terça-feira, 23 de março de 2010

Quartas de Final - Superliga Feminina

Ontem foi encerrada a última rodada do 2º turno da Superliga Feminina 2009/2010 e foram definidos os confrontos das quartas de final. Pra quem leu minha análise anterior, apostei nos seguintes times entre os 8 classificados: Sollys/Osasco, Pinheiros, Unilever, São Caetano, Usiminas/Minas, Volei Futuro, Sport e Cativa. Repito que os 6 primeiros já estavam classificados antes mesmo da Superliga começar. Apostei no Sport e no Cativa pelo elenco experiente que ambas as equipes tem. O Cativa, embora com uma campanha bem abaixo do esperado, correspondeu as minhas expectativas e se classificou. Já o Sport teve um desempenho muito ruim ficando fora. No lugar do Sport se classificou o surpreendente Praia Clube, em 7º lugar.
13 times, 24 jogos e a classificação final da Superliga Feminina ficou assim:



Antes de analisar os confrontos das quartas de final, vou falar um pouco desse 2º turno. Apenas para facilitar, aqui está a classificação após o término do 1º turno:



Da forma como o 2º turno começou, eu tinha certeza que o Unilever não terminaria em 1º lugar na classificação. Na 2ª rodada o Unilever perdeu pro Usiminas/Minas por 3 x 1 e naquele momento Sollys/Osasco e Pinheiros/Mackenzie tinham uma vantagem de 2 derrotas para o Unilever. Incrivelmente, conseguiram ficar pra trás. O time do Rio de Janeiro teve a melhor campanha do 2º turno, assim como o time mineiro, que cresceu absurdamente. Ambos perderam 2 partidas. O Usiminas/Minas depois de vencer Unilever, ganhou do Sollys/Osasco e do São Caetano.
O Sollys/Osasco tinha tudo pra terminar em 1º lugar. Mas na 4ª rodada o Osasco tropeçou feio. Perdeu para o Praia Clube por 3 x 1. Não contente, na rodada seguinte tomou um 3 x 0 do Usiminas/Minas num jogo completamente equilibrado (parciais de 29-27, 26-24 e 30-28). E por fim perdeu pro São Caetano por 3 x 1. E ontem ganhou novamente do Unilever. A derrota pro São Caetano foi normal. A do Usiminas/Minas, pelo momento do time mineiro e do paulista, foi aceitável. Mas o fracasso diante do Praia Clube simplesmente custou o 1º lugar na classificação geral.
O Pinheiros foi a grande decepção do 2º turno. Nem de longe me lembrou aquele time que teve a proeza de tirar a invencibilidade do Unilever no final do 1º turno. Foram 4 derrotas: 3 x 0 Osasco e 3 x 1 Volei Futuro, São Caetano e Unilever. Contra os 3 grandes o Pinheiros jogou muito abaixo do esperado, rendeu muito pouco. Parece que o time atingiu o auge no 1º turno.
O São Caetano sofreu mais 3 derrotas no 2º turno. Começou bem, com 4 vitórias seguidas, todas de 3 x 0 (lembrem que o Sanca conseguiu perder no final do 1º turno pro Pauta/São José, que até então não tinha uma única vitória na Superliga). Chegou com muita moral pro clássico contra o Unilever. E adivinhem? O velho Sanca entrou em quadra, e levou um 3 x 0. Na sequencia perdeu pro 3 x 1 pro Usiminas/Minas. E quando todos esperavam por mais derrotas, eis que um fio de esperança se iluminou com 2 vitórias seguidas, por 3 x 1, contra os favoritos Sollys/Osasco e Pinheiros. Depois dessas 2 vitórias, quase me perde pro São Bernardo e ontem perdeu pro Cativa. Ou seja, mesmo com as 2 vitórias nos clássicos, o time ainda oscila muito.
O Usiminas/Minas começou o 2º turno atropelando geral. Venceu Unilever, Osasco e Pinheiros. Perdeu somente para o Pinheiros e o Volei Futuro. Os demais times fizeram campanhas irregulares, porém conseguiram algumas vitórias importantes, caso do Volei Futuro vencendo Usiminas/Minas e o Pinheiros; o Praia Clube derrotando o Sollys/Osasco; e o Cativa vencendo o São Caetano.
Chega de falar do 2º turno. Agora é hora de analisar os confrontos de quartas de final, que serão melhor de 3 partidas (quem ganhar 2 passa pra semifinal):

