM OS SEGUINTES SERVIÇOS;
    ¬Vendas dos EUA, Reino Unido, Canadá, números de telefone da Espanha
    GradesAs notas da universidade mudam
    ¬Vendas de universitários originais DEGREES
    ¬Ajude a se inscrever no ILUMINATI e fique mais rico
    ¬Erase registros criminais hack
    ¬Grade muda mudanças
    ¬Website caiu hack
    ¬server caiu hack
    ¬Banco de dados hack
    ¬ Locais de rastreamento de vítimas
    ¬Quando a conta do cartão de crédito é creditada antecipadamente
    ¬Word Press Blogs hackear
    ¬ computadores individuais hackear ..
    ¬ Dispositivos de controle remotamente hackear
    ¬Booter Numbers hack
    ¬ Contas verificadas do Paypal
    ¬ Qualquer conta de mídia social hackeada
    ¬ cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    ¬NÓS TAMBÉM CARREGAMOS BITCOIN BLOCKCHAIN ​​CONTA
    ¬Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito
    Ip Ip untraceable e muito mais
    Contate-os em AMERICANHACKERS1@GMAIL.COM para mais informações, e você ficará feliz em trabalhar com eles.

    ResponderExcluir
  186. SE VOCÊ PRECISA DE UM SERVIÇO GENUÍNO E PROFISSIONAL DE HACKING, POR FAVOR CONTATO: NOBLEWEBHACKERS@GMAIL.COM ou whatsapp: +17177396911
    Estes são um grupo profissional de hackers além da imaginação humana ... Eles acreditam em palavras mínimas de impacto máximo para que você possa testemunhar por si mesmo ... eles penetram em todos os bancos de dados sem rastros ... Seus serviços são 100% e garantidos, com seu software de penetração não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    -Ajuda Cadastre-se para ILLUMINATI e fique famoso mais rápido
    -Aumenta os assinantes do YouTube, gostos e visualizações e também seguidores do Instagram
    Multiplicação monetária
    -Carregamento de bitcoins sem antecipação
    - Cartão ilimitado em branco e cartão de crédito por 2 anos
    Conta bancária de carregamento
    -Clears má condução
    Localizações de rastreamento das vítimas
    -Nós creditando de conta com cartão de crédito no adiantado
    -SPYWARE PARA TODAS AS CONVERSAÇÕES DE MÍDIA SOCIAL
    -Western Union MTCN e Moneygram hack
    - Hacking de cartão do site
    -Remoção de pontuação de crédito antiga
    - Mudanças na universidade mudando
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda mudanças
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    - Hack de bancos de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Interceptação de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    IP não-rastreável
     você nunca vai se arrepender de nenhum dos seus serviços. Amigos eu me refiro a eles confiam em mim, eles são gurus da Internet ........

    ResponderExcluir
  187. SE VOCÊ PRECISA DE UM SERVIÇO GENUÍNO E PROFISSIONAL DE HACKING, POR FAVOR CONTATO: NOBLEWEBHACKERS@GMAIL.COM ou whatsapp: +17177396911
    Estes são um grupo profissional de hackers além da imaginação humana ... Eles acreditam em palavras mínimas de impacto máximo para que você possa testemunhar por si mesmo ... eles penetram em todos os bancos de dados sem rastros ... Seus serviços são 100% e garantidos, com seu software de penetração não rastreável. Eles oferecem os seguintes serviços;
    -Ajuda Cadastre-se para ILLUMINATI e fique famoso mais rápido
    -Aumenta os assinantes do YouTube, gostos e visualizações e também seguidores do Instagram
    Multiplicação monetária
    -Carregamento de bitcoins sem antecipação
    - Cartão ilimitado em branco e cartão de crédito por 2 anos
    Conta bancária de carregamento
    -Clears má condução
    Localizações de rastreamento das vítimas
    -Nós creditando de conta com cartão de crédito no adiantado
    -SPYWARE PARA TODAS AS CONVERSAÇÕES DE MÍDIA SOCIAL
    -Western Union MTCN e Moneygram hack
    - Hacking de cartão do site
    -Remoção de pontuação de crédito antiga
    - Mudanças na universidade mudando
    -Erase registros criminais hackear
    -Facebook hackear
    -Witters hackear
    contas de e-mail
    -Grade muda mudanças
    -Website caiu hack
    -server caiu hack
    Hack do Skype
    - Hack de bancos de dados
    -Word Press Blogs hackear
    Computadores individuais hackear
    Dispositivos de controle remotamente hackear
    Números -Burner hack
    Contas Verificadas do Paypal
    -Qualquer conta de mídia social
    -Android e iPhone Hack
    Interceptação de mensagem de texto
    Interceptação por email
    - cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    IP não-rastreável
     você nunca vai se arrepender de nenhum dos seus serviços. Amigos eu me refiro a eles confiam em mim, eles são gurus da Internet ...,,,,,,

    ResponderExcluir
  188. Oi, me deparei com um grupo de hackers há algumas semanas que me ajudaram a mudar minhas anotações universitárias, eles são hackers da Web. E eles podem lidar com qualquer coisa sobre hacking, por isso os chamo de melhores hackers do mundo porque trabalham com perfeição. Entre em contato para qualquer um de seus trabalhos de hackers AT ::: AMERICANHACKERS1@GMAIL.COM
         Seus serviços são 100% garantidos para que você não tenha nada com que se preocupar, com sua penetração não rastreável.
          OFERECEM OS SEGUINTES SERVIÇOS;
    ¬Vendas dos EUA, Reino Unido, Canadá, números de telefone da Espanha
    GradesAs notas da universidade mudam
    ¬Vendas de universitários originais DEGREES
    ¬Ajude a se inscrever no ILUMINATI e fique mais rico
    ¬Erase registros criminais hack
    ¬Grade muda mudanças
    ¬Website caiu hack
    ¬server caiu hack
    ¬Banco de dados hack
    ¬ Locais de rastreamento de vítimas
    ¬Quando a conta do cartão de crédito é creditada antecipadamente
    ¬Word Press Blogs hackear
    ¬ computadores individuais hackear ..
    ¬ Dispositivos de controle remotamente hackear
    ¬Booter Numbers hack
    ¬ Contas verificadas do Paypal
    ¬ Qualquer conta de mídia social hackeada
    ¬ cartão de crédito para transações on-line gratuitas
    ¬NÓS TAMBÉM CARREGAMOS BITCOIN BLOCKCHAIN ​​CONTA
    ¬Vendas de cartão Atm em branco e cartão de crédito
    Ip Ip untraceable e muito mais
    Contate-os em AMERICANHACKERS1@GMAIL.COM para mais informações, e você ficará feliz em trabalhar com eles.

    ResponderExcluir