Unilever (1º) x Cativa/Oppnus (8º)



Nos 2 turnos vitória do Unilever: 3 x 2 no 1º turno e 3 x 0 no 2º. O Unilever tem o 2º melhor ataque, o 5º melhor bloqueio e somente o 12º melhor (?) saque. Conta com a 9ª maior pontuadora da Superliga, a meio de rede Fabiana (310 pontos). O Cativa é dono do melhor saque da Superliga, o 8º no ataque e o 7º no bloqueio. A jovem Tandara é a maior pontuadora da Superliga com 406 pontos e a melhor sacadora. Sua companheira, Veronica, é a 3º melhor sacadora. E é no saque que o Cativa deve apostar todas as suas fichas pra tentar endurecer o jogo contra o Unilever. Quebrando o passe do Unilever e com o sistema defensivo funcionando, o Cativa tem chances de vencer 1, talvez 2 sets. Mas não vai vencer nenhum jogo. O Unilever é muito superior e experiente.

Resultado do playoff: 2 x 0 Unilever

Sollys/Osasco (2º) x Praia Clube/Banana Boat (7º)



1 vitória pra cada lado. 3 x 0 Osasco no 1º turno e 3 x 1 Praia Clube no 2º. O Osasco tem o 3º melhor ataque, o melhor bloqueio e o 5º melhor saque. Natália é a 3ª maior pontuadora com 358 pontos, Jaqueline a 3ª melhor atacante e Adenízia a 3ª melhor bloqueadora. Já o Praia Clube é o 6º no ataque, 11º no bloqueio e 10º no saque. A pequena Elis é a 5ª melhor sacadora. É indiscutível a superioridade do Sollys. Acredito muito que a derrota no 2º turno foi falta de concentração das jogadoras, o que resultou num ganho de confiança da equipe do Praia, que jogando do lado da sua torcida, cresceu muito e o Osasco não conseguiu reverter esse quadro. Como se trata de uma fase eliminatória, o Osasco vai jogar concentrado do começo ao fim. Pode se complicar em alguns momentos, mas nada que o atrapalhe.

Resultado do playoff: 2 x 0 Sollys/Osasco

Pinheiros/Mackenzie (3º) x Volei Futuro (6º)



Confronto um pouco mais equilibrado. No 1º turno vitória do Pinheiros por 3 x 0. No 2º, Volei Futuro deu o troco e venceu por 3 x 1. O Pinheiros tem o 4º melhor ataque, o 3º melhor bloqueio e o 6º melhor saque. Fernanda Garay é a 4ª maior pontuadora (356 pontos), a 2ª melhor atacante e a melhor bloqueadora. Sua companheira Ju Costa é a 10ª pontuadora (303 pontos), 6ª no bloqueio, 10ª no saque e 7ª no ataque. O Volei Futuro é o 6º no ataque, 12º no bloqueio e 2º no saque. A dominicana Mambru é a 6ª maior pontuadora (333 pontos). Pelo 1º turno eu diria que o Pinheiros era favorito absoluto nesse duelo. Mas seu desempenho no 2º turno torna essa disputa bastante equilibrada. Com Mambru num dia inspirado o Volei Futuro pode complicar e muito a vida do Pinheiros. Pelo elenco que tem o Pinheiros continua favorito, mas se não entrar 100% em quadra, pode acabar ficando pelo caminho.

Resultado do playoff: 2 x 1 Pinheiros/Mackenzie

Blausiegel/São Caetano (4º) x Usiminas/Minas (5º)



O confronto mais disputado e mais aguardado. No 1º turno vitória do São Caetano por 3 x 1. No 2º, Minas atropelou o São Caetano por 3 x 0. O São Caetano tem o melhor ataque, o 8º bloqueio e o 9º saque. Mari é a 5ª maior pontuadora com 340 pontos e a 6ª melhor atacante. Sheilla é a 8ª pontuadora (320 pontos), a melhor atacante e a 2ª melhor sacadora. O Usiminas/Minas é o 5º no ataque, 2ª no bloqueio e 11º no saque. A norte-americana Metcalf é a 2ª maior pontuadora (399 pontos) e a 4ª atacante. A dominicana Vargas é a 2ª no bloqueio. Pelo crescimento do Minas na competição diria que esse confronto é o mais aberto de todos. Tudo pode acontecer. O Sanca chega com moral pelas 2 vitórias importantes em clássicos no 2º turno. O Minas vem com a melhor campanha, juntamente com o Unilever, com 2 derrotas. Se o trio olímpico do Sanca resolver jogar, podem até encontrar dificuldades, mas vencem essa disputa. Caso contrário, e com uma Metcalf em excelente momento, o Minas tem tudo pra se classificar pra semifinal.

Resultado do playoff: 2 x 1 Blausiegel/São Caetano

Assim, eu continuo apostando nos mesmos 4 times para as semifinais: Osasco, Pinheiros, Unilever e São Caetano. Se isso acontecer, teremos os confrontos entre Unilever x São Caetano e Osasco x Pinheiros. Até o dia 1ª de abril as semifinais estarão definidas e voltarei para analisar os confrontos. Fato é que a torcida por uma final diferente, e , principalmente, pela derrota do Unilever persiste muito acesa em mim!

3 comentários:

  1. unilever tem que ganhar de novo siim! =D
    heuahsuhauhs

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você totalmente em alguns pontos e parcialmente em outros (hauhauah).

    Acredito que o Unilever vai ganhar do Cativa, porém não acho que será tão fácil. O Cativa vem embalado aí de uma vitória contra o São Caetano (que é um timão na minha opinião, inconstante, mas timão) e o Unilever vem de uma derrota de lavada pro Osasco (foi mesmo, o Osasco deu um banho no RJ tatica e tecnicamente), que mesmo sendo um jogo amistoso elas não poderiam tem avacalhado daquele jeito (meu, bloqueio triplo na Fabiana, nunca vi disso em uma meio de rede, elas desistiram das ponteiras pq elas tavam ruins e só a Fabiana tava jogando.. achei que nunca fosse dizer isso, mas a Regiane fez MUITA falta).

    Quanto ao jogo do Osasco, acredito que se elas jogarem com a mesma seriedade que jogaram contra o Unilever, elas levam fácil. Contudo, se elas bobearem em algum momento vai complicar, porque o Praia tem um time bom e que sabe se aproveitar das oportunidades. A baixinha Elis é fogo na roupa. Hahaha.

    Já o jogo do Pinheiros eu concordo parcialmente (claro hahaha). Acho que o caso delas é o mesmo do Osasco. Se elas jogarem direitinho, vencem fácil. Já se elas derem as vaciladas que deram no segundo turno, acredito que vão sofrer pra ganhar do bom time do Vôlei Futuro. Eu acho que o Cruzeiro no masculino teve uma campanha bem parecida com o Pinheiros do feminino. Espetacular no primeiro turno e deixou muito a desejar no segundo.

    Já o jogo do Sanca com o Minas é o que eu mais quero ver, porque eu não tenho opinião nenhuma sobre quem vai vencer, sério mesmo.O Sanca melhorou sua campanha no segundo turno sim, mas o Minas deslanchou no segundo turno. Eu diria que são times de campanhas equivalentes (quase literalmente, é só ver as estatísticas). Acho quase impossível dizer quem vai ganhar, porque existem jogadoras de alto nível dos dois lados e tem jogadoras ruins também dos dois lados.
    Sexta-feira esse jogo será imperdível, quero ver mais do que o do Unilever. Huehuehue.

    Semi-finais: Unilever, Osasco, Pinheiros e (?) (Gostaria que o Minas fosse para as semi, porque eu acho que elas demonstraram ter mais condições de ganhar dos times grandes e tradicionais, coisa que eu não acredito que o Sanca tenha, mas vamos ver né).

    Fica aí a minha análise também.
    Falou Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. eu particularmente acho q o volei futuro fez uma excelente campanha...com a chegada de mambru e josy as araçatubences cresceram mto a partir do jogo contra o PAUTA-SAO JOSÉ ( um jogo em q ANA CRISTINA sofreu uma lesão no tornozelo e JACK-A INCRIVEL-entrou em seu lugar e ocupou a posição de JORDANI ex levantadora reserva) acho q o fato do VF ter duas atletas estrangeiras inspirou as meninas e fez com q elas chegassem tao longe o time do interior paulista abateu times excepcionais como PINHEIROS/USIMINAS fico mto contente pelas meninas e espero q no paulistao elas cheguem longe assim como na superliga...
    se quiser responder mande um e-mail para >vhpotter@hotmail.com<

    ResponderExcluir